Taça
Taça "Estrela do Norte" – Foto: Camila Lima (Portal Cultura)

O Campeonato Paraense de 2024 não terá mais disputa de 3º lugar entre os perdedores das semifinais. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (22/12) pelo diretor de competições da Federação Paraense de Futebol (FPF), Del Filho.

O dirigente disse que a decisão foi tomada em conjunto com os clubes participantes do Parazão durante o Congresso Técnico realizado no início de dezembro. Ainda segundo Del Filho, a decisão tem amparo nas mudanças realizadas na Lei Geral do Esporte.

“O tema foi amplamente debatido pelos clubes no Congresso Técnico e que, por unanimidade, concordaram em não ter mais a disputa do 3º e 4º lugares e que as vagas das competições nacionais seriam decididas na Copa Grão-Pará. Nosso jurídico deu parecer favorável pela mudança em virtude do surgimento da Lei Geral do Esporte”, explicou.

Em junho deste ano, o presidente Lula sancionou a nova Lei Geral do Esporte, que definiu mudanças nas leis trabalhistas no esporte, liberdade de expressão, discriminação e financiamento de programas esportivos. Além disso, o texto deu permissão para que entidades possam mudar o regulamento de competições a cada ano, o que antes era proibido.

Devido à mudança no regulamento do Parazão, foi criada a Copa Grão-Pará, um torneio que reúne os “eliminados” nas quartas-de-finais e que determinará quem será o 3º classificado do Pará à Copa do Brasil do ano seguinte, que se juntará ao campeão e vice do próprio Estadual.

O torneio já estava previsto no calendário da FPF, mas ainda em formato “piloto” em 2024. Inicialmente, apenas a partir da próxima temporada é que a competição daria vaga em competições nacionais. No entanto, os planos precisaram ser antecipados.

A Copa Grão-Pará conta com uma fase semifinal entre as 4 equipes desclassificadas nas quartas-de-final do Parazão. Em seguida, as equipes vencedoras desses duelos enfrentam as eliminadas na semifinal do Parazão, em uma espécie de cruzamento entre as competições. A partir disso, os vitoriosos se enfrentam em uma final, que dará vaga na Copa do Brasil.

O Liberal.com, 22/12/2023