Remo 3×1 Independente (Richard Franco)
Remo 3×1 Independente (Richard Franco)

A primeira apresentação oficial do Remo na temporada expôs problemas que o time já havia exibido na pré-temporada, mas também destacou a importância de alguns jogadores para o desenvolvimento de um jogo mais competitivo e eficiente. Nesse sentido, é preciso destacar o papel relevante dos volantes Richard Franco e Anderson Uchôa e do meia Soares na formação que iniciou a partida contra o Independente, no domingo (05/02).

Franco foi dono do desempenho mais surpreendente, pois funcionou na proteção à zaga e apareceu como construtor da principal jogada ofensiva do time. Foi o surpreendente movimento que fez, no primeiro tempo, correndo na diagonal entre as linhas defensivas do Independente, que abriu caminho para o primeiro gol da vitória remista.

Com a proteção garantida por Uchôa à frente dos zagueiros, Richard ficou liberado para fazer esses deslocamentos como falso ponta, lançado pelo lateral-direito Lucas Mendes. O lance que resultou no gol de Soares foi depois repetido e quase gerou o segundo, com a finalização de Pablo Roberto acertando o poste esquerdo.

A movimentação do volante foi exatamente a mesma, pegando a marcação adversária de surpresa outra vez. Na prática, os defensores do Independente não esperavam que um volante de marcação surgisse repentinamente como um atacante de lado. É justamente este o grande truque da jogada, valorizada pela qualidade do cruzamento para o interior da área.

Não se espera que esse tipo de iniciativa seja tão repetido nos próximos jogos, até porque os adversários estarão atentos, mas é um recurso a ser guardado para momentos adequados. O aspecto positivo é que, há pelo menos 3 temporadas, o Remo não apresentava uma jogada ensaiada que resultasse em finalização exitosa.

Desde 2020, passando pela Série B em 2021 e a C no ano passado, os técnicos demonstravam crônica dificuldade em trabalhar ideias que possam ser executadas em campo, com a bola em movimento ou em situações de faltas ou escanteios.

Com os sistemas fechados e a marcação forte que predomina em todos os times, a alternativa lógica é optar por variações capazes de criar estranheza e surpresa ao longo dos jogos. Pelo primeiro jogo, pode-se dizer que Marcelo Cabo esboçou novidades alvissareiras para a temporada.

O desempenho coletivo não foi brilhante, o time acelerou em excesso em alguns momentos e hesitou demais em outros, revelando claramente os efeitos do pouco entrosamento. A aproximação dos atacantes funcionou bem no primeiro tempo e nos primeiros 15 minutos da segunda etapa, mas quase sempre faltou capricho na tomada de decisões.

O atacante Diego Tavares, que teve bom desempenho tanto na direita quanto na esquerda, exagerou na preparação de jogadas e na demora em definir. Apesar de ter sido muito participativo, só conseguiu fazer uma finalização, com um chute cruzado que quase terminou em gol.

Os altos e baixos eram previsíveis, ainda mais contra um adversário bem armado, mas a vitória expressa mais acertos do que erros, abrindo a expectativa de um processo de evolução ao longo do campeonato.

Blog do Gerson Nogueira, 07/02/2023

3 COMENTÁRIOS

  1. Precisamos melhorar bastante,evoluir e criar mais em nosso ataque;precisamos para de jogar para trás,as vezes recuamos a bola,estando na área adversária.

  2. Ainda temos que melhorar, mas para primeira partida oficial e contra um adversário organizado, tivemos um bom desempenho!!

Comments are closed.