Mangueirão – Foto: David Alves (Agência Pará)
Mangueirão – Foto: David Alves (Agência Pará)

Nesta quinta-feira (16/03), o novo Mangueirão passou por testes elétricos nas áreas internas e externas do complexo. A ação faz parte das etapas finais das obras de reconstrução, modernização e ampliação do Estádio Olímpico do Pará.

O primeiro teste envolveu um controle de cores do sistema de iluminação cênica que está sendo instalado, além do teste de acionamento da potência, que visa verificar e corrigir possíveis problemas.

O sistema de iluminação cênica é composto por luminárias de led do modelo RGB, instaladas em pontos que darão destaque às colunas e linhas arquitetônicas do espaço, além de evidenciar parte do teto, garantindo a ambientação adequada nas áreas destinadas ao público e aos jogadores.

O modelo RBG é capaz de produzir 16 mil cores diferentes, distribuídas por 625 pontos de iluminação, estrategicamente distribuídos pelas áreas internas e externas do estádio.

Também foram feitos novos testes nos placares eletrônicos e nos refletores do estádio.

Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), ressaltou que é necessário aferir e avaliar todos os componentes antes da entrega do novo Mangueirão.

“Esse é um momento extremamente importante, quando fazemos a avaliação de tudo o que está sendo e irá ser implantado. Hoje (quinta-feira), testamos a iluminação em toda a sua potencialidade para o gramado e o nível das cadeiras. Ontem (quarta-feira), já testamos a energia para iluminação cênica. São processos de melhoramento e acompanhamento de testes, necessários até o dia da entrega para o verdadeiro dono do estádio, que é o torcedor paraense”, enfatizou o Secretário.

Mais testes de iluminação serão feitos nas próximas semanas no campo e nas arquibancadas. Após os testes, serão iniciadas as instalações do sistema de lógica dos computadores, responsável pelo controle de cada uma das luminárias, para garantir o show de cores e luzes com música.

O novo Mangueirão será entregue em 09/04, na última rodada do Campeonato Paraense de Futebol. Antes da entrega oficial, conforme já foi acordado com a Federação Paraense de Futebol, serão realizados 2 eventos-teste, nos dias 26/03 e 29/03, caso seja confirmado o clássico Re-Pa na semifinal da Copa Verde, campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Se as disputas não forem entre Remo e Paysandu, os eventos terão outra configuração.

Agência Pará, 16/03/2023