Sede Social do Clube do Remo – Foto: Caio Maia (O Liberal)
Sede Social do Clube do Remo – Foto: Caio Maia (O Liberal)

Do extremo descrédito à honra de uma homenagem. Virada moral do Remo na Justiça do Trabalho ao quitar uma dívida que durou cerca de 50 anos. Nesta segunda-feira (30/10), o TRT terá uma cerimônia para homenagear o clube azulino.

A dívida gerou grandes vexames e perda de patrimônios, como o “Posto Azulino” (1985) e a sede campestre (2008), além de ter sustado diversos leilões da sede social, do Baenão e da área do Carrossel.

Todos os que lutaram nas situações mais dramáticas devem sentir-se homenageados, assim como os geradores de tantos débitos, em gestões irresponsáveis, devem carregar a eterna culpa!

Dúvida

Liberar os atacantes Kanu e Felipinho para jogarem a Copa São Paulo ou utilizar a dupla na pré-temporada do elenco profissional? Essa é uma questão a ser resolvida no planejamento do Remo, depois da eleição presidencial do dia 12/11.

Licença

Muito digna a atitude de Milton Campos ao licenciar-se da presidência do Condel do Remo, embora não fosse obrigado pelo estatuto do clube. Licenciou-se em nome da plena lisura do processo eleitoral, já que é candidato a vice na chapa de Antônio Carlos Teixeira.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 26/10/2023

34 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente o torcedor Azulino não pode botar, e o pior são os concorrentes que não reúnem competência para administrar um dos maiores clubes do Brasil. Entra ano, sai ano e o Remo fica na mesmice no futebol profissional. Falta de planejamento e contratações inadequadas.

    • Pedro Paulo, adquirindo um título de sócio proprietário ou sócio remido passa a ter direito a votar para presidente do Clube do Remo.

      Conforme informações da secretaria, um título de sócio remido (não paga mensalidade) está 5 mil reais, pagando em 10 parcelas de 500,00 reais, e só tem 600 títulos desses disponíveis para venda.

      É uma oportunidade que tão cedo terá, pensando no futuro próximo o franco crescimento do clube com opções de lazer como a sede campestre, etc.

      Hoje o Remo como um clube está nas mãos de pessoas sérias e responsáveis com a gestão atual, valendo a pena adquirir títulos do clube enquanto é disponível, naturalmente dentro das possibilidades de cada um.

      • Uma humilde opinião, a mola meste de um clube profissional, é principalmente o time de futebol, não adianta mostrar eficiência no social, se os times formados nos últimos anos são fraquíssimos, acarretando fracassos em cima de fracassos.

        • José Álvaro, clube forte tem que atender todos os seus stakeholders, entre eles o seu quadro societário com benefícios atrativos para os reter, inclusive sociais (lazer, etc).

          Além disso, sem o CLUBE forte como uma organização não haverá recurso para investir mais fortemente no futebol.

          Ver as mensagens abaixo dos remistas Nazareno e José Francisco que explicam bem isso.

          • Vc estão certíssimos. Sem um clube saneado, qualquer vitória no futebol será passageira e ilusória. Temos exemplos vultosos no Brasil: Cruzeiro, Corinthians, Vasco, etc. mas infelizmente torcida é coletivo de pessoas. E no Brasil, a MAIORIA das pessoas não tem a menor ideia de como gerir empresas. Tanto que metade destas, quando abertas, fecham após primeiro ano. FB errou no futebol? Sim. Mas como gestor de um CLUBE, foi o melhor presidente que o Remo teve nos últimos 70 anos

      • Caro Garra Azul, sua premissa é de q a gde maioria de torcedores do nosso LEAO tem condições de adquirir essa “oportunidade”….o q infelizmente não condiz com a vdd, pois a gde maioria não tem essa condição.
        O Remo deveria isso sim, fazer um planejamrnto ( e teria q mudar o estatuto) para fidelizar o sócio torcedor para, além de oferecer outras vantagens, pudesse votar nas eleições de seu amado clube.
        Por ex: um sócio torcedor poderia após 4 anos d adplencia ininterrupta ter condições de voto…e a partir daí, outras votações com uma carência d 2 ou 3 meses de inadplencia nos outros 3 anos para votar novamente, caso regulariza-se sua pendência. Essa seria uma das formas de democracia, fidelização e incentivo, além d ser menos oneroso. para q mais torcedores contribuíssem mensalmente com o Remo, gerando uma rarrecadacao mais estável e contínua para despesas do clube. Imagine qtos torcedores não iriam aderir o sócio torcedor…não só em Belém , mas os de fora tb com votação online como tem o Corintias. Q brutal aumento de receita seria para o LEAO.
        Não sei se em algum clube no Brasil faz isso..mas seria uma boa ideia.

        • Alguns clubes do Brasil permitem o voto do sócio-torcedor a partir de uma determinada categoria (valor de mensalidade mais elevado), o que exclui os planos mais populares.
          Seriam os ST com direito a voto e outros sem direito a voto.
          Entretanto, trazendo para a realidade do Remo, o valor do ST atual é praticamente o mesmo que o valor da mensalidade de um sócio-proprietário, que tem direito a votar e ser votado!
          Ora, se o ST precisa ficar 2, 3 ou até 4 anos pagando seu plano sem interrupções para ter direito a voto, é MAIS VANTAGEM ele ser sócio-proprietário, que dá o direito a voto em bem menos tempo. Basta 1 ano!
          Com 2 anos de associado, ele pode não só votar como ser candidato a membro do Condel. A partir de 6 anos já pode até ser candidato a presidente.

          • Entendi o teor de sua explanação Remo 100%, mas dando a réplica do q vc falou, a diluição do valor em mensalidades / Ano majis baixa ao invés de uma mensalidade de valor mais alto por tempo mais curto facilitaria não só o pagamento, como a adplencia e o interesse do sócio torcedor.
            Além do mais, 2 pontos: Nao estou dizendo q o torcedor vai querer ser socio somente
            para votar( e ser votado). Essa seria apenas o fator principal, Ele seria sócio torcedor pq a marca daria várias vantagens atreladas.
            Segundo: Pq colocar o critério de valor financeiro para votar???, pq não pode ser o valor de uma mensalidade normal com adiplencia longa?, o que impede do Remo ir nesse rumo?, existe algum impedidito legal?
            Só como ex; uma conta basica: O Remo tem uma imensa torcida….1 pagando 500, por 1 ano seria a mesma coisa que 10 pagando 50 por 1 ano, só q ( se estiver errado me corriga) depois de adquirir o sócio remido não paga mensalidade, enquanto q esses 50 vão continuar pagando, como pagariam mesmo assim para continuar sendo sócio torcedor….ou é ou não é uma das propostas d todos os candidatos, aumentar o número e a adiplencia de sócios torcedores??

          • Não estamos falando em sócio remido, que tem valor único de $5 mil (ou 10 parcelas de $500), estamos falando em sócio proprietário, que paga mensalidade igual ST.
            Pesquise, se informe, os valores são praticamente os mesmos.

        • Caro Djr, em nenhum momento eu disse que a GRANDE MAIORIA dos torcedores remista tem condições de adquirir título de remido, por favor lê direito porque estás equivocado.

          Ver melhor o trecho do último parágrafo da minha mensagem mais acima onde está escrito com todas as letras “dentro das possibilidades de cada um”.

          Certamente a maioria não tem condições de desembolsar 5 mil reais por um título do clube, mas quem tem é uma oportunidade porque acabando esse grupo de títulos remidos ofertados tão cedo terá nova oferta.

          Mudando de assunto, a tua ideia é boa em relação ao Sócio Torcedor FIEL o trazendo mais para dentro do clube, como por exemplo, possibilidade de votação em eleições do Remo, naturalmente com critério que determine essa fidelidade, equivalente a um sócio proprietário porém com direito a ingressos em jogos.

          O Remo100% esclareceu com propriedade essa questão do ST e sócio proprietário.

  2. Quanta honra do TRT homenageando em evento festivo ao Clube do Remo, assim chancelando a quitação das dívidas imensas de meio século.

    Muito obrigado Fábio Bentes por ter salvado o Remo da falência e elevado o clube a solidez e solvência como nunca esteve nos últimos 50 anos de sua história.

    A oposição e os mucurentos caem em desespero e ficam babando de inveja.

  3. Pô! A matéria traz uma vitória imensurável. Sabe-se da importância do futebol profissional. Mas, sem uma base sólida administrativa com conquistas sólidas como essas, que não se tinha há cinquenta anos, não tem futebol que cresça com efetividade. Mas, tem pessoa ou o cidadão de horizonte limitado ou visão pequena que não percebe e só vê futebol, futebol, futebol. Parecendo desconhecer que clube fu..mado, lascado tem conquistas efêmeras e não sai do fundo da fossa e, ainda, não tem futebol que resista.

    • Perfeito Jamil, infelizmente muitos torcedores só veem futebol, não tem a consciência ou conhecimento da importância de preservar o CLUBE saudável para seu agigantamento e sua perpetuação. Não percebem que um clube falido não tem mais futebol.

      O fim do endividamento junto ao TRT é uma imensa conquista que merece ser muito comemorado, a questão é manter distante da direção do clube os sanguessugas.

    • Jamil, falou tudo o flamengo e fortaleza são exemplos que só começaram a ganhar títulos depois da organização fora de campo por isso que defendo o Fabio Bentes o único que não perdeu patrimônio

      • Jamil, base sólida é você ter fluxo de caixa constante, dinheiro, riqueza e como se faz isto, com produto de bom para cima, é preciso dá exemplo? e o Remo, hoje tem isto, construiu, está construindo. O que é hoje, talvez um simples bom pagador, de quanto? E produto Remo, sabe, remo mesmo, a um bom tempo só maltrata seus compradores, a pergunta é, se continuar desse jeito, como está hoje, com toda essa tal boa administração, será que resiste. O bom administrado do Remo não é o Sr. FB e sua turma mas, o Sr PP, todos mas, não é o partido político, esses sim mantiveram o fluxo do caixa, o resto foram jogadores de moedas.

  4. Onde está a honra cara pálida. Honra seria se não precisasse dos tribunais para fazer isto. Primeiro a lista de votante com duplicado e morto, agora essa homenagem, justamente neste momento, isto que é ter honra, o resto é futrica de mucurento e opositores.

    • Torcedor Maria, fala então isso lá no TRT, pois certamente os contrarias já que há evento formal promovido por eles para confraternizar pelo feito imensurável e honroso para ambas as partes.

      Fácil insinuar agora que era obrigação pagar após toda enorme a dívida trabalhista quitada. Tentar minimizar esse grande feito é inveja de incomodados, coisa de sanguessugas que fazem a oposição e dos mucurentos.

      • Não é fácil, não, só estranho, muito estranho, com essa capacidade todo, acreditar que o glorioso Remo foi o único grande devedor que fez acordo para pagamento agora, não tenho conhecimento de outro que recebeu tamanha honraria por isto, como dizem não compesa ser honesto, o otária vai sempre para o fim da fila, que coisa.

        • Torcedor Maria, a relevância dívida (altíssima para os padrões do norte), o compromisso assumido e honrado (início meio e fim) da diretoria atual, faz sim o Remo ser clube inédito no norte do país, e certamente uma raridade entre os clubes de altas dívidas do Brasil junto a justiça do trabalho.

          Pensa bem nisso antes de julgar a honraria do TRT ao Clube do Remo.

          Tentar minimizar esse grande feito é inveja de incomodados, coisa de sanguessugas que fazem a oposição e dos mucurentos.

      • Eu mesmo paguei uma dívida trabalhista e avista, cara não me deram nem cafezinho puro, imagina expresso, sou muito otario.

  5. Só espero que o próximo presidente que assumir venha com o compromisso de dar continuidade na transparência e levar o Clube do Remo a um lugar de destaque no cenário nacional.

  6. Olha, diz-se por aí que ‘Sem Clube Não Há Futebol’, mas, eu afirmo, com todas as letras que ‘Sem Dinheiro Não Há Futebol’, portanto, minha gente, vamos dar o devido reconhecimento ao Presidente Fábio Bentes pela excelente administração do nosso Clube do Remo.

  7. Simples assim: ver quem levou o Remo a pindaiba e ver quem levou o Remo a melhora.
    Fatos X Fatos
    Louros aos q ajudaram X. Pedras aos q prejudicarám.

  8. Todos os torcedores adimplentes no sócio torcedor deveria ter direito a voto, a final o torcedores comum acaba pagando o pato das péssimas gestões que passaram pelo mais azul do mundo. Não se pode deixar o destino do clube nas mãos de alguns gatos pingados.
    #DEMOCRACiAAZULINA

    • Compre o sócio-proprietário, meu amigo azulino. Custa R$60,00 a mensalidade
      Com um ano de adimplência, vc tem direito a voto, tem direito a ser votado, ou seja, tem direito a participar da vida social do clube e frequentar as dependências sociais do mesmo. Se associe como sócio-proprietário que, com o mesmo custo do ST, vc terá esse direito a intervir na vida social do Clube do Remo

  9. Exatamente Elton!, Q democracia é essa em que 3,000 sócios vão votar em um Presidente q representará um clube q tem em media 900 mil torcedores???

  10. Parabéns Fábio Bentes. Tem muita gente que fala mal, porém, não conseguem administrar a própria casa ou vida.
    No seu caso, você fez a melhor gestão de todos os presidentes que o clube teve.
    Pena que não conseguiu unir a excelente administração ao sucesso do futebol.
    Quem só consegue enxergar futebol, realmente falará insultos ao seu nome. Mas, quem consegue enxergar que para plantar precisa-se arar a terra, colherão bons frutos no futuro.
    Não comparemos nosso clube com os demais. Cada um possui seu telhado para cuidar.

    • Perfeito Beatriz, é preciso arar e plantar para colher bons frutos, mas infelizmente muitos não conseguem perceber o bem que a gestão do Fábio Bentes fez no presente e, principalmente, ao futuro do querido Clube do Remo.

  11. FB tem todos os méritos sim por gerir o Clube ér trazer de volta a credibilidade e seriedade necessárias para formação de um plantel e futuras negociações do Clube em todas as áreas necessarias;com relação ao futebol,ficou sim devendo,mas não por falta de investimento ou omissão e sim por pura falta de sorte desta Diretoria.Essa minha opinião!!

    • Perfeito Vicente, infelizmente tem gatos pingados fazendo terrorismo até nos feitos indiscutíveis de altíssimos valores agregados da gestão do Fábio Bentes, como a salvação do Remo da iminente falência e o tornar clube sólido e solvente. Esses caras que fazem isso não são remistas verdadeiros.

  12. Muito estranho essa licença, em cima da hora das eleições internas do clube! É sem contar que ele apoia o candidato Tonhão. Requisição!, nao achão não ?

Comments are closed.