Campeonato Brasileiro Série C
Campeonato Brasileiro Série C

A CBF convocou os 20 clubes que vão disputar a Série C do Brasileirão em 2023 para uma reunião virtual, nesta sexta-feira (03/03), onde deve ser batido o martelo sobre a fórmula da competição, com a divulgação a tabela básica da 1ª fase.

Com início previsto para 22/04 definido pelo calendário da própria entidade, a competição pode ser adiada para cumprir uma exigência do Estatuto do Torcedor, que determina que a tabela e o regulamento das competições sejam disponibilizadas no site oficial da CBF com 60 dias de antecedência do início da disputa.

Alguns times se mostraram apreensivos com a possibilidade de ficarem inativos por até 2 meses entre o fim do Estadual e o início da Série C, como é o caso do Botafogo (PB), que está na disputa do Campeonato Paraibano, cuja final está marcada para 08/04. Mesmo que chegue lá, o clube já ficaria cerca de 1 mês sem futebol.

“Estão todos muito apreensivos, porque se for mesmo respeitado esse prazo (de 60 dias) do Estatuto do Torcedor, a Série C só começa em maio. Muitos clubes vão ficar parados e isso atrapalha o planejamento”, disse Alexandre Cavalcanti, presidente do Botafogo (PB).

De volta à competição após conquistar o título da Série D no ano passado, o América (RN) também acompanha com atenção o desenrolar dos fatos. O vice-presidente Vitor Rocha admitiu que está aguardando uma posição oficial da CBF e que os clubes tentam se organizar informalmente, enquanto não há definição do Conselho Arbitral.

“É claro que procuramos conversar entre a gente. Temos um diálogo aberto, especialmente entre nós aqui do Nordeste. Surgem algumas ideias sobre fórmulas de disputa e coisas assim, mas ainda não temos uma proposta em mente. Isso acontecerá mais para frente, com certeza”, falou.

A Série C deve permanecer com o mesmo formato de 2022. Com a fase inicial em turno único, onde todos os 20 times se enfrentam em 19 rodadas. Alguns clubes jogam 10 partidas em casa, enquanto outros fazem 9 jogos em seus domínios.

Os 4 times que somarem menos pontos são rebaixados e os 8 melhores posicionados avançam para o “quadrangular do acesso”. Esta 2ª fase conta com turno e returno, onde as equipes classificadas são divididas em 2 grupos, cada um com 4 times, e jogam 6 partidas entre si. Os 2 clubes que somarem mais pontos em cada grupo garantem o acesso à Série B e o líder de cada grupo do quadrangular garante vaga na final, que será disputada em 2 jogos.

A CBF pode agilizar o processo definindo a Série C sem a necessidade da realização de um Conselho Arbitral, mesmo que esta prática tenha sido usual nos últimos anos. Assim, bastaria publicar tabela e regulamento em seu site para atender ao Estatuto do Torcedor. Ainda assim, já não poderia iniciar a competição em 22/04.

A contar da reunião de sexta-feira (03/03), a data mais provável para o início da Série C seria 06/05, o que significaria um adiamento de 2 semanas em relação à data prevista no calendário.

“Essa indefinição atrapalha um pouco o planejamento dos clubes. Fizemos um planejamento no começo da temporada para começar em abril, uma semana depois do término dos Estaduais. Todos os contratos foram feitos pensando nesta data. Não temos apoio como nas Séries A e B, os clubes têm que bancar tudo”, lembrou Pedro Dantas, presidente do Confiança (SE), citando que os clubes que avançarem podem ter que fazer aditivos contratuais, caso a competição também termine depois do previsto, em 12/11.

Até o momento, a CBF só publicou as tabelas das Séries A e B, cujas competições começam na segunda quinzena de abril. Além da Série C, a Série D também não tem nenhuma definição.

A Série C terá transmissão exclusiva da DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Clubes da Série C 2023:

Amazonas-AM
América-RN
Altos-PI
Aparecidense-GO
Botafogo-PB
Brusque-SC
Confiança-SE
CSA-AL
Figueirense-SC
Floresta-CE
Manaus-AM
Náutico-PE
Operário-PR
Paysandu
Pouso Alegre-MG
Remo
São Bernardo-SP
São José-RS
Ypiranga-RS
Volta Redonda-RJ

Globo Esporte.com, 01/03/2023

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.