Ricardo Catalá – Foto: Wagner Santana (Diário do Pará)
Ricardo Catalá – Foto: Wagner Santana (Diário do Pará)

A temporada do futebol profissional do Remo encerrou neste sábado (26/08). A equipe azulina venceu o Altos (PI) por 3 a 1, no Baenão, mas já não tinha mais chances de avançar para o quadrangular final da Série C.

O técnico Ricardo Catalá, que assumiu o time após 4 derrotas nas 4 primeiras rodadas ao comando de Marcelo Cabo, conseguiu tirar o time da lanterna, mas não alcançou o principal objetivo do Leão no ano.

“Entendo que, infelizmente, não foi possível reverter o início abaixo. A campanha sob o meu comando é de 4º colocado, um aproveitamento de 55,5%. Penso que montar um time de futebol se trata de equilíbrio. Sob o meu comando, fomos a 2ª defesa menos vazada do campeonato, com 2 gols a menos que o Operário (PR). Finalizamos mais do que os adversários em 7 partidas e tivemos mais chances claras em 12 partidas”, pontuou.

“Mesmo não tendo todas as peças que gostaríamos de ter para fortalecer o elenco que temos aqui, entendo que o trabalho foi bem realizado”, apontou Catalá.

“Futebol é isso, é fazer o seu melhor com as condições que você tem, sem ficar procurando desculpas e procurando soluções”, definiu o técnico do Remo.

A não classificação do Remo para a próxima fase trouxe a insatisfação do torcedor azulino. Catalá disse entender o lado da torcida e citou fatores que atrapalharam a campanha, mas que, no geral, considerou como um “trabalho louvável”.

“Obviamente que o torcedor terá um viés mais geral, não só da minha campanha. Como um todo, não fomos competentes para ir adiante, mas diante da situação crítica de quando cheguei, diante de todas as dificuldades, perdemos jogadores que vinham fazendo a diferença durante a campanha (Pablo Roberto e Pedro Vitor) e, mesmo assim, oscilamos muito pouco em performance. Conseguimos fazer um trabalho louvável com as condições que nós tínhamos”, defendeu.

Ricardo Catalá expressou o desejo de seguir no Remo em 2024, mas o clube não pode iniciar o projeto antes de realizar as eleições, marcadas para o mês de novembro.

“Essa conversa (renovação) já existiu, mas o clube vive um ano eleitoral. Expliquei para a direção minhas condições para ficar e não tem nada a ver com dinheiro, mas com projeto esportivo. Não quero ficar um ano sem ganhar títulos, como aconteceu em 2023. A direção sabe o que precisa, eles têm interesse e eu também, mas agora é preciso cuidar do futuro do clube, existem processos no meio disso. As pessoas cuidam disso e vou me cuidar. Vou agora voltar para casa, rever minha família e recarregar as energias para o novo desafio”, disse.

“Quanto mais demorar as eleições é pior, porque tem times já acertando com jogador para o ano que vem. O quanto antes o clube puder antecipar isso e resolver logo, independentemente de ser o Catalá ou não, o clube vai colher os frutos, senão vai ter dificuldade na montagem”, alertou o treinador.

“Vejo o Remo pronto para um próximo passo. Isso é bom para convencer jogadores, assinar pré-contratos desde já, mostrar que o clube é bom pagador”, explicou.

Globo Esporte.com, 26/08/2023

18 COMENTÁRIOS

  1. Independente de quem seja o treinador, a base tem de ser observada com carinho. O Novo presidente tem de apostar na base. Dar oportunidade é rodagem aos meninos da base tem de ser um projeto/planejamento do clube.
    Tem de ter meta ou percentual de aproveitamento da base, o sucesso no futebol passa, necessariamente, pela base!!!
    E nós torcedores temos de ter paciência com os garotos da base.

  2. Com 55,5%, considerado desde o início do campeonato o Remo fecharia 31 pontos, e estaria classificação e isso sem os 2 pontos subtraídos ilicitamente pela bandeirinha alagoana no jogo contra o Figueirense e também sem nem um favorecimento po”erros” de arbitragens. Por outro lado, o outro time daqui que disputou o campeonato, o payssandu, elogiado pela imprensa e por alguns que se manifestaram nesse espaço pela “reação no campeonato ” foi favorecido por 11 pontos decorrentes de “erros” de arbitragens. O cálculo é simples 29-11=18. Com 20 pontos o Manaus foi rebaixado. Insisto nisso porque, para quem acompanhou o campeonato, isso é fato. Mas, para que só ouviu comentários de rádios ou teve informações de outros, “de orelha”, está falando coisas por aí sem o conhecimento necessário.

    • Exatamente Jamil, eu fui taxado de louco e burro em um canal que cobre nosso clube e se dizem Remistas, tivermos erros em contratação?, Tivermos!, mas sendo racional e fazendo os cálculos muito bem colocado por você aqui, nosso Clube, estaria classificado se não fosse erros de arbitragem. Eu acrescentaria o RexPa, que não foi pênalti em nenhum dos dois lances e o árbitro não tivesse feito a lambança de marca um pênalti inexistente para a mucura o jogo seria 0x0, por que eles aproveitaram o deles e agente não aproveitou o nosso.

    • Perfeitos comentários Jamil e Tonijunior403, as roubalheiras das arbitragens contra o Remo tem sido um problema crônico que requer reação com maior representatividade política junto à CBF, por exemplo, o Remo foi rebaixado na série B por roubos em inúmeras partidas, inclusive a última contra o Confiança, que somadas tiraram mais de 10 pontos do Remo, e o clube caiu por 1 ponto.

      Sou totalmente contra corrupção, no futebol é intolerável esquema que favorece uns e prejudica a maioria. Não há graça alguma uma conquista de forma suja. O futebol é espetáculo e um esporte do fair play, tem que ser ganho sempre em campo e com mérito para ficar na história com orgulho dos jogadores e torcedores.

  3. AS ELEIÇÕES DEVERIAM ACONTECER NO MÁXIMO ATÉ A SEGUNDA QUINZENA DE SETEMBRO OU ATÉ ANTES, O QUE ATRAPALHA É ESTE OBSOLETO ESTATUTO. CATALÁ DEVERIA PERMANECER…..

  4. Na minha opinião de torcedor acho que o Técnico Ricardo Catala, deveria ter uma outra chance para começar uma nova pré temporada para 2024. Acredito que: se fosse outro Técnico não há dúvidas o Remo teria sido rebaixado. Eu tinha esse entendimento que não seria tão fácil reorganizar uma equipe em um campeonato em pleno andamento e em certas ocasiões ele não tinha reposições que fosse competente. Acho que o Remo contra o Floresta, Náutico e o Manaus o Remo jogou bem, infelizmente faltou um pouco de sorte. O Ricardo Catala, de qualquer maneira fez o impossível de tirar o Remo da zona do rebaixamento e livrar da queda para série D 2024. Menos mal.

  5. Um time milionário atinge muito mais rápido seu objetivo do que um time sem dinheiro. Eu sou Leão de coração, dinheiro pesa apenas para boas contratações e para os torcedores que são a maioria e que não abrem mão de Times milionários que o Leão monte um time milionário com o técnico Catala para disputar a segunda fase da C em 2024.

    • … se endividar não é solução para ninguém, só ver times como o Santa Cruz, afundado na série D! sem nem chegar no mata-mata!

  6. Temos que aproveitar JONILSON,GUTTY,HENRIQUE,KANU e outros “moleques da base” e enxertar com os jogadores de fora e isso tem.que ser PRIORIDADE da nova Diretoria.

  7. TO REZANDO PRA ESSE PINA NÃO GANHAR ESSA ELEIÇÃO, ELE VAI ACABAR COM O REMO, JA DISSE QUE O TECNICO PREFERIDO DELE É PC GUSMÃO, ENTÃO O ABISMO E LOGO ALHI, FORA MAGNATA.

    • Seria interessante que o Magnata permanecesse com o Catalá treinador e Gusmão como executivo, Gusmão trabalhou como executivo em alguns times e conhece o Catalá.

    • Prezado Fábio Cetor, só um [removido pela moderação] que apoia o nefasto Magnata como presidente do Remo, algo catastrófico para o clube se vier acontecer.

      O Magnata é o candidato da oposição sanguessuga sedenta de retornar ao poder do Remo, principalmente agora com o clube cheio da grana graças a gestão do Fábio Bentes. Hoje o Remo está salvo, fortalecido e crescendo como organização, isso incomoda muito os sanguessugas e cardeais vampiros.

      O Magnata já está mostrando os dentes de vampiro quando diz que trará o velho PC Gusmão, um treinador caríssimo e obsoleto que NÃO tem título algum de âmbito nacional (nem da série D), um profissional que vive livre no mercado. No seu último trabalho foi demitido do Londrina após 1 mês de contratado, com aproveitamento pífio de 6% (5 jogos com 4 derrotas e 1 empate) o PC Gusmão deixou o Londrina na zona de rebaixamento da série B. Pior é que tem gente desatualizada e com pensamento infanto-juvenil que o quer no Remo.

      O Catalá é um campeão nacional, um profissional comprometido, atualizado, adequado tecnicamente e factível para o Remo.

      Sem dúvida que nessa eleição o candidato apoiado pelo Fábio Bentes será o melhor para quem verdadeiramente é remista e quer o bem do querido Clube do Remo.

    • Sinceramente, não acredito que alguém apoie o Magnata. Pelo amor de Deus, o cara é o símbolo de tudo que é ultrapassado no Clube! Ele como presidente significará a volta das Múmias!

  8. Catalã é um bom técnico e deveria permanecer, só fico preocupado com alguns pontos:
    Ele fala q para ficar já deu condições e de um projeto esportivo…pois bem , essas condições e projeto tb tem q ser d comum acordo com o clube. Não é dar carta branca para montar o Time como foi com o Cabo ( incompetente) e trazer jogadores desse Naipe q vimos esse ano. Ou vcs não viram o Marcelo e o ” da brisa” q ele indicou.
    Nesse projeto o clube tem q acertar com ele a utilização obrigatória no plantel de pratas da casa, q provaram nesse último jogo e vem provando nos campeonatos q disputam, q podem ser utilizados…além de oportunidades para trazer jogadores destaques regionais cono foi o caso do Evandro e Curua. E até mesmo uma boa peneira em destaques da série D

  9. Segundo: Até as eleições são quase 3 meses. Catalã não vai ficar esperando esse tempo todo desempregado, e tb não vai assinar um pre- contrato agora para só começar a trabalhar após a eleição pq, como ele mesmo disse, já tem time começando planejamento de 2024 agora.
    A Diretoria, atual independente da próxima, já deveria começar o trabalho de 2024 agora com o Catalã e iniciar a formatação do elenco…até pq a torcida tá apoiando a permanência do Catalã.
    A próxima Diretoria qdo eleita, sendo situação ou oposição, continuaria do ponto q parou. Ora se a maioria concorda q esse é o melhor caminho, então é começar já , pois todos pensam no melhor para o Remo…situação ou oposição, não é?

  10. Recado para o Jamil: Você é o Cara. Leitura perfeita.
    Recado para o Catalá: Diga assim, “Consegui fazer um trabalho louvável, mesmo com essas porcarias que essa diretoria me deu. (Salvo poucas exceções).

Comments are closed.