Gilmar Nascimento, Hermes Tupinambá e Marco Pina – Foto: Divulgação
Gilmar Nascimento, Hermes Tupinambá e Marco Pina – Foto: Divulgação

O Remo já começou a viver as expectativas para as eleições à presidência do clube, que ocorrem no dia 12/11. Ao todo, 4 chapas estão na disputa e quem vencer irá comandar o Leão pelo próximo triênio.

Marco Antônio Pina, mais conhecido como “Magnata”, terá Gilmar Nascimento e Nelson Tupinambá como vices-presidentes na chapa denominada “Por um Remo Forte e Vitorioso”.

Qual é a sua visão para o futuro do Clube do Remo e como você planeja alcançá-la?

Nossa visão de futuro, bem próximo, é um Clube do Remo profissionalizado, com gestão transparente, com as dívidas sanadas e equilibradas de verdade, com novos negócios que garantam sustentabilidade financeira. Vejo o Clube do Remo do futuro com grandes conquistas no futebol profissional. Um Clube do Remo reestruturado, profissional, com poderoso plantel, comissão técnica competente, com uma base forte, revelando talentos e integrada ao futebol profissional. Com o associado satisfeito, frequentando com sua família a sede social reformada, confortável, segura, acessível, com vários serviços disponíveis e programação para todas as idades. Com reestruturação do Centro de Treinamento, com novas instalações, acomodações confortáveis, refeitório digno e que possam maximizar os resultados dos atletas profissionais do futebol profissional e da base.

O Clube do Remo do futuro precisará dar progresso à sua sede náutica, para que volte a conquistar títulos em suas competições, pois lá é o início de tudo. Um Clube do Remo com seus esportes olímpicos fortalecidos, com recursos garantidos pelas próprias imposições estatutárias. Com a mulher remista inserida em todos as áreas do clube e sendo cada vez mais protagonista. A pessoa com deficiência com a possibilidade de viver plenamente o clube, tendo oportunidade da prática de esportes. Com o sócio-torcedor da capital e do interior motivados e em grande número. Principalmente, e isso inclui a todos, com a torcida azulina feliz, satisfeita e orgulhosa com seu plantel profissional. Nossa visão de futuro para o Clube do Remo é ele voltar a ser protagonista nos gramados, nas águas, quadras, pistas. Com um Baenão confortável, seguro, acessível, com as famílias nas arquibancadas. Nossa visão de futuro, é o Clube do Remo na Série A, onde é o lugar dele, junto aos grandes, porque ele é gigante! Esta é a nossa visão de futuro para o Clube do Remo e é pra isso que vamos trabalhar arduamente.

Como pretende lidar com os desafios financeiros do clube?

Com completa responsabilidade e seriedade. É claro que os desafios são grandes. Pelo que temos visto, a atual gestão vai deixar um passivo grande e que exigirá muito dos profissionais direcionados em suas áreas, maior do que imaginávamos, mas temos propostas para fazer com que o Clube do Remo aporte novas receitas, com lojas próprias na capital e no interior, com mais produtos à disposição da torcida, para todas as faixas de renda, mais vantagens com o propósito de atrair e motivar o sócio-torcedor, investir e estruturar as divisões de base para formar novos talentos e gerar receita para o clube. Nos preparamos para isso. Fiz uma imersão em 12 clubes de Série A e vi que é possível construir um Remo forte e vitorioso, com planejamento e pés no chão. Teremos assessoria, consultoria da mesma empresa que reergueu o Fortaleza (CE). Um dia desses, em 2017, o Fortaleza (CE) estava enfrentando o Remo na Série C e olha hoje onde eles estão, 5 anos na Série A, disputando campeonatos internacionais todo ano, e hoje é finalista da Copa Sul-Americana. Eles não fizeram milagre e nem precisaram vender o clube, mas se modernizaram, se profissionalizaram, investiram em planejamento e os resultados vieram. Se o associado quiser e Deus permitir, faremos a mesma coisa no Clube do Remo, de forma profissional, planejada, transparente e com austeridade financeira e responsabilidade fiscal.

Qual a estratégia para fortalecer as categorias de base do clube e desenvolver talentos locais?

Garantir o repasse dos percentuais previstos no Estatuto do Clube do Remo referente a patrocínios e rendas líquidas do futebol profissional, tanto para os esportes olímpicos, como para a divisão de base. Hoje, o Clube do Remo não investe na base. Tem vida através do auxílio de sócios abnegados. Então, além de garantir recursos, vamos reestruturar o departamento, contratar os profissionais necessários pra acompanhar o dia a dia dos atletas, criar polos de formação em parceria com a iniciativa privada e as prefeituras dos municípios das diversas regiões do Estado do Pará – Marajó, Nordeste, Oeste, Sul, Sudeste. Vamos transformar a área adquirida em Outeiro em um CT, dando o devido progresso às instalações, para receber a garotada dos polos e da própria capital com dignidade e segurança. Vamos construir alojamento confortável, refeitório, academia, NASP exclusivo, salas multiuso, setor administrativo. Garantir educação, e tudo que for preciso para a formação moral, ética e profissional da garotada. Vamos fazer intercâmbios com outros clubes de fora para dar experiência aos garotos e, sobretudo, aproveitar os novos talentos no futebol profissional. Vamos trabalhar, incansavelmente, com o fito de adquirir o certificado de clube formador, após todos estes ofícios iniciais.

Quais medidas serão adotadas para aumentar a base de sócios e como fazer esse programa deslanchar?

Os sócios (proprietário e torcedor) são uma importante fonte de receita e apoio ao clube e precisam ser valorizados e respeitados. Eles querem comemorar uma equipe forte e vitoriosa, então, primeiro é montar um plantel competitivo, com conquista de títulos, acessos. Temos certeza que isso irá motivar ainda mais a apaixonada nação azulina e, consequentemente, aumentar o número de sócios através do resultado. Segundo, é ofertar um clube de vantagens para todos os tipos de sócios, bem como oferecer novas possibilidades e experiências, nunca antes vividas, como por exemplo, sortear mensalmente 2 sócios para acompanharem o Clube do Remo em viagens fora de Belém e fora do Estado, com as despesas todas arcadas pelo clube.

Qual é a sua experiência anterior em cargos de liderança em organizações esportivas ou em gestão esportiva?

Nossa trajetória e experiência foram construídas no Clube do Remo. Somos conselheiros. Comecei como fiscal de vendedor ambulante, depois fui assessor da presidência, diretor de estádio, diretor de futebol profissional e vice-presidente. Gilmar Nascimento e Nelson Tupinambá atuaram no setor jurídico do clube. Foram responsáveis pela renegociação de dívidas, suspensão do leilão da sede social, reforma da sede náutica. Somos muito experientes e conhecemos a fundo o Clube do Remo, mas para aprimorar essa experiência, fiz uma imersão nos principais clubes do Brasil. Conheci modelos de gestão, profissionais da área esportiva, fiz network e construí parcerias, como por exemplo, a parceria com a Gomes de Matos Consultoria, que auxiliou o Fortaleza (CE) a sair da Série C em 2017 e chegar onde está hoje. Isso nos permitiu elaborar um plano de gestão com propostas exequíveis para profissionalizar e modernizar o Clube do Remo e torná-lo forte e vitorioso em curto prazo.

Como você pretende melhorar a infraestrutura do clube, como o Baenão, CT, NASP e instalações para torcedores?

Um dos nossos compromissos é de zelar, valorizar e investir no patrimônio do clube. Isto beneficiará os associados, colaboradores, atletas e torcida. Vamos investir na sede social para que ela seja viva, acessível e autossuficiente. Reformar o edifício principal, equipando e climatizando o salão de festas para gerar receita, implantando o “Memorial Azulino” para expor nossos troféus e nossa história de forma digna e respeitosa, como merece ser apresentada. No Baenão, pretendemos construir, em parceria com a iniciativa privada, a arquibancada (da Travessa) das Mercês, construir mais bilheterias e melhorar o acesso do torcedor. Vamos construir mais banheiros masculinos e femininos e os banheiros família e PCD. Queremos as famílias de volta ao Baenão. Instalar câmeras de alta definição dentro e fora do estádio conectadas ao Sistema de Segurança Pública, inclusive com reconhecimento facial, e implantar espaços gastronômicos para que a experiência no estádio seja prazerosa e segura. O jogo oficial de futebol profissional precisa ser um espetáculo, antes, durante e depois do seu término.

O NASP será reestruturado com novos equipamentos e profissionais para atuar na prevenção de lesões e redução do percentual de atletas no Departamento Médico durante a temporada. Isto contribui de forma significativa para as vitórias e conquistas. A área do Outeiro também precisa de muita infraestrutura para se tornar um Centro de Treinamento de fato. Vamos construir portal de entrada e guarita, instalar sistema de segurança, construir alojamento, refeitório, academia, implantar um NASP exclusivo, espaço administrativo e salas multiuso, para receber os novos talentos com conforto, segurança e dignidade.

Qual é a sua estratégia para atrair patrocinadores e parceiros comerciais para o Clube do Remo?

Parceiros e patrocinadores querem investir em marcas fortes e que proporcionem visibilidades positivas às suas marcas. Como nos preparamos, fizemos imersão e contratamos uma assessoria para construir este projeto para um Remo forte e vitorioso, várias empresas viram a seriedade das nossas propostas e já entraram em contato. No momento certo, vamos anunciar os interessados e trabalhar de forma transparente todas essas possibilidades e trazer muitos recursos através de parceiras e patrocínios, se Deus assim permitir.

Como você abordaria questões de governança e transparência no clube, garantindo que as operações sejam éticas e financeiramente responsáveis?

Nossa gestão será profissional, responsável e transparente. O Clube do Remo precisa disso para tornar-se forte e vitorioso. Vamos obedecer ao Estatuto. Usar o portal da transparência do clube e praticar uma gestão com austeridade financeira e responsabilidade fiscal. Vamos ter um plano, metas e objetivos que serão de conhecimento de todos. Todos os contratos que tenham vigência após o mandato serão apresentados ao Condel, para autorização e concretização de negócios. O associado terá ciência de tudo que ocorrerá na gestão através do Portal da Transparência, diferente do que vemos hoje. Falo isto com uma dor no coração, mas não sabemos a real situação do clube porque foi “vendido” para o Conselho Deliberativo, para os associados, torcida e para a sociedade de que as dívidas estavam administradas, que teríamos de R$ 4 milhões a R$ 5 milhões para iniciar a temporada, mas pelo que tomamos ciência fática e real, é preocupante. Infelizmente, a atual gestão administrou muito mal o clube, tendo o maior orçamento da história e não ganhou nada, não avançou. Esse ano, lutamos para não cair para a Série D.

O atual vice-presidente, que é candidato agora, vai deixar o clube endividado, sem nenhuma certidão negativa. Para se ter ideia, o Clube do Remo não operacionaliza uma conta bancária própria. Sabe-se lá o motivo. Usam a conta bancária de uma associação de torcedores e que não se sabe quem é o responsável, não temos acesso aos extratos. Talvez o Remo seja o único clube do Brasil a fazer isto. Então, só iremos saber a realidade de fato, se ganharmos as eleições, assim Deus permitindo. Aí pode ter certeza, o primeiro ato de gestão é contratar uma empresa de auditoria externa e independente para levantar minuciosamente essa situação e o que tiver de problema, vamos trabalhar com soluções. Então, na nossa gestão, é profissionalismo, transparência, austeridade financeira e responsabilidade fiscal. É assim que o Clube do Remo voltará a ser forte e vitorioso!

Qual é a sua abordagem para lidar com questões de diversidade e inclusão no clube?

O Clube do Remo é um patrimônio do Estado do Pará e precisa ser exemplo de inclusão e respeito a todos. Vamos estar na vanguarda. Vamos realizar campanhas de sensibilização nas nossas redes sociais e nossos espaços de combate à violência, discriminação, preconceito de gênero, orientação sexual, raça, credo, etarismo e condições físicas. Iremos tornar nossos patrimônios acessíveis, suprimindo barreiras físicas, construindo rampas e banheiros PCD, instalando elevador, usando linguagens inclusivas. Além de iniciar um projeto de esportes paraolímpicos. Isso é um prioridade para nossa gestão.

Treinador e executivo são peças fundamentais para a temporada do futebol. Quais os nomes de sua preferência para esse cargo, visto que a eleição já será dia 12/11 e o clube terá menos tempo de planejamento para iniciar 2024?

Estamos analisando perfis de profissionais e já estamos conversando com alguns. Dois treinadores e dois executivos estão em nosso radar, assim como 12 atletas que estão disputando a Série B. A maioria desses atletas já em tratativas avançadas. Já estamos vendo local para pré-temporada, faltando apenas o período, o que ocorrerá com o planejamento da comissão técnica que se integrará ao projeto de gestão. Estejam certos, com foco na Série B, o Remo voltará a ser forte, protagonista e vitorioso em todos os cenários.

Diário Online, 23/10/2023

30 COMENTÁRIOS

  1. Para fazer está transformação radical, só 3 anos de mandato é pouco, se o magnata puder ser reeleito aí sim, 6 anos é um tempo significativo para implementar as mudanças.

    Remo100%, o presidente tem direito a reeleição?

    • Acho que bastam 6 meses para esse “zinho” fazer a mudança no Remo, mas para o Aurá, coisa que quase conseguiu quando esteve à frente do nosso Leão. Magnata para presidente…. da mucura!!!

    • Não serão necessários nem 3 meses para o magnata fazer mudanças no Remo. Mas, ele vai mudar o Remo lá para o Aurá, coisa que a turma dele tanto tentou, e quase conseguiu. Se ganhar, agora ele consegue. Magnata para presidente… da mucura…

        • Como assim??? Pensei que a eleição fosse ocorrer no dia 12.11.2023…. Das duas, uma: ou esse cabra é pai Dinah, e, nesse, caso, tente as dezenas da mega sena que está acumulada; ou essa eleição está bichada…. Kkkkkk. Abre o olho grande presidente Fábio Bentes!!

  2. Fala..Fala..Fala…Promete, Promete, Promete,…mas nos pontos principais não diz nada.
    De onde vem esse dinheiro todo para fazer tudo que promete?
    Cadê as parcerias e patrocinadores?, só vai dizer depois de eleito??? Wuais as varias empresas?? Momento certo para dizer?? Pq não pode dizer agora, antes da eleição para justamente o votante avaliar?
    O mesmo serve para treinador e executivo. Analisando perfil d quem?, conversou com quem?..esse é o planejamento adiantado desse candidato?
    iE anda peidou e não compareceu a uma entrevista ao vivo para expor suas ideias no Liberal ontem alegando compromissos de trabalho. Ora bolas , essas entrevistas são agendadas com vários dias d antecedência e encima da hora o candidato peida ( falta )???,,É mostrar mta falta d noção…como quer ser presidente assim?

    • Exatamente Djr, esse sanguessuga Magnata usa de demagogia para enganar as pessoas. É fácil dizer, mas como e com que recurso fará? Isso não diz porque é um espertalhão incompetentemente.

      Fato é que o nefasto Magnata só prejudicou o Remo em seus mais de 20 anos como dirigente, e esse ano foi dirigente do Amazônia, lá colocou jogadores pela sua empresa MP Sports, consequentemente ele rebaixou esse clube no paraense. É evidente que além de querer se apoderar da alta receita do Remo, o pilantra pretende rebaixar o Remo.

      Felizmente a maioria esmagadora dos sócios do Remo já o conhecem e rejeitam esse pilantra na direção do Remo.

      Meu voto será já na chapa do Tonhão, que tem apoio da situação, com ótimos projetos realistas e factíveis de um Remo mais forte com a continuidade do crescimento do clube e reestruturação da direção do futebol, inclusive com CEO exclusivo.

      • Em entrevista recente, o candidato revelou que se for eleito, ele e seus vices vão injetar dinheiro do próprio bolso para começar a temporada. Depois vão buscar o ressarcimento dos valores. Não ficou claro se vai rolar juros ou vai ser na camaradagem.

        • Kkkk, Magnata tirar do bolso?

          Essa foi a maior aldrabice que vi nos últimos tempos, pois Magnata é um liso, um parasita de muitos anos do Remo, que está usando de demagogia e charlatanismo para ganhar votos de bestas.

          A clara intenção desse sanguessuga é se apoderar da alta grana que entra hoje o Remo e voltar a endividar o clube. Vai levar uma surra na eleição porque os sócios já conhecem essa peste.

          O Remo hoje não precisa mais de “abnegados” para bancar seus custos porque se tornou um clube sólido e solvente, muito menos para financiar projetos, graças a gestão do Fábio Bentes.

        • Oy seja, ele quer ser patrocinador dele mesmo caso seja eleito???. Só aí já é um gde conflito de interesse, ele vai julgar as condições de empréstimo e de pagamento a ele mesmo. …kkkkk…que amadorismo!!, ou algo mais, quem sabe? Igual a Leila no Palmeiras q tá sofrendo critica por dar uma de ditadora pois é presidente e patrocinadora ao mêsmo tempo.
          Essa ideia é igualzinha com a do outro candidato Jader q tb disse q poderia dar uma injecao de grana do próprio bolso para melhorar a infraestrutura…sem noção!!
          Aliais Remo 100% , vcs botaram as ideias do Magnata e Tonhao, mas não colocaram as do Jader para comentarmos…e ele já expôs em um programa ao vivo…vc não vai colocar não?

  3. Pro magnata poder por seus planos em ação, eu acho que apenas 3 anos de mandato não serão suficientes, 6 anos já é um tempo significativo, pergunto ao Remo100% o presidente tem direito a reeleição?

  4. O negócio é acreditar em tanto papo furado e eleitoreiro repetido, tanto de agentes de clubes, políticos de cidades, estados e país, sempre um papo bonito e esperançoso, depois entra lá e fala que não sabia da situação, aí passam anos da mesmice e vem outro e dá o mesmo discurso pros bestas caírem. Magnata já teve oportunidade em alto cargo no Remo, não ajudou, pq se bem lembramos, os resultados são ridículos, nunca ajudou não estando em posição alguma, mas como remista não tem nada de positivo pra ser o mandatário, só tem dinheiro, má fama e polêmicas.

  5. Até o próprio site do Remo 100% que deveria ser imparcial, sempre se manifesta do lado da situação, igual ao presidente da FPF que deveria ser imparcial , se manifesta descaradamente puxando para o lado da mucura, embora saibamos que muitos que estão aqui comentando mil maravilhas da atual gestão e situação ou já são beneficiados no Clube e estão com muito medo de perder os benefícios , as regalias que até se o Remo tivesse sido rebaixado para a série D, ainda assim estariam exaltando a situação, ou seja não querem largar o osso, pois está dando resultado, não p o Remo , mas p eles mesmos. Está na hora de largarem osso

      • Não preciso de lugar em clube, sou trabalhador o que ganho graças a Deus dá para sustentar e dar um conforto para a minha família , agora a imparcialidade é fundamental, e outra não preciso ficar sendo sustentado p clube como muitos estão fazendo

    • Henrique, quem secou o Remo para cair nessa série C ficou no SE DEU MAL MANÉ! Aqui alguns descaradamente secaram o Remo.

    • Alô meu amigo Henrique, concordo com tudo que escreveste, aqui tem torcedores sequelados do bentes e tonhão que colocaram o nosso Leão Azul no fim da fila do futebol brasileiro, estás com a razão. Tomara que o Remo100% não delete este comentário, a imparcialidade tem que ser a tônica…

    • Ganho meu dinheiro com trabalho e não vivo a custas de clube nenhum ,como muitos fazem , colocam toda a família para dentro do clube e ficam só se beneficiando,o que queremos é respeito, transparência e colocar o Remo em vôo mais alto, O Remo não precisa passar por tanto vexame, humilhação , precisa parar de seus diretores e presidente serem amadores.

Comments are closed.