Floresta-CE 0×0 Remo (Muriqui) – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Floresta-CE 0×0 Remo (Muriqui) – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Daqui a algumas semanas, o futuro do Clube do Remo será definido com a votação e posse do novo mandatário azulino com a eleição do responsável pelo Conselho Diretor (Codir). Quatro candidatos pleiteiam à presidência da instituição, mas enquanto a data da votação ainda não chega, o assunto “formação de elenco” já se faz presente em meio aos torcedores.

Por enquanto, não há nada de oficial pelos lados do Baenão e muito menos pelas bandas da Sede Social, então ficou para a torcida a incumbência de “mapear” quem pode render no futuro, com base no que foi visto nesta temporada. De acordo com alguns, o percentual de reaproveitamento do elenco de 2023 é baixíssimo.

Da onzena titular, por exemplo, no que depender do torcedor Antônio Maia, nem a metade vinga.

“Infelizmente, o time não deu certo. Anderson Uchôa (volante) e Muriqui (atacante) foram os únicos que deram jeito. Pedro Vitor (atacante), se voltar ao nível, pode ajudar, mas o resto pode ir embora”, avaliou.

“Não conquistamos nada. Tem que montar do zero. Tem que trazer jogador de time grande. Que o futuro presidente entenda isso e faça um bom trabalho”, afirmou outro azulino, Bruno Costa, sendo ainda mais rigoroso.

De certo, ao menos 4 jogadores não vão permanecer para a próxima temporada. O goleiro Zé Carlos se despediu poucos dias após o fim das atividades azulinas neste ano.

O meia Rodriguinho, por sua vez, já agilizou o seu futuro ao ter assinado pré-contrato com o Operário (PR), que conseguiu acesso para a Série B de 2024.

O lateral-esquerdo Leonan e o volante Richard Franco tomaram o mesmo caminho e buscaram novos horizontes. Na última semana, os ex-atletas remistas foram anunciados pelo Retrô (PE), que vai disputar a Série D.

Sem grandes nomes dentro das quatro linhas para sequência, a torcida tem pedido um outro profissional para continuar no Leão, mas agora, com um projeto desde o começo e com autonomia.

“Tem que seguir com o (técnico) Ricardo Catalá. Foi o grande responsável pelo Remo ter tentado algo. É um bom nome”, disse o torcedor Carlos Henrique.

Diário do Pará, 29/10/2023

21 COMENTÁRIOS

  1. Sera que terei que aturar o Muriqui por mais uma ano, vendo-o se arrastando em campo?!?!?!?

    Com uma relevante reducao salarial, o Uchoa ate vai, mas Muriqui??? Isso ai nem de graca.

    • Caro Sangue Azulino, comumente fracassa quando se forma um plantel do zero, por isso é importante garantir a estrutura do time mantendo no plantel aqueles jogadores que mostraram qualidade e garra nos jogos, no caso renovaria com: Lucas Marques, Diego Ivo, Evandro, Uchôa e Pedro Vitor. A partir daí buscar no mercado bons jogadores, começando por um goleirão.

      Acredito que os moleques da base prontos para brigar por vaga no time sejam o zagueiro Jonilson, o atacante Ricardinho e o centroavante Kanu, o menino atacante Felipinho pode surpreender como revelação do Remo em 2024 se o derem efetivas oportunidades. Demais moleques ainda precisam ser lapidados.

      • Pra mim, desses contratados ai eu ficaria somente com o Evandro.

        Concordo que Lucas Marques, Diego Ivo, Uchoa e Pedro Vitor tb poderiam ser aproveitados, mas com certeza possuem salarios relevantes, nao alinhados com o que entregam em campo.

        Com excecao ao Pedro Vitor, sinceramente, temos jogadores similares da regiao, que entregariam quase a mesma coisa recebendo 30% do salario desses ai citados.

        Em relacao ao Muriqui, acho que nem tem discussao, certo? Ex jogador em atividade e, pra piorar, pensa que ainda joga alguma coisa. hehehe

        Obs: Nao esqueco que este dito falou em uma entrevista, apos uma derrota do Remo, que a torcida era injusta pq nunca haviamos visto algo igual ao que este tinha havia feito (aquela sequencia de vitorias). hehehe Achei muita graca na hora!!! Cara ridiculo, nao conhece a historia do clube.

        • Certo Sangue Azulino, entendo teu pensamento, mas não vamos nos iludir que um time regional irá ser a solução do Remo se pensando em acesso, lembrando que isso já foi tentado algumas vezes no passado recente e fracassou, por exemplo, Léo Rosa, Jakinha, Michel, etc. Sabemos também que a maioria das grandes revelações do interior nem passam mais pelo Remo ou mucura. Contratações assim não dá, melhor prestigiar os meninos da base.

          Acredito que precisa acertar as contratações com jogadores de qualidade, com ambição de vencer e sem fama, inerente de ser jogador da região ou outras regiões, como foi o Raymar, Pablo Roberto e Pedro Vitor.

  2. Pra mim nenhum jogador se aproveita, o Vinícius tem que ser banco ou pendura a chuteira. Temos jóias raras na base que devem ser utilizados.

  3. Mudança total, do dirigente aos jogadores, inclusive o Vinicius, não ganharam nada, receberam altos salários, torcida apoiando em todos jogos e a recompensa foi perda de título p time do interior dentro do baenao, série C no Z4 várias rodadas e risco de ser rebaixado, só de lembrar na volta de algum destes jogadores já começa o sofrimento.

    • Pois é caro José Barros, frustrante mesmo.

      Interessante é que jogadores ditos aqui como ruindades se destacam lá fora, por exemplo, o Renan Castro e o Júlio Rusch foram titulares absolutivos do campeão Amazonas, lá ainda teve o Gustavo Hermel. Lembro que eles eram vaiados já ao entrar em campo pelo Remo, olha que o Júlio Rusch foi jogador do acesso à B pelo Remo, mas nem assim perdoavam o cara. Por que será que aqui não deram certo?

      • Tenho uma teoria caro Garra Azul: eles não dão certo aqui pq não vem para jogar realmente, não vestem a camisa…vem para ganhar uma grana, ficar no chinelinho, só enrolar …Remo esta pagando bem e não tem no departamento de futebol planejamento e pp, cobranca de resultados pq não é profissional. Assim, sem cobranças e ganhando bem, para q jogar com afinco não é mesmo??
        Mais um motivo para alem de profissionalizar o departamento de futebol, usarmos os garotos da base q pelo menos tem o LEAO enraizados na veia desde mto novos.
        Kanu facil no lugar do Muriqui
        Henrique no do Uchoua
        Ricardinho em uma ponta
        Felipinho na outra
        Tem ainda o Pedro Vitor se recuperando
        Jonilson facil no lugar do Diego Ivo
        Da mais uma xhance para o Ronald
        Aí sim..com essa base de time, traz os de “fora”‘ para completar time e banco. Mas, se mantiver a postura de amadorismo q tem sido corrente no Remo, nenhum time da certo…nem com Messi, CR7, Mbappe..etc.

        • Caro Djr, deve ser isso mesmo, o compromisso dos caras é com dinheiro e pelo visto é farto aqui.

          Acho também que pesa muito a força do Fenômeno Azul, pois vários jogadores tremem mesmo sob pressão, por exemplo, se um Amazonas perder não fará maior diferença para a imagem de um jogador porque não tem torcida que o cobre.

          Mas eu gostaria muito que fosse exatamente como tu descreves, aliás há anos que o Remo perde talentos que vão fazer sucesso lá fora. Seria sensacional que o Remo montasse um time forte a parir de sua própria categoria de base, acontece que isso infelizmente não vinga porque o torcedor é exigente e imediatista demais, pega direto no pé da molecada e os dirigentes não bancam os meninos. Lembro quando o Reys, o Betinho e Alex Ruan, recém promovidos ao profissional, não podiam pegar na bola, a galera malhava chamando de ruindade. Até o Rony sofreu com isso no seu primeiro ano e só voltou ao Remo por insistência do Agnaldo.

          O fato é que falta ao Remo uma direção efetivamente profissional para o futebol.

          • Quem trouxe o Rony de volta foi o Walter Lima, que depois pediu ao então técnico Agnaldo para “experimentar” ele no time.

  4. Temos que começar do ZERO,somente Pedro Vitor do time anterior;reformulação total com maior aproveitamento do sub 20.

  5. Acho que esse técnico não é tão ruim,sem ele o Remo poderia ter caído pra série D , O que o Remo precisa é de jogadores, mais jogadores bons

    • Concordo contigo Samir, o Catalá teve desempenho de G4, talvez se tivesse chegado antes o Remo poderia no mínimo ter se classificado.

  6. Mas se a situação Ganhar , não se espante com essas mazelas e até pior pois sempre ganham alguma coisa com jogador em final de carreira ou bichado

  7. Bom, nao vi nada promissor no Remo, tem q começar do zero de novo, mas se for para ter uma base, alguns do sub 20 seria ideal para começar.

  8. Formação de elenco para times da região Norte é sempre bem complicado.
    Inicio do ano os jogadores “estrangeiros” não querem vir para ca pois campeonatos regionais do eixo sul / sudeste são de visibilidade bem maior…até no nordeste eles preferem ir devido a Copa do Nordeste q tb tem uma visibilidade maior q essa Copa Verde. Ai , ou sobra refugo, ou tem q se pagar uma grana alta com contrato longo para q eles venham.
    E o gde problema do Remo tb é q no primeiro trimestre do Ano temos a Copa do Brasil, q é o torneio q mais da lucro ao Leao

    • Exatamente Djr, não é simples atrair e contratar jogadores bem qualificados e factíveis, considerando a pouca atratividade do nanico campeonato estadual e desse caça níquel CV. Por isso da importância da série C passar a ser em 38 rodadas, assim, em paralelo a CB, garantindo calendário até o final do ano.

  9. Sinceramente não entendo vocês torcedores, o técnico Catalá é retranqueiro, quando o time tinha que ganhar o técnico planejou jogar pra empatar. Todo ano a gente passa vergonha. Cara, estamos na serie C e todo mundo acha que “escapamos” de cair pra série D é bom demais. Muriqui nada vi de bom, aliás ficou no quase, quase acerta a bola… quase fez um gol… quase recebeu um passe… quase acertou um passe… com exceção de Ronald, não tem que repatriar ninguém. Nem Vinicius que pelo que mostrou esse ano já deu o que tinha que dar. Renovação já. Embora eu não saiba escalação de um time completo, não sou torcedora de radinho.

Comments are closed.