Campeonato Brasileiro Série C
Campeonato Brasileiro Série C

A Série C do Campeonato Brasileiro vai terá outra fórmula de disputa em 2022. O martelo foi batido, com muito debate e votações apertadas, na tarde desta sexta-feira (04/02), em reunião entre a CBF e os 20 clubes que disputarão a edição deste ano.

Saem os 2 grupos com 10 times na 1ª fase e entra um turno único, com todos jogando contra todos, com os 8 primeiros colocados avançando para a 2ª fase.

Os 10 melhores ranqueados do torneio jogarão 10 jogos em casa e 9 fora, enquanto o restante fará 10 partidas fora e 9 em seus domínios.

A 2ª fase permanece inalterada. Com 8 times classificados, o torneio terá 2 quadrangulares do acesso, em jogos de ida e volta. Os 2 melhores de cada chave subirão para a Série B. Os líderes de cada quadrangular farão a final da competição. Os 4 piores times da 1ª fase, que terá 19 rodadas, cairão para a Série D.

A mudança da fórmula de disputa foi concretizada após uma votação acirrada, com 12 clubes votando a favor das 19 rodadas na fase inicial e 8 clubes, todos do Nordeste, sendo contra a mudança, preferindo o torneio no mesmo molde dos últimos anos, com 2 grupos regionalizados de 10 equipes.

O Confiança (SE), que nas discussões anteriores tinha fechado seu voto com o restante dos times nordestinos, foi o único da região que votou a favor da proposta vencedora.

A Série C do Campeonato Brasileiro está marcada para começar no dia 10/04 e tem término previsto para o dia 01/10. A CBF havia divulgado em seu calendário que o torneio teria 26 datas. Com a mudança, o campeonato passa a ter apenas uma data a mais, por conta da modificação na fórmula, que deixa de ter 18 datas e passa a ter 19. A tabela do torneio deve ser divulgada na próxima semana.

Clubes que votaram a favor da mudança

  1. Aparecidense-GO
  2. Botafogo-SP
  3. Brasil-RS
  4. Confiança-SE
  5. Figueirense-SC
  6. Manaus-AM
  7. Mirassol-SP
  8. Paysandu
  9. Remo
  10. São José-RS
  11. Volta Redonda-RJ
  12. Ypiranga-RS

Clubes que votaram contra a mudança

  1. ABC-RN
  2. Altos-PI
  3. Atlético-CE
  4. Botafogo-PB
  5. Campinense-PB
  6. Ferroviário-CE
  7. Floresta-CE
  8. Vitória-BA

Globo Esporte.com, 04/02/2022

1 COMENTÁRIO

  1. Esse formato fica bem mais democrático, privilegia os 8 times que fizerem maior pontuação corrida.
    Por exemplo só no Ceará são 3 times, logo os times que ficassem nesse grupo que não fossem de lá, teriam que ir 3 vezes ao Ceará, lógico que os times cearense iriam votar contra..
    Remo votou a favor, agora precisa ter um time competitivo e forte fisicamente, pq vai enfrentar times de todas as regiões.
    Tomara que a diretoria consiga preencher esse elenco com maior qualidade.

Comments are closed.