Anderson Uchôa
Anderson Uchôa

A aclimatação à cultura remista não foi tão tranquila. Ex-jogador bicolor, o volante Anderson Uchôa chegou no ano passado para ser a referência do setor de marcação do time que Paulo Bonamigo estruturava para a disputa do Campeonato Paraense e da Série B do Brasileirão.

O início foi pouco animador, pois o time acabou afundando na competição estadual, considerada mais fácil. A perda do título, após eliminação dramática para a Tuna, nos pênaltis, marcou negativamente todos os titulares daquela equipe.

Uchôa, que havia feito um gol importante no primeiro jogo daquela semifinal com a Tuna, acabou incluído no pacote de queixas do torcedor, embora tivesse realizado um bom papel. Porém, o processo de adaptação havia sido cumprido com louvor e isso ficaria patente na Série B.

Inicialmente sob a direção de Bonamigo, o sergipano de 31 anos assumiu a titularidade ao lado de Lucas Siqueira, ajudando a fortalecer o setor a partir do início da recuperação, já sob o comando de Felipe Conceição. Mesmo com as hesitações do ex-técnico quanto ao modelo ideal para o meio-campo, Anderson Uchôa seguiu se destacando pela regularidade.

Identificou-se com a camisa azulina, a ponto de fazer a torcida esquecer que havia sido o grande herói de uma recente conquista do maior rival, quando foi o autor do gol que garantiu o título de 2020, aos 51 minutos do segundo tempo, em um Re-Pa decisivo.

Depois da decepção pelo rebaixamento na Série B, Uchôa deu a volta por cima com os companheiros no recomeço das competições. Não participou das finais da Copa Verde, mas voltou para o Estadual assumindo a posição de titular indiscutível. A dúvida era apenas quem estaria ao seu lado. Pingo foi o parceiro inicial, mas Paulinho Curuá assumiu esse papel na fase de mata-mata do campeonato.

Além dos méritos como médio, o volante azulino fez renascer a veia artilheira no primeiro jogo da semifinal com a Tuna, com um cabeceio impressionante entre zagueiros, muito mais altos. Voltaria a marcar na vitória sobre o Paysandu, no Baenão, novamente com um salto que superou os defensores adversários.

Assim, de gol em gol, aliando técnica e simplicidade na condução das jogadas no meio, Anderson Uchôa se estabilizou definitivamente no time titular do Remo. É peça fundamental para a transição. Até quando está fora do time, acaba se destacando. Sua ausência por suspensão no segundo Re-Pa, que encerrou o campeonato, é avaliada no Baenão como um dos motivos para o “apagão” que quase custou a conquista da taça.

O Leão volta a campo neste sábado (16/04), a partir das 19h, para enfrentar o Manaus (AM), na Arena da Amazônia, em Manaus (AM). O jogo é válido pela 2ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 13/04/2022

4 COMENTÁRIOS

  1. Mais precisa trazer mais um volante pra posição,tanto é q o REMO sentiu bastante a sua falta no segundo jogo da final.

  2. Uchoa continue bem como vc esta levando nosso amado Leao de volta a serie B. Parabens pelo trabalho e pelo futebol apresentado vc e um gigante.

Comments are closed.