Marcelo Cabo e Fábio Bentes
Marcelo Cabo e Fábio Bentes

O Remo é um turbilhão de paixão, um clube de massa que alterna entre as euforias das glórias e a melancolia dos fracassos. Clima de extremos! É carnaval ou velório, céu ou inferno, fogo ou gelo.

Não é fácil emplacar em clubes assim, extremados, tão influenciados por fofocas e palpitaria. O Leão não é nada comparável a clubes “amenos”, sem tanta pressão, como Atlético (GO), Sampaio Corrêa (MA) e Cuiabá (MT), por exemplo.

Pelo sucesso que faz com baixos investimentos, o time maranhense é atualmente o “parâmetro” mais explorado pelos azulinos, mas nem tudo que funciona lá, funcionaria no Baenão.

Nem todos os jogadores que fazem sucesso no Sampaio fariam também no Remo. Sempre em efervescência, o clube azulino é um desafio permanente à competência emocional dos seus atletas.

Desafio do profissionalismo em meio à paixão

No ambiente de plena paixão e permanente ebulição, clubes como o Remo têm mais dificuldade para um funcionamento profissional no futebol. Tornar as relações internas mais profissionais é um grande desafio. Mais que isso, é um rompimento cultural.

Essa virada de chave é possível e até parece estar ocorrendo, mas gradativamente. Vai demorar! Até lá, vamos seguir convivendo com instabilidades por soberba, farras e/ou falta de comando.

Vejamos até que ponto as lições de 2022 vão surtir efeito em 2023.

Semelhantes

O Santa Cruz (PE) é um clube que se assemelha bem ao Remo pela alternância entre euforia e melancolia, com longos períodos de estresse. São os casos também de Fortaleza (CE) e Ceará (CE), que embarcaram em uma onda de crescimento e viveram maravilhas nas últimas temporadas. O Ceará (CE), porém, acaba de cair no “estresse” do rebaixamento e está voltando para a Série B.

Psicológico

Clubes suscetíveis a elevação de estresse não podem abrir mão de assistência psicológica preventiva para os seus profissionais. Nas últimas temporadas, o Remo tem dado continuidade a esse trabalho.

Ranking

O Remo (38º) voltou a aparecer acima do Paysandu (43º) no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.

O Leão “desabou” após a mudança do sistema de pontuação. Até 2002, prevalecia a soma dos pontos acumulados na história do Campeonato Brasileiro. Nos últimos 20 anos, vem funcionando um sistema de “meritocracia”, por regularidade.

Só contam as 5 últimas temporadas das competições acessíveis a clubes de todas as regiões do país. Isso significa que as copas regionais (Copa Verde e Copa do Nordeste) não produzem pontuação para o RNC.

Parazão

Nesta segunda-feira (14/11) ocorre o Congresso Técnico do Parazão com toda pompa, incluindo hotel de luxo, palestras, sorteio dos grupos e confraternização. Em 2023, teremos o primeiro Estadual temático, produzindo informações e reflexões sobre preconceitos. Novos tempos!

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 13/11/2022

2 COMENTÁRIOS

  1. Bentes faz um contrato com nosso ídolo Eduardo para disputar esse último título de parazao pelo nosso clube antes de pendura as chuteiras para coroar a história que ele fez no clube e ao final ele passa a camisa 10 para um companheiro que vá assumir ela no brasileiro da série C mais que seja um de qualidade

Comments are closed.