Ypiranga-RS 2×1 Remo (Renan Castro)
Ypiranga-RS 2×1 Remo (Renan Castro)

Paulo Bonamigo é um técnico que desfruta merecidamente de muito prestígio e respeito junto ao torcedor do Remo. Não é para menos. Em sus passagens pelo clube, sempre fez um trabalho sério e responsável, embora às vezes sem obter os resultados pretendidos.

Em 2022, ele conseguiu finalmente o título paraense, que havia deixado escapar em 2021, mas o trabalho de preparar o elenco para o Campeonato Brasileiro não frutificou. Até hoje, o time pouco exibiu de produtivo e pratica um futebol previsível.

O fato é que o Remo não tem um sistema adequado à realidade do elenco. Boas peças foram contratadas, mas isso não se reflete nas escalações e até nas mudanças ao longo dos jogos.

O Leão não sabe ser ofensivo o tempo todo – como o Ypiranga (RS) foi n segunda-feira (23/05) – e não joga em blocos, o que dificulta muito quando é atacado. Mais grave: todo mundo sabe que o time começa em um ritmo, mas depois baixa as linhas e permite espaços.

A equipe tem perdido na Série C pontos preciosos por absoluta incompetência. Foi assim contra Manaus (AM), São José (RS), Brasil (RS) e este último contra o Ypiranga (RS). Dos 4 jogos, o Remo poderia ter vencido pelo menos 2 deles, o que garantiria tranquilidade e um lugar no topo da tabela de classificação. Ao contrário, a instabilidade prevalece e o time vive uma gangorra, vencendo uma, perdendo outra em seguida.

Em Erechim (RS), velhos erros e práticas totalmente em descompasso com o futebol moderno voltaram a assombrar o Remo, com prejuízos que poderiam ter sido evitados. O jogo usual na Série C exige aproximação entre os blocos, saídas rápidas e capacidade de se adaptar ao modelo do oponente. O Remo não conseguiu atingir nenhuma dessas exigências.

Para piorar, um jogador importante como o meia-atacante Erick Flores, que viveu seu melhor momento sob o comando do técnico Felipe Conceição, na Série B 2021, voltou a jogar como antes, de forma mais descuidada e exagerando nas tentativas individuais.

O jogo praticado por Flores é sinalizador do dilema vivido pelo time. Ao preferir o risco de fazer passes entre 2 e até 3 marcadores, demonstra pouco confiar no conjunto. Excedeu-se em erros, atrasou inúmeras saídas e tomou decisões quase sempre erradas.

Como isso é contagiante, acabou influenciando o volante Marciel, que fez sua pior atuação pelo Remo desde que virou titular. A perda de dois defensores – zagueiro Everton Sena e lateral-esquerdo Leonan – gerou problemas, mas não justificar a atuação desleixada que o time teve depois de abrir vantagem logo aos 15 minutos.

Tudo isso deveria ter sido corrigido para o segundo tempo, mas Bonamigo, que se contentou em substituir Erick Flores por Fernandinho no intervalo, não reforçou o setor de marcação e só foi mexer depois, promovendo a entrada do estreante meia Jean Patrick, que nem era a alternativa mais coerente, visto estar voltando a atuar depois de longa inatividade.

Acabou levando um cartão amarelo logo de cara e depois foi punido com o segundo cartão, sendo expulso e abrindo ainda mais as linhas defensivas. Sem jogadores para criar, o Remo passou a depender de bolas esticadas por Marlon e Kevem para Bruno Alves e Brenner, isolados na frente.

Com isso, o Ypiranga (RS) ficou mais tranquilo ainda e o Remo sem poder ofensivo. Um time desarticulado e sem alma, facilmente dominado, escapando por pouco de tomar o 3º gol quando Vinícius fez um milagre em uma finalização em dois tempos.

Poderia ter sido diferente se o técnico optasse por simplificar as coisas, lançando Paulinho Curuá no lugar de Marciel – que ficou até o fim do jogo errando quase tudo – e Ronald para substituir Flores, o que mexeria com o setor defensivo do adversário e daria ao Remo uma alternativa de escape pelo lado esquerdo, recolocando Brenner no jogo.

O problema é que opções simples nem sempre interessam a quem tem conceitos já consolidados, o que parece ser o caso do treinador azulino.

O Leão volta a campo neste domingo (29/05), a partir das 19h, para enfrentar o Floresta (CE), no Baenão. O jogo é válido pela 8ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 25/05/2022

15 COMENTÁRIOS

  1. Quando não tiver mais jeito aí o Presidente vai trocar o técnico como vez ano passado depois que o barca já.esrava furada.

  2. Burro amigo desaprendeu como se joga futebol, está com alzaimer esqueceu tudo, o time é um amontoado de jogadores sem saber o que fazer com a bola.

  3. Só não entendo pq o Prof.nao escala o Ronald e mantém Marlon,keven e Everton Sena na defesa…?

  4. Tira, urgentemente, o Brener.
    Já deu, atacante desse tipo não serve. Desperdiça, perde uma carrada de gol por jogo.

  5. Interessante esses comentários de jornalistas. Cobram a perfeição, que não existe em time nenhum e nunca existirá. Todos os times treinam e possuem jogadas, que no decorrer do trabalho vão aprimorando pelo entrosamento e diversificando também com o tempo. Essa é a leitura que tenho. Cabe ao adversários um estudar as jogadas do outro, assim como suas fragilidades a fim de vencê-los. Todos comentaristas que se arvoraram como treinadores de futebol se lascaram ou se fumaram, na linguagem corriqueira do dia a dia. Quanto ao Remo e o comentário do altamente conhecedor Gerson Nogueira, cai por terra a questão da previsibilidade, pelo que entendo de ser natural esse estudo entre os adversários em confrontos. No aspecto de organização, como torcedor que aprecia futebol, entendo que o Remo alterna momentos organizados e desorganizados de forma equivalente, daí a vulnerabilidade e não ter resultados nos jogos. Esclareço que, como a maioria, que suponho , eu não estou satisfeito com o desempenho do time no campeonato, mas também não concordo com comentários que depreciam, por vezes exageradamente, o time, como se nada prestasse, em nítida conduta de desestabilizar e avalhacalhar ,por razões diversas.

    • Concordo Jamil, é antiético um jornalista tecer comentários exageradamente depreciativos a um treinador de futebol, pode criticar a vontade, mas nunca praticamente chamando o treinador de incompetente.

  6. Pessoal temos que para de pedir a saída dessa porcaria de tec não adianta vamos protestar publico zero para a diretoria respeitar a torcida

Comments are closed.