Pré-Congresso Técnico do Parazão 2023
Pré-Congresso Técnico do Parazão 2023

A Federação Paraense de Futebol (FPF) realizou nesta terça-feira (08/11), o Pré-Congresso Técnico do Campeonato Paraense de 2023. Representantes dos 12 clubes participantes estiveram presentes na reunião realizada na sede da entidade, enquanto outros participaram de maneira remota.

Durante o encontro, o diretor de competições da entidade, Del Filho, explicou que apesar da CBF destinar 16 datas para os Estaduais, a FPF entendeu que 14 datas serão suficientes para realizar o Parazão.

A competição está prevista para começar no dia 22/01 e terminar no dia 03/04. Pelo calendário da CBF, os campeonatos estaduais iniciam uma semana antes, no dia 15/01.

Outra definição é a utilização do VAR (árbitro de vídeo) nos 2 jogos das finais, mas a FPF pretende fazer um esforço para que também tenha na fase semifinal.

Um dos pontos recomendados na reunião foi que os clubes precisarão apresentar estádios com estrutura para receber o VAR, caso cheguem às finais da competição. A ideia, inclusive, é que isso seja colocado no regulamento, para que os participantes providenciem estruturas para receber o equipamento. No momento, somente Baenão, Curuzu e o novo Mangueirão dispõem de salas para o árbitro de vídeo.

Entre outros pontos abordados, foram definidos o formato de disputa, os cabeças-de-chave e os potes para o sorteio dos grupos, que será realizado nesta segunda-feira (14/11), no Congresso Técnico da competição.

O Parazão 2023 será realizado em 14 datas, com 64 partidas. A primeira fase será de grupos. Serão 3 chaves, com 4 equipes em cada. Se classificam para a próxima fase os 8 melhores colocados na classificação geral, enquanto os 2 piores caem para a Série B de 2023.

Os duelos da fase inicial terão os times de um grupo enfrentando as equipes das outras duas chaves. Na fase seguinte (quartas-de-final), os confrontos serão através do “chaveamento olímpico”, com o 1º encarando o 8º colocado, o 2º enfrentando o 7º, e assim sucessivamente.

Remo, Paysandu e Tuna serão os cabeça de chave da competição, por terem terminado, respectivamente, nas 3 melhores colocação do Estadual deste ano.

O Pote 1 foi montado, em consenso pelos clubes, por equipes da região Sudeste do Estado, com Itupiranga, Águia de Marabá e Independente de Tucuruí.

A definição dos demais potes aconteceu por sorteio, com Bragantino, Tapajós e o vice-campeão da Série B integrando o Pote 2, enquanto Castanhal, Caeté e o campeão da Série B ficando no Pote 3.

A FPF e o Governo do Pará dividem o desejo de reinaugurar o Mangueirão no clássico Re-Pa. De acordo com informações, o estádio deve ser reaberto entre o fim de fevereiro e o início de março.

Cabeças-de-chave

Grupo 1 – Remo
Grupo 2 – Paysandu
Grupo 3 – Tuna

Potes

Pote 1 – Itupiranga, Águia de Marabá e Independente
Pote 2 – Bragantino, Tapajós e vice-campeão da Série B 2022
Pote 3 – Castanhal, Caeté e campeão da Série B 2022

Globo Esporte.com, 08/11/2022

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.