Remo 3×1 Capital-TO (Sub-20)
Remo 3×1 Capital-TO (Sub-20)

O Remo estreou bem na Copa do Brasil Sub-20, passando pelo Capital (TO) por 3 a 1 e garantindo presença nas oitavas-de-final da competição. O jogo, realizado na quarta-feira (28/10), no Baenão, expôs duas situações à espera de mudanças imediatas.

A primeira é de ordem fisiológica e diz respeito à integridade dos jovens atletas. Uma partida disputada às 15h, sob um o sol inclemente de Belém ganhou contornos de um ato de desumanidade. Além disso, o desgaste excessivo afetou o desempenho dos times.

Fica sempre a impressão de que os horários determinados pela CBF buscam, indiretamente, economizar nos gastos com energia elétrica e, ao mesmo tempo, visam testar a resistência física da garotada.

Quanto à economia, é algo discutível Quanto à saúde dos atletas, o critério é inaceitável!

A segunda situação envolve a própria expectativa quanto ao aproveitamento dos jogadores da base. Como ocorre há tempos, o Remo consegue formar bons atletas, apesar das dificuldades.

Em média, as divisões de base fornecem entre 6 e 10 atletas para aproveitamento no elenco profissional, mas raramente os técnicos utilizam os meninos. Quando isso ocorre, é quase sempre em situações de extrema dificuldade ou em jogos de cumprimento de tabela.

No time Sub-20 atual do Remo, vários jogadores têm se destacado, desde o goleiro Juan, passando pelo zagueiro Jonilson, o volante Henrique e os meias Solano e Pedro Sena, com passagens pelo elenco principal. No ataque, PP e Felipinho também são muito elogiados.

Todos devem ganhar ainda mais visibilidade na Copa São Paulo de Júniores, em janeiro, mas é temerário apostar que serão aproveitados pelo novo comandante do time profissional.

O ex-técnico Paulo Bonamigo, conhecido por prestigiar a base, ignorou por completo os garotos nesta última passagem pelo Baenão, no começo da temporada. Nem o atacante Ronald, grande destaque do time, mereceu chances maiores com ele.

Quanto à Copa do Brasil, o próximo desafio azulino vai ser contra o Real Ariquemes (RO). A próxima fase é disputada em jogos de ida e volta e o Leão começa jogando em Rondônia.

Blog do Gerson Nogueira, 30/09/2022