Fábio Bentes
Fábio Bentes

A Série C do Campeonato Brasileiro deverá ter um novo formato a partir deste ano. Segundo o presidente Fábio Bentes, os 20 clubes que vão disputar a competição em 2022 concordaram que a decisão aprovada na primeira reunião seria levada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e defendida por todos.

Assim, a tendência, de acordo com Bentes, é que a CBF valide o novo formato em uma reunião no mês de fevereiro.

“É uma demanda que os clubes estão fazendo e estamos com o apoio da Associação Nacional dos Clubes. Sou um dos clubes que representa a competição nesta tratativa. Veja bem, a decisão do formato é dos clubes. O único veto da CBF é a questão financeira. Eles vão ter que provar para nós que financeiramente não cabe. A gente não vê possibilidade disso, até porque é apenas uma rodada a mais. Isso não deve ter impacto grande”, disse.

“A CBF não tem poder de veto no regulamento só porque não gostou. Os clubes que definem através do Congresso Técnico. Como já fizemos uma prévia e assinamos um acordo que a decisão das 20 equipes, independente do resultado, iriam defender a proposta, então as equipes estão fechadas e imbuídas neste objetivo. Acredito que não vai ter problema e estamos esperando só a oficialização”, disse.

Na última semana, o presidente azulino contou os bastidores da reunião dos clubes e o que está sendo apresentado à CBF para viabilizar a mudança no formato de disputa da competição. Com a alteração no sistema da Série C, sai a primeira fase em grupos e entra o sistema de pontos corridos, disputado em turno único com 19 rodadas, onde Remo e Paysandu seriam umas das equipes que farão 10 jogos dentro de casa. Em seguida, 8 clubes vão avançar de fase para manter o formato das últimas temporadas, onde 2 grupos são formados com 4 clubes cada para definir os que vão subir para a Série B.

“Os clubes aprovaram, por maioria, o turno único para a Série C, onde todos os clubes se enfrentam em 19 rodadas. As equipes que tiveram o melhor desempenho no ano anterior fariam 10 jogos em casa, que é o caso do Clube do Remo e do Paysandu. A gente faria 10 jogos em casa e 9 fora. A definição de contra quem jogaria em casa e fora, seria feito por sorteio. Essa é a proposta, que teria acréscimo de uma rodada na primeira fase. Na segunda fase, segue o quadrangular normal, dividindo em 2 grupos e classificaria 2 de cada grupo, como nos últimos anos”, falou.

Além disso, Fábio Bentes revelou que, caso a proposta seja vetada pela CBF por motivos de logística ou estrutura, ainda não há uma definição prévia de quais grupos as equipes do Norte vão ficar. Os clubes defendem que, nesta situação de manutenção do atual formato, os grupos sejam definidos por sorteio e não mais de forma regionalizada, como vem acontecendo.

Em 2019, por exemplo, os nortistas Remo, Paysandu e Manaus (AM) ficaram no Grupo B, com os clubes das regiões Sul e Sudeste. Em 2021, foi a vez de Volta Redonda (RJ) e Tombense (MG) fazerem parte do Grupo A, com as equipes do Norte e Nordeste.

“Caso por um motivo de logística, estrutura, não aconteça (a mudança de formato), não estaria definido nenhum grupo. A proposta que vem sendo debatida é que seria feito um sorteio. Ao meu ver, seria mais justo. Não tem um critério estabelecido para definir se vamos ficar no grupo do Nordeste ou do Sul e logística não pode ser (critério)”, finalizou.

Roma News, 31/01/2022

13 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo lógica ou vantagem neste novo formato, já que os critérios para classificação para série B continuam vinculados ao quadrangular final. Só iremos ter um maior deslocamento entre as regiões.

  2. Fabio Bentes vc não tem aptidão para dirigir um clube de massa que tem no futebol a sua grande paixão. Entrega o lugar e não leve o Remo para mais uma vergonha. A torcida não aguenta mais! Chega!!

  3. vc devia era ta preucupado em montar um time bom , nao esse time peladeiro, me diz onde vc foi achar luan, veraldo , rony que nao tem condicoes de vestir essa camisa, vc ya de sacanagem com a torcida, vc ja deveria ter saido, nao adianta sanear o clube e ter um time merda , fica como diretor financeiro e deixa um presidente que tenha culhao trabalhar , pega essa corja de amigos e vai embora , vc esta de sacanagem com o torcedor

  4. Vejo vários maldizeres contra nosso presidente, mas não vejo uma sequer culpando o Bonamigo por montar mais uma vez um time horrível.
    Bonamigo montou o time que desceu pra C e agora vai montar esse, que do jeito que está, irá voltar pra D.
    Não esqueçam que o Bonamigo chegou em 2020 depois do time montado e armado por aquele técnico que era do São José do RS e depois o Mazola, que por sinal subiu agora em 2021 o Ituano.
    Será que o culpado é só o presidente?
    Quem não sabe montar time é o Sr. Bonamigo
    Acordem!

  5. Eu até defendia o FB, mas agora ele está intragável. Não serve pra presidir um clube de massa, pois não tem pulso. É um banana!.

  6. Presidente, não aprendeu com os erros do rebaixamento? Veja o time que vc montou, fraquíssimo, só não vê quem não quer…Kd o time que vc falou, que iria entrar pra disputar títulos; com esse time vamos rumo a outro rebaixamento e não vem com conversa de que vai esperar os campeonatos do Rio e Sp acabarem pra contratar para Serie C, papo furado!

  7. O FB tá preocupado com a C? deveria pensar em não cair para segunda no Parazão.
    A que ponto chegamos.
    Um time que estava na B com dinheiro , e agora com 30 jogadores que não valem 5 razoáveis

  8. não sabe ajeitar a tua casa , vai se meter na casa dos outros ? tu foi eleito presidente do Remo , te coloca no teu lugar . E vai atrás de jogador de verdade !!!! Seu potoqueiro.

Comments are closed.