Ednaldo Rodrigues
Ednaldo Rodrigues

A Série C está remodelada para este ano. A Confederação Brasileira de Futebol alterou o formato de disputa e, a partir desta temporada, não há mais divisão em 2 grupos regionais. Os 20 clubes, segundo tabela divulgada pela entidade, passam a se enfrentar em turno único, totalizando 19 rodadas na primeira fase.

Com as alterações, os 8 melhores classificados avançam para a próxima fase, dividida em 2 quadrangulares. As 4 equipes que somarem o maior número de pontos neste estágio, garantem o acesso à Série B. Além disso, os líderes de cada chave irão disputar o título da Série C.

Na visão de Adalberto Baptista, gestor do Botafogo (SP), o novo formato possibilitará aos clubes melhorias no cenário esportivo, com a chance de um retorno financeiro maior.

“As modificações eram necessárias. Agora, os times envolvidos terão uma nova oportunidade para negociação de cotas de patrocínios e direitos de TV. Além disso, teremos um calendário competitivo e igualitário para buscar nosso principal objetivo na temporada, que é o retorno à Série B”, afirmou o dirigente.

A modificação foi decidida em votação na CBF, com 12 clubes votando a favor da alteração, contra 8 votos contra. Curiosamente, todos os votos contrários às mudanças foram de equipes nordestinas, sendo que apenas o Confiança (SE), não optou pela manutenção.

Em relação ao calendário, a CBF adicionou uma data a mais para a competição, que terá início no dia 09/04. O torneio termina em 09/10.

Com equipes de 13 Federações diferentes, a competição se destaca por times com forte peso regional e camisas tradicionais do futebol brasileiro. De acordo com Fabrício Toth, diretor de esportes do “Cartão de Todos”, empresa que patrocina Remo e Paysandu, o campeonato pode ser um grande aliado para as ativações dos patrocinadores.

“Nossa inserção no Pará começou com os patrocínios a Remo e Paysandu. Os dois clubes reúnem milhares de torcedores no Estado. Durante nossas ativações, o engajamento dos paraenses com os produtos foi algo marcante, além de ser um local que respira futebol, fatores muito importantes e que fazem grande diferença para os negócios darem certo”, detalhou o executivo.

Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, acompanhou o raciocínio dos clubes.

“A escolha da maioria foi acolhida por todos. A Série C ganha mais datas, mais atratividade. Isso é fruto da união da CBF, das Federações Estaduais e dos clubes em busca da melhor solução para todos”, definiu.

Terra Esportes, 17/02/2022