Vacina
Vacina

A CBF vai exigir vacinação completa contra Covid-19 para jogadores inscritos nos torneios da entidade. A determinação está na edição mais recente do “Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022”, publicado nesta sexta-feira (21/01) pela entidade.

“Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da 2ª dose, se utilizada as vacinas de 2 doses; ou a aplicação da vacina de dose única”, diz um trecho do documento.

O comprovante de vacinação será exigido para que cada atleta seja relacionado em uma partida. Caso o documento não seja apresentado, o portal médico da CBF bloqueia diretamente em seu sistema a inscrição deste jogador.

O presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura, explicou que não se trata de uma decisão política, mas de uma solução para proteger os jogadores.

“Grande parte das internações hoje são de pessoas que não se vacinaram. A variante Ômicron é muito transmissível e os atletas têm que jogar sem máscaras. Então o que podemos fazer é exigir que todos se vacinem para evitar casos graves”, declarou.

Outro trecho é ainda mais explícito sobre a exigência: “É OBRIGATÓRIA ao indivíduo a apresentação do comprovante de vacinação plena para a Comissão Médica Especial da CBF”.

A obrigatoriedade deve ser incluída nos regulamentos específicos de cada competição organizada pela CBF, que são publicados antes do início do torneios.

A CBF também orientou que as vacinas sejam exigidas pelas Federações Estaduais em seus torneios.

Globo Esporte.com, 21/01/2022