Copa do Brasil
Copa do Brasil

A CBF apresentou nesta segunda-feira (26/12), o regulamento da Copa do Brasil de 2023, mas que já traz também uma novidade relevante com relação à edição de 2024.

De acordo com o documento, a CBF irá extinguir as vagas para a competição via Ranking Nacional de Clubes (RNC). A medida acaba fortalecendo as Federações, uma vez que com 80 das 92 equipes se classificarão pelas competições estaduais.

Na edição de 2023, 10 equipes conseguiram suas vagas graças ao RNC, incluindo 3 que estão na Série A do Campeonato Brasileiro – Santos (SP), América (MG) e Bahia (BA). Também utilizaram pela última vez esse critério – Ceará (CE), Juventude (RS), Chapecoense (SC), Avaí (SC), Vitória (BA) e Ponte Preta (SP).

Por estarem empatados no ranking, Guarani (SP) e Criciúma (SC) participarão de um sorteio, com data ainda a ser divulgada pela CBF.

Para 2024, o ranking que será utilizado pela CBF será o das Federações (RNF), para a definição de quantas vagas cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais.

Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a 6 vagas através de suas competições locais. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná ganham 5 vagas. Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão ficam com 3, enquanto os demais Estados recebem apenas 2 vagas.

Para todas as Federações com direito a 3 vagas, as 2 primeiras terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice de cada Estadual, com a última vaga ficando a critério de cada entidade, que pode concedê-la em um torneio seletivo, por exemplo.

Nos casos das Federações com 5 ou 6 vagas, a obrigatoriedade da distribuição via campeonatos estaduais sobe para 3.

Vale ressaltar que 12 clubes seguirão com direito a entrar já na 3ª fase da Copa do Brasil. No caso, os representantes brasileiros na Libertadores, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e da Série B.

Caso essa lista não preencha as 12 vagas, elas serão distribuídas na Série A do Campeonato Brasileiro.

Distribuição das vagas na Copa do Brasil, por RNF:

1º e 2º – 6 vagas
3º a 5º – 5 vagas
6º a 14º – 3 vagas
15º a 27º – 2 vagas

Globo Esporte.com, 26/12/2022