Remo 2×2 Paysandu (Leonan)
Remo 2×2 Paysandu (Leonan)

Há quem suponha, ingenuamente, que a Série C tende a ficar menos competitiva a cada nova edição. Lamento dizer, mas os obstáculos e nível de aperreio só irão aumentando com o passar do tempo. Pela lista de times já confirmados, a tendência é que o Brasileirão de 2023 seja o mais difícil das últimas temporadas.

Entre os times que devem descer da Série B neste ano estão equipes de tradição, torcida e sustentação financeira. Até a rodada deste fim de semana, seguiam na zona de rebaixamento os times do Náutico (PE), Brusque (SC), Operário (PR) e CSA (AL).

O grupo dos 16 já garantidos na Série C inclui alguns emergentes e outros mais graduados. Dentre os azarões mais notórios, estão Pouso Alegre (AL), São Bernardo (SP), Amazonas (AM) e América (RN), que subiram da Série D.

O pelotão dos que entram na competição sem maiores pretensões, mais preocupados em não cair, tem Altos (PI), Floresta (CE) e Confiança (SE). Os demais times merecem toda atenção e respeito porque costumam fazer boas campanhas.

Botafogo (PB), São José (RS), Manaus (AM), Volta Redonda (RJ) e Ypiranga (RS) têm possibilidades de chegar à segunda fase de grupos. Aparecidense (GO) e Volta Redonda (RJ), inclusive, disputaram o quadrangular da atual Série C e os times gaúchos sempre incomodam.

No bloco dos times mais credenciados, pontificam Remo, Paysandu, Aparecidense (GO) e Figueirense (SC). Os 3 últimos fizeram boas campanhas na fase de classificação da edição atual, mas fracassaram no quadrangular. É justo esperar que entrem fortes em 2023. O Leão, que decepcionou na campanha de 2022, se estrutura para brigar novamente pelo acesso.

O diferencial dessas equipes está no peso da tradição e na força de suas torcidas. Imagina-se que irão ter um enfrentamento mais direto pelo acesso com os que descerem da Série B, embora não se possa descartar o aparecimento de um franco-atirador entre os emergentes.

Na comparação com o campeonato deste ano, o próximo terá pelo menos 8 times bem cotados para a disputa nos quadrangulares. Em 2022, além da dupla Re-Pa, os times considerados mais fortes na competição eram Vitória (BA), Figueirense (SC), Botafogo (SP) e ABC (RN).

É claro que são apenas projeções. A movimentação dos clubes em busca de reforços pode alterar bastante a composição de forças, mas é inegável que ficou mais íngreme a caminhada em busca do acesso e é óbvio que a Remo e Paysandu deixaram escapar neste ano uma excelente oportunidade para subir. Ano que vem, a parada será bem mais indigesta.

Blog do Gerson Nogueira, 02/10/2022

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.