Paysandu 2×2 Remo (Neto Pessoa)
Paysandu 2×2 Remo (Neto Pessoa)

Tudo igual na 761ª edição do Re-Pa, o clássico mais vezes disputado no futebol mundial. Nesta quarta-feira (01/12), Remo e Paysandu empataram por 2 a 2, na Curuzu, em Belém, na partida de ida do confronto pelas semifinais da Copa Verde. O jogo de volta será neste sábado (04/12), às 17h, no Baenão. A decisão da vaga à final será nos pênaltis em caso de nova igualdade.

O ganhador terá pela frente quem se classificar no confronto entre Vila Nova (GO) e Nova Mutum (MT), que fazem o segundo jogo nesta quinta-feira (02/12), às 16h, no estádio Valdir Doilho Wons, em Nova Mutum (MT). No duelo de ida, os goianos venceram por 3 a 0, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO).

O clássico reuniu rivais que vivem momentos de reformulação. Recém-rebaixado à Série C do Campeonato Brasileiro, o Remo tem 6 jogadores com vínculo até 2022, sendo que, dentre eles, apenas o goleiro Vinícius foi titular no clássico. O zagueiro Kevem, o meia Tiago Miranda e os atacantes Tiago Mafra e Ronald iniciaram o duelo no banco, enquanto o meia Lucas Siqueira, com uma luxação no ombro, não foi relacionado.

O Paysandu, que não atuava há 3 semanas, acertou aditivos contratuais com parte do elenco da Série C para seguirem no grupo até o fim da Copa Verde. Entre os que deixaram a Curuzu, destaque ao zagueiro Perema, que deixou o clube após 5 temporadas.

Mais inteiro, o time bicolor iniciou o jogo tomando a iniciativa e só não abriu o placar aos 3 minutos porque Vinícius fechou o ângulo do atacante Laércio, dentro da área. Aos 13 minutos, Jhonnatan encarou a marcação pela direita e cruzou para José Aldo escapar da marcação lateral-direito Wellington Silva e concluir para as redes, abrindo o placar na Curuzu.

O Paysandu não diminuiu o ritmo e balançou as redes novamente aos 26 minutos. Vinícius e o zagueiro Fredson subiram juntos para afastar uma bola erguida na área por Leandro Silva, pela direita. Na sobra, o atacante Danrlei chutou de fora da área e Laércio desviou para o gol.

O cenário se inverteu na volta do intervalo, com o Remo ligado e o Paysandu em ritmo lento. Aos 3 minutos, o atacante Neto Pessoa aproveitou o cruzamento pela esquerda do lateral Igor Fernandes, escapou do zagueiro Victor Salinas e mandou para as redes, descontando para o Leão.

Apenas 5 minutos depois, Neto Pessoa foi derrubado pelo zagueiro Yan na área. O próprio camisa 9 cobrou e igualou o placar, aos 10 minutos do segundo tempo.

O empate deixou a partida mais tensa e truncada. Aos 24 minutos, após uma disputa de bola no meio-campo entre Jhonnatan e Anderson Uchôa, o volante do Remo foi puxado pela camisa e acabou revidando. O bicolor recebeu cartão amarelo pelo puxão, mas o azulino foi expulso pela agressão.

O Paysandu se lançou ao ataque para retomar a vantagem, mas sem sucesso. Na melhor chance, aos 40 minutos, o meia Alan Calbergue arriscou da entrada da área e obrigou Vinícius a uma bela defesa de mão trocada.

O campeão da Copa Verde ganha vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil em 2022. A presença neste estágio da competição nacional em 2021 já garantia uma premiação de R$ 1,5 milhão, além da renda da bilheteria, que não é mais dividida. Os valores referentes à edição de 2022 ainda não foram anunciados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Agência Brasil, 01/12/2021