Baenão
Baenão

Quem sonha em voltar aos estádios para acompanhar de perto um jogo vai precisar primeiro pensar na carteirinha de vacinação, só depois poderá se preocupar em comprar o ingresso.

A CBF defende que só volte a ter público nas competições nacionais depois que a população for imunizada contra a Covid-19. Por isso, apesar da temporada 2021 do futebol ter iniciado nos últimos dias, as restrições impostas desde o ano passado vão continuar por tempo indeterminado.

A entidade vem fazendo reuniões semanais com representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) para discutir as condições da pandemia e protocolos de segurança. A posição de momento é que os torneios continuem sem a presença de torcedores nos estádios para evitar o risco de contágio com aglomerações.

“Hoje não é possível se falar disso (volta da torcida). O movimento é exatamente ao contrário, com vários Estados e municípios em ‘lockdown’. A volta do público é algo que, na nossa avaliação, está muito acoplado à vacinação”, disse o secretário geral da CBF, Walter Feldman, que também é médico.

Não há jogos nas principais competições do Brasil com a venda de ingressos ao público desde março de 2020. Em janeiro deste ano, a final da Copa Libertadores reuniu cerca de 5 mil pessoas no Maracanã, mas todas estiveram presentes como “convidadas” de clubes, entidades e patrocinadores.

Para os times, a falta de bilheteria tem causado prejuízos enormes. Um estudo recente da consultoria Sports Value estima que os clubes fecharam o último ano com receitas até 46% menores em relação a 2019.

Para diminuir o impacto financeiro, a CBF liberou uma linha de crédito de R$ 100 milhões no ano passado. Não estão descartadas para o futuro próximo novas contribuições, mas é certo que os estádios vão demorar para reabrir.

“Precisamos da vacina, ou então de uma queda absurda da pandemia no que diz respeito aos índices de contaminação, ocupação de leitos e mortes, mas não é isso que temos visto”, apontou Feldman.

O Liberal, 02/03/2021

18 COMENTÁRIOS

  1. O grande problema que a coronavac tem se mostrado ineficiente. A primeira mulher vacinada com ela, acabou contraindo o COVID e, isto acontecerá enquanto se insistir com ela, a Sputnik e a de Oxford tem apresentado melhores resultado e deve em breve dar entrada no Brasil, aí sim teremos imunização em massa, coma coronavac não temos nenhuma segurança.

    • Nenhuma vacina tem 100% de eficácia. Nem a melhor de todas, que é a da Johnson & Johnson, recém-lançada e que todos os países do mundo estão correndo para comprar (menos o Brasil). Em um universo de milhões de vacinados, os casos de infecção de vacinados são raros. Não podemos transformar a exceção em regra.

      • Concordo em parte, a Coronavac, dentre TODAS é a de menor eficiência, isto é um fato, não a toa os casos estão aumentando em todo o Brasil, a falsa impressão de que a vacina atual resolve o problema é uma grande falácia. A esperança reside em imunizantes de maior qualidade e eficiência, como é o caso da Sputnik e a Oxford, além disso, a OMS já condenou o lockdown como medida de combate ao Vírus, mas infelizmente os governadores insistem nesta pratica e criam mais problemas do que soluções.

    • Augusto, lá bem tu com política pra cá.

      Mas vamos lá, o problema não é de eficácia de vacinas e sim da pouca quantidade de vacinas que foram aplicadas na população, hoje correspondendo a apenas 3,11% da população do Brasil, e isso é devido ao negacionismo do governo federal a pandemia, que só tem dificultado a imunização dos brasileiros e consequentemente estamos vivendo um momento catastrófico.

      Portanto, nem pensar em torcida em jogo de futebol sem a população vacinara, está correta a CBF.

      Sobre a Coronavac, é preciso entender bem o significado de eficácia, pois com ela há 50,38% de menor risco de adoecer pelo covid, porém se vier a ser contaminado tem 100% de eficácia de não adoecer gravemente (necessidade de UTI, etc). Isso é ótimo, significa risco ZERO de morrer devido ao covid após tomar as duas doses da Coronavac. Ver no link abaixo.

      https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/12/5038-78-100-o-que-significa-cada-percentual-da-coronavac.htm

      • Na verdade a pessoa tomando vacina não significa que jamais a pessoa terá a doença…meu filho tomou as 3 doses da meningococica e teve meningite…mas quando veio…a vacina sustentou a pancada…a da gripe tem todo ano e vez ou outra a galera pega…a eficácia para esta vacina é na média de 50%…pra não ir para internar está na média de 78% e para risco de morte 100% de eficácia…..Tenho certeza q ninguém sabe da eficacia da gripe, do tétano ou qualquer outra vacina…agora todo mundo contestando a eficácia dessa aí…q a gente tenha a alegria de voltar a ver nosso Leão na arena Banpará baenao logo e tOdo mundo vivo mano !!!!!!! pra cima leaoooooooo

        • Pois é, todo mundo se vacina contra a gripe todo ano e nunca perguntaram qual o laboratório que fez ou qual o percentual de eficácia. Nem da gripe, nem de nenhuma outra!

      • parei em ler no tal negacionismo… Como um governo que libera Bilhões para o combate a uma pandemia é negacionista? não estou nem aí se é esquerda ou direita, mas quem cai neste papo nunca parou para pensar! Se a Coronavac permite infecções, mas impede as mortes por que a superlotação das UTIs (suporte a vida)? Por que os governadores pegam o dinheiro e continuam comprando respiradores ao invés de simplesmente comprar mais doses de vacina? Ao invés de discutirmos entre nós, deveríamos estar cobrando das autoridades que prestassem conta de cada centavo gasto e, principalmente, o por quê da estratégia ser essa! Novamente, se o risco de morte por Corona de uma pessoa vacinada com a coronavac é zero! não precisa comprar mais nenhum respirador, basta pegar todo este dinheiro e reverter em doses de Vacina! Não estou discutindo politica, estou discutindo os motivos que levam a CBF, que está certa, a tomar as medidas tratadas na reportagem, apenas isso!

      • “…”Um jeito de entender [por que com esses percentuais a vacina é eficaz] é pensar ao receber a imunização: eu até posso adoecer, mas não terei uma doença grave, não vou internar, não vou para a UTI nem precisarei de oxigênio. É isso que a gente necessita agora. Em termos de saúde pública, isso é importante para aliviar a pressão no sistema de saúde”, diz a especialista… – Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/12/5038-78-100-o-que-significa-cada-percentual-da-coronavac.htm?cmpid=copiaecola

        Tirei do texto do Garra Azul, se vai reduzir o número de ocupações na UTI, por que os governos estaduais, inclusive do Pará, estão investindo em leitos e respiradores ao invés de pegar todo o dinheiro e comprar doses da Vacina, independente de que marca seja?????

    • Augusto, tu continuas tentando confundir as pessoas nessa tua linha política ao atacar a Coronavac, comprovadamente eficaz em 100% que as pessoas NÃO morrerão de covid após tomada a segunda dose.

      É sabido que para conter a pandemia a população deve estar 70% vacinada. A questão é que somente 3,11% dos brasileiros foram vacinados, consequentemente a grande maioria ainda está exposta ao covid. Com o agravamento devido a segunda onda, está havendo necessidade de mais equipamentos (respiradores, oxigênio, etc) para atender as pessoas com covid que estão chegando em hospitais em estados graves. Inclusive muitos morreram em Manaus sem poder respirar por indisponibilidade de respiradores e oxigênio.

      Para conter a pandemia, enquanto não tiver 70% da população vacinada, é necessário evitar exposição, fazer o isolamento na medida do possível, pois a salvação é a vacinação e todas as vacinas aprovadas são boas. A Coronavac é, atualmente, a vacina que está mais salvando vidas dos brasileiros.

      Fora isso é ignorar a ciência, é acreditar em charlatanismo e ser negacionista, e por sim isso tantas vidas de brasileiros já foram perdidas.

  2. Será que é verdade o retorno do atacante Gabriel Lima ao Leão, se for, taí o substituto a altura do Hélio, será uma excelente notícia

  3. Augusto tens que se informar mais antes de falar sobre determinados assuntos. Os estudos apontam que a eficácia geral da vacina só vai fazer efeito completo aparti da segunda dose, durante esse intervalo ela pode contrair a covid e apresentar sintomas. Por isso que durante a vacina ainda as pessoas tem que tomar medidas de proteção ainda, não pegue um caso isolado e generalize. O momento é muito importante saber informar as pessoas.

  4. sabe quando vamos poder ir aos estádios em 2022 na hora do voto tirando todos os políticos profetas do caos, lockdown, corruptos ai sim teremos dias de paz…

  5. Nao acredito ate aqui no site do REMO esse assunto sobre o covid,j nao basta os jornais que nao param de noticiar sobre este virus,vamos aliviar fala sobre futebol mesmo a CBF e uma instituiçao corupta igual a alguns governadores que ficam fechando estabelecimento dos outros e que pra eles a covid nunca vai passar

  6. Já que é pra falar de política espero que consigamos a vacina o mais rápido possível, mesmo tendo que passar por cima do próprio governo que só pensa em si mesmo, e que no ano que vem possamos nos vacinar contra a covid é contra a corrupção em nível federal e estadual!!!!!

Comments are closed.