Botafogo-RJ 3×0 Remo (Igor Fernandes e Renan Gorne)
Botafogo-RJ 3×0 Remo (Igor Fernandes e Renan Gorne)

Em 3 rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, o Remo somou apenas 4 pontos. Na tarde deste domingo (13/06), contra o Botafogo (RJ), o Leão conheceu a primeira derrota na competição. O placar de 3 a 0 deixou a equipe na 10ª colocação, mas com possibilidade de fechar a rodada fora em posição mais abaixo.

Um dos pontos que nortearam a derrota azulina foi a baixa produtividade durante os 90 minutos. Para o técnico Paulo Bonamigo, essa questão pode ser justificada pela pouca movimentação e pelos erros na hora de decidir o que fazer com a bola no campo de ataque. Apesar disso, ele refutou a ideia de que o problema seria o esquema tático utilizado.

“Estrategicamente, não conseguimos impor nosso jogo. Um gol cedo nos atrapalhou também. Sabíamos que o Botafogo (RJ) era uma equipe de um reativo muito forte, que quando tem uma situação favorável dentro do jogo, sabem usar com rapidez com o Ronald e Paulo Victor pelos lados”, apontou.

“Não é questão de esquema tático. Foi com essa forma de jogo (4-3-3) que o Remo subiu (para a Série B) e fez grandes jogos. Evidente que temos que consertar alguns erros de atenção, principalmente nos últimos jogos, que tomamos gols em menos de 15 minutos e isso dificulta muito a estratégia que planejamos”, comentou.

“Faltou um pouco mais de movimentação, de definição no último terço, ter uma tomada de decisão mais correta. O adversário marcou bem. Quando baixou o bloco, foi bem efetivo. Tem dias que não conseguimos jogar e hoje foi um dia que não conseguimos impor nosso jogo e não realizar o que planejamos”, disse.

Para o próximo jogo, o Remo não terá muito tempo para lamentar e nem treinar. Na próxima quarta-feira (16/06), o Leão recebe o Vitória (BA) no Baenão. Até lá, serão apenas 2 dias de atividades e alguns problemas para corrigir no elenco.

Por conta disso, o técnico Paulo Bonamigo enfatizou que é preciso “assimilar o mais rápido possível” a derrota para os botafoguenses.

“Tem que corrigir o que precisa ser corrigido, assimilar o mais rápido possível esse golpe. Série B é essa competição que saímos do Botafogo (RJ) e vamos para o Vitória (BA) e depois para o Avaí (SC). Jogos de muita competitividade, a equipe não tem que se abater mentalmente e no jogo seguinte já regularizar as coisas”, concluiu.

Roma News, 13/06/2021

54 COMENTÁRIOS

  1. Concordo em n se deixar abater, vamos pra cima !!!
    Remo100% alguma notícia sobre a volta do Lucas Tocantins?

  2. Para de falar em Serie C por…Mania dessa diretoria e do Bonamigo acharem que Serie C é parametro. Estamos na B, portanto pensem no nivel da B, na qual 433 é suicidio

  3. O Bonamigo precisa enxegar que não dá pra manter esse esquema de jogo com esse elenco. Marlon sem condições nenhuma de ser titular. O 2 gol do botafogo foi tira teima do gol do atlético… lateral com roubada de bola no ataque e o adversário pegando a defesa totalmente aberta, com essa piema do Marlon olhando a jogada e os cabeças de área (Uchoa e Lucas) pensando que são meias atacantes. Nunca estão na frente da zaga para dar proteção.

    Gedoz é só migué. O que esperar de um time que fez tantas contratações e 80% desses jogadores são banco ?

    • Concordo plenamente trouxeram tantos jogadores e o time é o mesmo do paraense,tem que mudar rapídamente pois com esse time não vai chegar a lugar nenhum.

  4. Pra jogar com posse de bola e esquema 433 tem que ter qualidade, esse esquema funcionou pra série C pelo nível das outras equipes que eram inferiores, mas contra times mais qualificados, é preciso se resguardar, fazer que o atlético goianoense, Fortaleza, bragantino, é vários times medianos fazer: jogam fechado com 2 linhas de 4 e 2 na frente. Com um time que erra muitos posses, tem um meio de campo lento e previsível, a posse de bola é ilusória, fica rodando pelo círculo central, vai pros zagueiros, dos zagueiros pro goleiro, ele dá um chutão, se a bola voltar, de novo vem o volante toca pra trás, o zagueiro toca pro lado, do lado volta pro meio, tudo isso no nosso campo de defesa. Não se vê uma jogada criativa (acabei de ver um gol lindo da Colômbia que nem tempo pra treinar tem e faz um gol de bola ensaiada). Só times muitos qualificados, principalmente no meio mantém esse esquema, vamos ser mais sensatos e mudar esse esquema. É um esquema que supostamente deixa o time ofensivo, mas com esse elenco e nesse campeonato não dá mais.

  5. O time chegará na 2ª-feira e, só terá a 3ª-feira para algum tipo de treinamento. Será pouco tempo.

    Então, o Treinador Paulo Bonamigo tem de mudar. Primeiro, a sua mentalidade, o modo com que vem enxergando o elenco.

    Não adianta ter 35 atletas disponíveis, se só vê os mesmos 14 ou 15, de sempre.

    Bonamigo, você tem a opção. Use-a.

    • Rafael FC, análise sensata!! Realmente com as peças que temos não tem mais condições este esquema tático do Bona. Precisamos mudar urgentemente a equipe, trocar os volantes e zaga. Qualificar o meio de campo e treinar finalizações será fundamental pra se manter na B. Gedoz não consegue articular está transição de forma eficiente….ta muito displicente, sem vontade, se achando craque…nosso Remo precisa do Espírito do “seu boneco” em campo. Vamos em frente, fortes com o MAIS QUERIDO!!

  6. Ja deu Bonamigo pra ti. Escala mau, esquema péssimo, teimoso. Tchau pra ti. Leva Marlon, Gedoz, Uchôa, jansen e etc..o úncio lado bom, disso td é q tá no começo. Sr Fabio Bentes pelo Amor de Deus ainda da tempo. Dá uma Chacoalhada logo quanto a tempo. E temos q fazer PRESSÃO. Não tem mais espaço no Time Titular. Vinícius, Jansen, Marlon, Uchôa e Gedoz

    • Que? Mandar o Bonamigo ir embora? O cara tem apenas 3 derrotas na temporada e vc só ver um lado da situação.

      • não adinata mandar Bonamigo embora agora…pela regra so podemos mudar uma vez..ainda confio no trabalho dele…o problema são as peças do elenco..e ele tem que ver que não adianta persistir no erro, de pensar que esquema tal funcionava ano passado com jogadores diferentes esse ano. tem que adequar

  7. Precisamos contratar e dispensar urgentemente. Esse filme já assistimos. Insistir e crê que as coisas vão melhorar, com meia dúzia ou mais de jogadores que não emplacaram, é querer enxugar gelo.

  8. Ei tem q mandar esse Tecnico embora. O cara pensa q ainda ta na série C. Qer jogar serie B com esquema de série C. Ta ficando é doido msm. FORA. A torcida tem q ir la no Baenão fazer ONDA.

  9. Meu caros amigos um time de futebol que não tem banco para modificar uma partida , não muito longe. Eu sou tempo que quando a torcida via movimentação no banco de reservas vibrava , por que sabia que vinha alguém que poderia mudar ou incendiar o jogo. Isso não acontece de maneira nenhuma no atual elenco do Remo. Em vez de melhorar piora.

  10. O que falta no e jogar com três atacante e três saqueiro sendo um fazendo como último homem.

  11. É triste ver o nosso time perder dessa forma, entregue, sem entrosamento, parece que é a primeira vez que jogam juntos, time apático. Com Gedoz marcado o ataque não funciona, mesmo com a vontade do Dioguinho, que junto com Thiago Ennes e Lucas Siqueira tentaram fazer alguma coisa! Faltou Sr. Bonamigo, foi coragem de mudar a forma de jogar, nossos centroavantes são dois postes pesados e de fácil marcação, Marlon pesado demais para a função, Jefferson inútil no ataque e por aí vai. Pense bem, cobre reforços de peso, pois é no seu lombo ué irão cair todas as culpas pelo fracasso que se anuncia.

  12. Fora de casa tem de ser 442 . Estamos perdendo no meio do campo. Marlon e Gedoz devem jogar dentro de casa poupar no jogo fora

  13. O Bonamigo é o principal responsável por essa pífia partida do Remo contra o Botafogo, por sua teimosia.

    Se um esquema deu certo na série C com praticamente o mesmo grupo não significa que dará certo na série B porque o nível é bem acima.

    Sem haver mudanças de esquema e nem de jogadores não haverá melhoria, pelo contrário, o sistema exaure e consequentemente os resultados indesejados virão até desabar. Consequentemente muda o treinador.

    Se o Remo quiser melhorar então a primeira coisa é corrigir as deficiências ou gargalos do time, e de cara é a fragilidade de marcação do meio de campo onde os adversários jogam fácil. Se não tem primeiro volante que presta, então coloca 3 zagueiros e muda o esquema jogando com alas abastecimento os atacantes, por exemplo.

    O que não pode é continuar teimando em algo que não está dando certo, é se queimar prestigiando jogadores que não tem qualidade para executar a função conforme o treinador gostaria. Por exemplo, o Dioguinho jamais será um Hélio que marcava muito, fechava o meio e atacava agudo para fazer gol. O Uchôa jamais será um Zé Ricardo que está em todo lugar do campo fechando espaço, roubando bola e tocando para o ataque. Não funciona o 4x3x3 sem a devida qualificação de jogadores, principalmente no meio de campo.

    É suicídio prestigiar jogadores improdutivos ou desqualificados ou descompromissados do atual plantel.

    Começo a achar que os críticos do Bonamigo tem razão, infelizmente.

    • O que crítico do Bonamigo é em relação ao esquema 433 mesmo, mas me parece que ele perdeu um pouco a mão do time também. Esse esquema supostamente ofensivo deixa na verdade, o time muito vulnerável, é o esquema que o Barcelona constuma adotar, que quando da certo, Ok, mas quando encontra um time ou que porque no contrataque fechado, ou que tem muita qualidade, perde e às vezes de goleada. O esquema com 3 zagueiros é interessante, porém nosso lado esquerdo está muito deficiente, tanto pelo Jansen que até agora foi o único zagueiro a jogar por ali ( o Sueliton entrou pela direita, Romercio, Keven, Fredson, todos pela direita), é o Marlon também sem condições. A Bélgica está jogando nesse esquema: quando é atacada fazem uma linha de 5, 4 no meio em círculo e o Lukaco na frente. Quando tem a posse de bola os 3 zagueiros ficam e formam atras do grande circulos, os outros jagadores sobem…

      • Exatamente mana Gilmessi77, excelente a tua análise. Certamente é possível jogar ofensivamente com esquema de 3 zagueiros, o seu exemplo da Bélgica é perfeito.

        Mas se o Bonamigo quiser manter os 4x3x3 é preciso resolver primeiramente a deficiência dos volantes, principalmente o primeiro volante que deve dar a segurança aos zagueiros, o Uchôa não tem capacidade de fazer essa função.

  14. O Bonamigo faz sempre um diagnóstico das falhas após as derrotas, mas nunca as corrige. Eu aposto que ele vai repetir o mesmo esquema no próximo jogo e, como o Vitória ainda não se acertou, o Remo pode até vencer jogando mal e ele vai continuar enganando até a próxima atuação vexatória como a de hoje..

  15. buuonamigo vc e todo cupado desses jogos quê remo perdeu so contratou jogador buomba esses zagueiros todos muito fraco pede pra sair tem que mandar uns 10 embora principalmente esses atacantes e zagueiros

  16. O time do Remo não tem preparo físico para jogar dois jogos por semana, tem que ter rodízio de jogadores, o Remo só ficou melhor quando já estava 3 x 0, depois que entraram jogadores descansados.

  17. Penso que Bonamigo teve a intenção de aproveitar a base do time que o Remo já tinha como diferencial para alguma dianteira nesse início de campeonato, considerando que os adversários, na maioria, estão em formação por contratações recentes, sendo os novos gradualmente introduzidos no time. Fui na e Fortaleza saíram da C, mantiveram parte de seus elencos da C é foram para A. Então essa idéia de esquecer a C porque a,B é muitíssimo diferente, não é bem assim. No Remo está aposta parece que não está dando certo por falta de regularidade no desempenho durante e entre os jogos. Normal! É corrigir a estratégia é tem tempo. Por outro lado, apesar da já rotineira queimação, entendo precoce, de novas contratações do Remo pela imprensa, apoiada por torcedores que querem um super time desconsiderando o factível para estabilidade do Clube, entendo que a maioria desses jogadores, que jogaram a A1 do Paulista, são credenciados para compor uma equipe competitiva. O que ocorre é que precisam ritmo de jogo e entrosamento, também o Bonamigo tem que ter tempo para conhecer a característica do jogador e como ele pode proporcionar maior entrega ao time, por exemplo, Jefferson é centro-avante para o meio, não para esquerda, Rafinha jogava pela meio, indo mais pela direita, não pela esquerda. Esses jogadores está sendo sacrificados pois entram poucos minutos nos jogos quando o time está perdendo, ou, no paraense quando o resultado já estava praticamente definido e o resto do time já sem maior empenho. Daí as substituições não dão resposta pelo desentrosamento. Acho que agora é mudar a estratégia é trabalhar o ritmo e entrosamento desse grupo de contratados como as outras equipes, apostando na sequência do campeonato. Então é ter paciência. Concordo com o Rafael FC, não adianta ter 35 jogadores e só trabalhar com 15 pois o campeonato é longo com jogos próximos e adversários difíceis. Lembro aqui de um comentário do ex jogador Ricardinho, hoje comentarista esportivo, um craque ou um ou dois jogadores ganham um jogo, mas o que ganha campeonato ou tem bom desempenho em campeonato é o elenco. Acrescento que é um elenco com ritmo e com entrosamento. É ter calma, paciência. Confio nesse grupo e no trabalho do treinador. Altos e baixos são comuns tanto na série A como também na B, sendo importante o saldo positivo. Ainda temos 35 rodadas É o que penso!

    • Só para acreditar! Manchete do O Liberal “Em três dias, Remo viaja mais de três mil quilômetros para jogos da Série B e Copa do Brasil”. Petković comentou sobre as duríssimas viagens de avião quando dirigia o Criciúma ,salvo engano, e o prejuízo no rendimento do time. Outro comentarista também falou sobre no jogo Remo x Brasil de Pelotas, justificando a perfil do Brasil. Para os outros isso vale, para o Remo isso não vale. Vamos também analisar com frieza, não é só esculhambar.

      • Eles viajam uma vez pra Belém, o resto do campeonato são viagens curtas, enquanto a gente viaja 38 vezes, praticamente, salvo as rodadas duplas em casa ou fora.

        • Conversa fiada! Assim é fácil justificar atuações medíocres o que aliás já vinha acontecendo antes de começar o brasileiro. Então não me venham com desculpas esfarrapadas ! A tabela da brasileiro saiu bem antes e todos já sabiam que seria assim. Se estivessem vencendo, atuando bem, ninguém comentaria!!

      • Ué! Faz duas décadas que o formato da Série B é assim e a diretoria não sabia? Não se prepararam para a competição contratando um bando de mamutes sem velocidade que quando entram deixam o time irreconhecível. O Bonamigo acha que ainda está jogando a Série C que, além do nível técnico inferior, tem um formato regionalizado, o que favorece a logística dos deslocamentos.

        • Sou torcedor também, não faço parte da diretoria, mas imagino que sabiam. Imagino também que para fazer um timaço com um super banco precisa de muito dinheiro também. Imagino que o Remo não tem dinheiro para isso. Acho que o Remo tem jogar Como puder sem afundar o clube por 15 anos de novo. Ainda acho precipitado todo esse movimento com 3 rodadas de 38, mas todos tem direito de opinar, inclusive eu. Bora Leão!!! Vamos ganhar o Vitória!

          • É isso aí Jamil. Saudações AZULINAS!

            Foram apenas três rodadas, ainda faltam 35, incluindo amanhã, enfrentando o Vitória soteropolitano.

            A alternativa é rodar o elenco. Usar mais atletas, que tenham menos sequência de jogos. Consequentemente, mais descansados e aptos ao jogo.

            Tem que acreditar no elenco, que foi formado pela mesma comissão técnica que escala o time.

            O torcedor tem que acabar com essa estoria de “mandar embora” Fulano e Sicrano. Isto não acontecerá. Pelo menos, não em proporção acentuada.

            Certamente, no decorrer da competição, alguns novos jogadores serão integrados ao grupo. Mas, de forma pontual e, provavelmente, na segunda metada da tabela.

            Quanto à logística, para esse ano, é o que há. As viagens são longas, porém, administráveis. Partir com a máxima antecedência possível e, retornar com celeridade. Treinando no corredor do avião.

            Para o próximo ano. Permanecendo na Série A2 ou ascendendo à Série A1. Com o retorno do público aos estádios.

            A Diretoria poderá pensar em alugar (leasing) um avião, operando com à empresa AZUL Linhas Aéreas e, programar as viagens com antecedência e perfeição, em voos privados, com horários adequados e sem escalas ou conexões.

            Disponibilizando as vagas excedentes, ao torcedor. Gerando arrecadação simultânea.

            É lógico que o nome do avião seria “LEÃO AZUL de ANTÔNIO BAENA”.

  18. Time vagabundo, esquema de jogo covarde e jogadores de várzea. Alguns se salvam mais a maioria é ruim de gedoz, Jeferson, Marlon, carius, Erick flores e outros que estão encostados no grupo. Diretoria tira logo enquanto há tempo, depois que não tiver como evitar rebaixamento vão lamentar pelo resultado final de campeonato.

  19. O Problema desse técnico é a teimosia, é capaz de perder o emprego , mas não abre a cabeça. 433 era usado na C quando os times eram inferiores ao Remo , na B a coisa é diferente.
    O presidente disse que iria contratar 7 jogadores para serem titulares, cadê? . O Remo tá jogando série B com o mesmo time do Parazão.

  20. O que faltou foi atitude. Falta vergonha na cara. Volta Mímica, você é jogador de série C, esses caras são jogadores de série D. Faltou sangue. Faltou luta. Faltou uma boa dose de remédio pra verme. Faltou atitude do técnico e dos pseudojogadores. E aí eu pergunto : alguém se salvou nesse massacre do ontem???

  21. A torcida é a voz do povo e a voz de Deus. Queremos continuar com Bonamigo, ao qual somos muito gratos, mas queremos mudanças cada jg é uma decisão e não entrega de pontos sem luta como foi contra o Botafogo.

  22. Não adianta ter o Kelvin, o Curuá e o Artur e insistir em jogar com o Jansen, o Gedoz e o Uchôa que não estão rendendo nada. O Jefferson toda vez cisca e perde a bola gerando contraataques. Tá provado que esse sistema tá falho, Bonamigo. Essa sua insistência gera incompetência coletiva. O problema não são os jogadores, mas sim o sistema tático. Pow, e para de falar em “terço” e “bloco”. Fala a linguagem clara sobre os setores da equipe e reorganiza o time, Bonamigo, por favor, pois sua insistência é irritante para o torcedor.

  23. O próximo adversário do leão e o Vitória que até aqui não venceu nenhum jogo e, é a oportunidade do leão reverter essa situação, pra cima meu LEÃO, e nos erros que acertamos, continuo acreditando.

  24. O que faltou Bonamigo,é o que vem faltando Já há 3 jogos atraz, é vc mudar esse time.
    Não da mais pra jansen, Jefferson, gorne, Uchôa,marlon . Por favor muda esse time.
    Cadê o flores, gabriel lima, curuá ,Arthur ???
    Pelo AMOR DE DEUS o Kevem não é pra ser banco nesse time !!!!
    Acordeeeemmmmmmm !!!!!

  25. Bom dia! Os dirigentes e o técnico tem que dar uma sacudida nos jogadores. Estao jogando sem vontade! Esse Jeferson nao e titular! Alo dirigentes da uma chamada no gedoz nao esta jigando nada!!!! Sem garra sem pix da torcida lembra disso nao vou sustentar burro a pão de lo.

  26. Quero falar uma coisa pra vcs o remo tem capitão?Porque eu não vejo ninguém puxando a orelha dos caras no campo dizendo pelo menos um p** bora correr bora suar sangue eu não vejo,cinceramente o Lucas Siqueira que era pra fazer isso mas não faz o Vinicius também não reclama com os caras da zaga bora marcar bora marcar.

  27. SÓ FALTOU ESCLARECER QUE A FALTA DE DECISÃO CORRETA EH PRINCIPALMENTE DELE. ELE TEM QUE ENTENDER QUE O REMO TEM SUAS LIMITAÇÕES E NÃO PODE QUERER JOGAR DE IGUAL P IGUAL C TODOS OS TIMES! PASSA ANO,ENTRA ANO E OS ERROS SE REPETEM: COMPETIÇÕES DE NÍVEL INFERIOR NUNCA SERÃO PARÂMETRO P AS DE NÍNEL SUPERIOR. SE O REMO TEM PROBLEMA DE DINHEIRO, MAIS UM MOTIVO P CONTRATAR CERTO E NÃO DISPERDIÇAR DINHEIRO! PREOCUPANTE!

  28. Contratem o vanilson atacante do manaus , antes que outro clube da série B chegue na frente.O cara esta voando no ataque

    • Esse Vanilson é daqui de Roraima e enfrentou o Remo em 2008 pela Série C jogando no Progresso de Mucajaí-RR. Ele tinha 18 anos e foi a revelação naquele ano. O Remo poderia tê-lo contratado naquela época em que ele era bem jovem. Ele rodou o Brasil jogando em vários times e agora tem 31 anos.

  29. Certos jogadores parecem que não entende o que é passar de série. Assim como os clubes tentam se reforçar para novos desafios, os jogadores também teriam que melhorar para enfrentar desafios mais elevados, é a teoria da evolução, só os mais capazes permaneceram, o restante será eliminado. Reserva de mercado só se vida fosse parada, mas, felizmente a vida está sempre em movimento

  30. Bonamigo insistindo nesse esquema 433. Muda para o 352 ou 442. Muda as peças de acordo com o esquema. Dá um banco pro uchoa, Marlon, Gedoz, gorne e Jansen.
    Time velho e sem preparo físico para jogar 2 jogos por semana.

  31. Tem que melhorar,tem que contratar 2 bons volantes de marcação,1 meia armador p ser titular e 1 atacante fazedor de gols,caso contrário a série C já e uma realidade,os caras são perna de pau,estão recebendo em dia,tem condições de trabalho, então na tem desculpas,muda o esquema p 3,5,2…

  32. Galera nao adianta. Esse Tecnico é Teimoso. Vai continuar com esse esquema. IRRITANDO ainda mais. A culpa não é só dele. É principalmente desse Executivo de Serie E Traz jogadores de Serie C e ainda Reservas. Tem q mudar td Executivo, Técnico e Jogadores seu Fabio Bentes. Eles estao lhe QUEIMANDO FEIO.

  33. O Bonamigo ta insistindo nessa formação suicida, pois, o Uchôa e o Gedoz não marcam, o Marlon tem que entrar faltando 25 minutos para acabar o segundo tempo.
    O correto é colocar 3 volantes, Lucas Siqueira, Arthur e Vinícius Kiss , junto com o Gedoz encostando no ataque, composto do Dioguinho e Gorne. Agora o LEÃO tem que contratar pelo menos dois jogadores de beirada bastante agudo, um meia direita e outro centroavante que resolva!
    O Bonamigo tem que parar de inventar, ontem Só tirou o Marlon pq o mesmo se contundiu, sem paixão por jogador, temos o Curuá que sabe jogar e não é selecionado pros jogos !!!!
    Pegamos três gols de puro vacilo…

  34. Com este time que não tem esquema de jogo, este trainador fraco e teimoso, contratações péssimas, um goleiro que vem falhando constantemente e não vai nunca para o banco, nossa defesa é fraca e o meio de campo nada cria Gedoz uma decepção total. Estamos arriscados a sermos rebaixados novamente para série C.

    • Não quis vir. Preferiu ficar no Santa Cruz-PE. Família estava ambientada a morar em Recife-PE e não quis vir morar em Belém.

Comments are closed.