Roberval Davino
Roberval Davino

A conquista da Série C do Campeonato Brasileiro pelo Remo completará 15 anos em 2020. O título mais importante do Leão foi marcado por dificuldades, em meio à comemoração do centenário do clube.

O técnico da campanha foi Roberval Davino. Atualmente com 65 anos e cheio de recordações, ele foi o responsável direto pela chegada de alguns jogadores durante a competição. O comandante revelou que a amizade foi a principal forma de montar aquele grupo, já que a dificuldade financeira do Remo era enorme.

“Foi tudo muito complicado, com pressão da torcida, que apoiava, mas também cobrava. Consegui levar alguns jogadores importantes na campanha, como o zagueiro Carlinhos, o meia Maurílio e o atacante Capitão, que já tinham trabalhado comigo em outros clubes e foram pela minha amizade, até pela dificuldade financeira que o Remo passava, que era delicada. Eles foram decisivos em momentos que precisamos, mas tínhamos um grupo bom como um todo. Destaco o zagueiro Magrão, meio equilibrado com Serginho e Emerson e, na frente, o Landu decisivo, incomodando demais as defesas adversárias”, lembrou.

O técnico possui um arrependimento na carreira. Davino não retornou a Belém após o título, já que já tinha decidido que iria conversar com a diretoria do América (SP). Para a surpresa dele, uma televisão ligada no Jornal Nacional fez bater o arrependimento.

“Já havia decidido que independente do resultado em Novo Hamburgo (RS), não retornaria a Belém, pois queria voltar ao futebol paulista. Fiquei em São Paulo e viajei para conversar com os dirigentes. Foi então que vi no Jornal Nacional a recepção que a torcida do Remo fez na chegada dos jogadores. Esse arrependimento levarei para o resto da vida”, comentou.

Roberval Davino decidiu registrar a conquista em um livro, onde conta a trajetória do clube na competição e os momentos de dificuldade frente à equipe. A obra contou com a ajuda da esposa de um ex-médico do Remo para que o livro saísse do papel. Foi então em que o “Rugido do Leão” foi lançado.

“O Remo marcou bastante e minha neta me estimulou a contar essa conquista. Conseguimos com remistas fantásticos, com ajuda da esposa do doutor Jorge Silva. Achamos uma editora de Belém que topou rodar o livro, o dono era remista também. Saiu com alguns erros de português, mas rico em memórias e que visamos materializar aquela conquista junto ao torcedor”, disse.

Roberval Davino atualmente está comandando a equipe do Comercial (SP), que disputa a Série A3 do Campeonato Paulista, mas que segue parado devido à pandemia.

Reverenciado pela torcida do Remo, o técnico campeão brasileiro possui um contato direto com o torcedor pelas redes sociais e, sempre que pode, responde aos azulinos.

“A torcida do Remo me marcou demais. Eram jogos sempre com o Mangueirão lotado e isso foi dando confiança a todos naquele ano. A cada jogo era um recorde diferente e fomos enfrentando as batalhas até o título”, finalizou.

O Liberal.com, 22/04/2020

4 COMENTÁRIOS

  1. Nunca esqueço desse momento que marcou 2005, a maior torcida do Norte foi campeã de renda e público de todas as divisões, ganhamos até o público da seleção que jogou um dia antes, essa torcida é fenomenal.

  2. Muito obrigado ao Senhor Roberval Davino pelo que fez de bom ao Querido Clube do Remo. O Senhor está gravado na memória do clube.

  3. OS BONS TÉCNICOS E BONS JOGADORES NUNCA FICAM NO REMO PORQUE ME RESPONDAM VOU CITAR AQUI : CACAIO, GIBA, ROBERVAL DAVINO, ARTUR, SAMUEL CANDIDO,

  4. A RBA TV de Belém reviveu essa conquista agora dia 19 de abril e me deixou indignado ao não perceber em momento algum o nome do grandioso Roberval Davino, pra mim uma injustiça .

Comments are closed.