Xaves e Jackson
Xaves e Jackson

A dupla Re-Pa contratou, até o momento, 2 dezenas de supostos reforços para o começo da temporada. Um número ainda modesto em relação à vertiginosa quantidade de atletas importados no ano passado – cerca de 70.

Ir às compras ao fim de cada ano virou rotina para os grandes da capital, incapazes de formar seus próprios jogadores.

Por enquanto, de 12 contratados, o Remo já utilizou 8 – Xaves, Charles, Douglas Packer, Jackson, Giovane Gomez, Robinho, Gustavo Ermel e Lukinha – nos 3 jogos realizados pelo Parazão. Alguns foram escalados em todas as rodadas, como Ermel, Jackson, Xaves, Lukinha e Robinho; outros tiveram chances menores, casos de Giovane, Packer e Charles.

Dos que jogaram mais vezes, o rendimento menos satisfatório tem sido do volante Xaves, titular, posicionado à frente da linha de zagueiros. Talvez por falta de adaptação às condições climáticas da competição, com gramados sempre encharcados, o volante não repetiu até agora as boas atuações que teve pelo Imperatriz (MA) na Série C. Tem mostrado pouca combatividade e falhas na saída de bola.

Outro que ainda não conseguiu se encaixar foi Robinho, utilizado às vezes como ponta e outras como meia-armador. Não foi bem em nenhuma. Lukinha também apareceu em todos os jogos, mas não conseguiu o destaque exibido pelo Bragantino no ano passado. Circula pelo meio, avança pelo lado direito do ataque, mas produz pouco.

Ermel e Jackson têm sido exceções. Jackson, que entrou no final da partida com o Tapajós, assumiu a camisa 9 contra Carajás e Independente marcando 1 gol em cada jogo, com boa movimentação e desempenho elogiado por todos. Ermel atuou pelos dois lados, com melhor rendimento pelo lado direito, mas chamou atenção pela facilidade para o drible e chutes de fora da área.

Do outro lado da Almirante Barroso, o número de reforços é menor. Proporcionalmente, os jogadores tiveram menos chances de atuar nos 3 jogos iniciais porque a formação titular se baseia no time da temporada passada.

O meia Alex Maranhão teve chance como titular em todas as partidas. Foi razoavelmente bem na estreia contra o Itupiranga, marcando 1 gol, mas caiu bastante de produção nos jogos seguintes.

O volante Serginho também teve 3 oportunidades e até agora não disse a que veio, com atuações discretas ou mesmo fracas, como a de domingo (02/02), diante do Castanhal. Marca razoavelmente, mas não tem qualidade de passe para liderar a transição do meio para o ataque.

Deivid Souza entrou nas 3 partidas e não apareceu, talvez por desentrosamento ou condicionamento abaixo do nível geral. Contra o Castanhal, foi escalado de cara e não contribuiu para o funcionamento ofensivo. Fez a torcida sentir saudade de Elielton, que estava no banco.

Uilliam entrou em 2 partidas e acabou se sobressaindo mais. Nesta última, participou com a assistência no gol de Caíque e estava na área brigando pela bola no lance do gol de Nicolas.

Outro importado, Wesley Matos, teve atuação muito criticada, falhando seguidamente diante do rápido ataque castanhalense. Lento, não mostrou conexão com o restante da zaga, principalmente com o central Micael, tão perdido e alheio ao jogo quanto ele.

Dos novatos bicolores, a honrosa exceção tem sido o goleiro Gabriel Leite, que teve atuações seguras e convincentes contra Itupiranga e Bragantino, sem ter qualquer influência na derrota para o Japiim.

É importante ressalvar sempre que a competição está no começo e alguns dos jogadores avaliados agora têm condições de reagir nas próximas rodadas, levando em conta que o clássico Re-Pa cria uma oportunidade extra de afirmação perante as torcidas.

Há, ainda, um aspecto relevante a ser considerado: a adaptação aos esquemas adotados, notadamente no Remo, que sofreu muitas mudanças no time, com meio-campo e ataque inteiramente renovados. O Paysandu manteve a base de 2019, o que deve facilitar o encaixe dos novos atletas.

Blog do Gerson Nogueira, 04/02/2020

2 COMENTÁRIOS

  1. Nós que torcemos pelo Remo estamos cansados de vê o mesmo filme todo ano, ninguém tem competência para montar uma base mínima possível de jogadores prata da casa q possa da respostas satisfatórias para essa fanática Nação Azul .
    Lamentável…..

Comments are closed.