Remo 0×2 Santa Cruz-PE (Chartles e Lucas Siqueira)
Remo 0×2 Santa Cruz-PE (Chartles e Lucas Siqueira)

Contra o líder geral da Série C do Brasileirão, o Remo sucumbiu em casa pela 1ª vez na competição, sexta-feira (13/11), no Mangueirão. Apesar de ter sido superior na maior parte do confronto, com 25 finalizações contra apenas 6 do adversário, o Leão teve contra si uma série de acontecimentos que contribuíram diretamente para o fracasso na busca pela classificação antecipada.

A ideia de que um Santa Cruz (PE) desfalcado de vários titulares seria presa fácil se desfez logo nos primeiros movimentos. O time pernambucano se lançou à frente, disposto a desencorajar uma pressão inicial do Remo. O expediente funcionou.

Durante cerca de 10 minutos, os remistas se atrapalhavam com a marcação adiantada e cometiam erros seguidos. A situação começou a mudar com o avanço dos volantes Lucas Siqueira e Charles, que passaram a pisar na intermediária adversária, ajudando Carlos Alberto na armação de jogadas.

Lucas quase marcou aos 17 minutos, chutando forte da entrada área. Dois minutos depois, cabeceou rente ao poste esquerdo de Maycon Cleiton.

Aos 39′, outra excelente oportunidade. Eron fez o papel de pivô para Hélio Borges finalizar. O goleiro defendeu e, no rebote, Gustavo Ermel se antecipou a Lucas e chutou torto, por cima do gol.

No segundo tempo, o Remo voltou disposto a matar o jogo. Logo de cara, Rafael Jansen cabeceou e o goleiro Maycon Cleiton conseguiu desviar a bola para escanteio, resvalando ainda no travessão. Em seguida, Hélio Borges quase abriu o placar, em jogada abafada pela zaga na pequena área.

Só que, aos 13 minutos, Didira abriu jogada pelo meio aproveitando um dos poucos descuidos da marcação. A bola foi colocada na área pelo lateral Leonan e Jeremias finalizou para as redes de Vinícius. Um lance rápido, que o setor defensivo do Remo não conseguiu bloquear.

Além da queda, o coice. Aos 18 minutos, Hélio Borges deu uma entrada dura em André e tomou o segundo cartão amarelo, desfalcando o time e dificultando ainda mais a tentativa de reagir.

Mesmo assim, o Remo continuou agressivo e tentando encurralar o Santa Cruz (PE). Aos 24 minutos, Marlon invadiu pela esquerda e foi derrubado por Jeremias.

O estreante Felipe Gedoz – que havia entrado no intervalo, no lugar de Carlos Alberto – pegou a bola e assumiu a responsabilidade de cobrar a penalidade. Bateu rasteiro e forte, mas Maycon Cleiton defendeu. Em dois rebotes seguidos, o meia bateu para novas intervenções do goleiro.

O fracasso no pênalti abateu ainda mais o Remo que, a partir daí, não conseguiu mais atacar organizadamente. Marlon ainda deu um cabeceio com perigo, mas no centro do gol, para defesa tranquila de Maycon Cleiton, o grande nome da partida.

Aos 44 minutos, após uma falha na saída de bola, o volante Lucas Siqueira derrubou Caio Mancha na área. O próprio atacante cobrou e decretou o placar final de 2 a 0.

A partida teve movimentação e boas alternativas, mas o Remo superou as dificuldades de entrosamento do ataque e criou várias chances. Foi incompetente nas finalizações e sofreu um grande prejuízo, no aspecto físico, com a expulsão de Hélio Borges.

Vale dizer que, em noite de sexta-feira 13, o destino quis que o primeiro gol pernambucano surgisse aos 13 minutos do segundo tempo e o placar final fosse o mesmo da derrota remista na 15ª rodada da Série C 2019: 2 a 0 para o Tombense (MG), no Mangueirão.

As coincidências ficam por aí. A disputa do ano passado tinha um grau de aperreio maior para o Remo, que vinha em queda livre após perder o primeiro Re-Pa. Desta vez, o Leão precisa de 2 pontos em 3 jogos para se garantir na próxima fase.

Paulo Bonamigo, por seu turno, mostra mais serenidade e controle da situação que Márcio Fernandes, o técnico da temporada passada.

O Leão volta a campo nesta segunda-feira (23/11), às 20h, para enfrentar o Botafogo (PB), no estádio Almeidão, em João Pessoa (PB). O jogo é válido pela 16ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Blog do Gerson Nogueira, 14/11/2020

9 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei put* com a falta de aproveitamento do ataque, o ermel mesmo fez só asneira. Já teve dias melhores no clube. Entretanto parabéns ao trabalho do técnico Paulo bonamingo pela campanha.

  2. Sinceramente, depois desse jogo, e que o Leão vem apresentando nos últimos jogos somando com a queda de rendimento e vontade, a luz vermelha da preocupação acendeu, tô muito preocupado mesmo com os jogos que o time irá fazer fora, até o técnico parece que desaprendeu. Não tô querendo ser pessimista, mais ………..Meu Deus!!!

    • Caríssimo Azulino. O Remo tem 26 pontos e 3 jogos. Dois empates classificam o Remo. Tem aberta 3 vagas para 5 clubes. É que já se tem o Vila como classificado e ainda não está. Mesmo considerando o Vila classificado. Tem-se 3 clubes e 2 vagas. Remo, Manaus e Payssandu para 2 vagas. O Remo tem 26. Manaus tem 20. O Payssandu tem 19, com jogo a menos, podem chegar a 22. Pô! Então estás sendo otimista para Manaus e Payssandu, Entendendo que vão ganhar os 3 jogos e o Remo perde os 3 dele. Ainda diz que não quer ser pessimista. Está sendo o bastante.

  3. Esse Ermel sem condicoes professor, erra muitos passes, atrapalha o companheiro na hora de chutar, é complicado o Remo jogar só com um meia de ligacao, nao era para ter tirado o Carlos Alberto que vinha bem, deixava com felipe e tirava o ermel, na minha opiniao bonamigo vc vacilou.

  4. Concordo João, muito bem lembrado, inclusive ano passado o Carlos Alberto fez gol jogando ali pela ponta esquerda se não me engano contra a Tombense. Bonamigo deveria tirar o ermel e deslocar o Carlos Alberto pra ponta, Gedoz no meio. Bonamigo chegou a pouco tempo, mas o Netão deveria alertar p isso.

  5. A torcida já vinha a muito tempo cobrando a saída de ER e Erme, o ER só saiu do time por conta de uma contusão e o Remo já apresentou uma melhora, porém, o Ermel continuou e taí o resultado, não existe esse negócio de bruxa não, é Paulo Bonamigo que é teimoso.

  6. Clube do Remo fazendo a melhor campanha desde que retornou a série C e um monte de torcedores rabugentos e reclamoes que fica secando nossos próprios jogadores,perdemos para o melhor time da série C e estamos a um ou dois pontos da classificação e agora o técnico Bonamigo não presta mais,o Remo dominou e merecia ter vencido com folga no placar se tivesse feito a metade das oportunidades criadas,perdemos chances claras e espero que continue jogando dessa forma e apenas melhore as conclusões a gol,vamos nos classificar com certeza para o quadrangular com esse time e esses jogadores,gostei muito do Felipe gedoz que vai melhorar muito ainda e acho lamentável o nervosismo e falta de competência do Ermel na hora de fazer o gol e isso já notei em outros jogos assim como o Tharles são fracos na finalização até por se tratarem de atacantes e precisam melhorar nesse quesito,gostei muito do Eron centralizado ,mas acho que o Salatiel é melhor nessa posição e a disputa é acirrada no ataque,Hélio Borges é titular absoluto e a disputa fica entre Walace, Eron e Salatiel por duas vagas

Comments are closed.