Mimica e Wesley
Mimica e Wesley

O coronavírus tem o Parazão como vítima. A suspensão é água fria na fervura do campeonato. Porém, uma necessidade! Chega na mais alta temperatura das disputas, tanto contra rebaixamento como por classificação à semifinal. Saúde pública acima de tudo!

A suspensão, inicialmente por 15 dias, terá grandes transtornos para os clubes, principalmente os mais dependentes de bilheteria. Contudo, nada é mais importante agora que cruzada contra o coronavírus, cuja medida preventiva fundamental é evitar aglomerações.

Agora, cabe à CBF e Federações criar soluções para os clubes mais afetados, como no caso da duração dos contratos. Entre os 10 clubes do Parazão, 6 deles vincularam os atletas somente até o fim de abril. Se a paralisação do campeonato avançar? Todos os campeonatos estaduais tem clubes com esse problema.

Para quem a suspensão é pior? O Paragominas já deu o seu grito. O jogo contra o Paysandu, na Arena Verde, marcado para sábado (21/03), era a esperança de receita para eliminar pendências salariais. Para o Águia, que está embalado, batendo à porta do G4, ideal é enfrentar o Remo logo no domingo (22/03). Com suspensão do campeonato, o Leão ganha tempo para se ajustar e se fortalecer.

Outra consequência é o prolongamento da angústia de Tapajós e Itupiranga, os mais ameaçados de fazer companhia ao Carajás no rebaixamento. Ameaça da qual Bragantino e Independente ainda não estão livres.

Seja quando for, a 9ª rodada do Parazão vai ter os duelos entre Paragominas e Paysandu, Itupiranga e Carajás, Castanhal e Tapajós, Remo e Águia, Bragantino e Independente. A 10ª e última rodada da fase terá Itupiranga contra Paysandu, Carajás enfrentando Paragominas, Tapajós recebendo o Remo, Águia contra Bragantino e Castanhal encarando o Independente.

Números

O Remo, que só tomou 5 gols, continua com a defesa menos vazada do Parazão. Em artilharia, com 9 gols, o Leão só supera Carajás (5), Itupiranga (6) e Bragantino (6). Paysandu e Castanhal, ambos com 17 gols marcados, possuem as maiores artilharias deste campeonato. No entanto, o time bicolor tem saldo de 11 gols, contra 4 do Japiim.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 17/03/2020