PSC 1x1 Remo (Xaves)
PSC 1x1 Remo (Xaves)

A suspensão de vôos, em sensível redução no transporte aéreo, foi um dos impactos imediatos da pandemia. A retomada gradativa não vai atender à demanda do Campeonato Brasileiro já em agosto. Por isso, a CBF dá força às Federações para que concluam seus Estaduais no primeiro momento. Assim, os times chegariam mais preparados ao Campeonato Brasileiro, nas 4 Séries, quando a malha aérea também já estaria se normalizando.

Entretanto, o Pará não deverá atender a essa conveniência. É o que se deduz do anseio dos clubes de só reiniciar o Parazão 2020 em total segurança e com a integralidade das bilheterias. Ninguém declara, mas o recomeço deve ficar para janeiro, já com a vacina anticovid em uso. Assim, o fechamento do calendário 2020 já seria também abertura do calendário 2021.

Concluir um campeonato no ano seguinte já foi fato recorrente no Parazão e no Brasileirão. Agora, o coronavírus vai recriando o fato. No Campeonato Brasileiro, já aconteceu 6 vezes. No Estadual, lembro o último caso foi campeonato de 1989, que terminou com o 30º título azulino, somente no dia 18/02/1990, após um Re-Pa que terminou 0 a 0.

Tanto nas competições regionais como nacionais, geralmente a quebra de calendário era por questões que se apontavam na Justiça. Agora, até competições internacionais, como a Copa Libertadores e a Sulamericana, vivem a tendência de virar pendências para 2021.

Travessias

Além dos técnicos Hélio dos Anjos e Mazola Júnior, os preparadores físicos André Ferreira e Rony Silva também “atravessaram a Almirante Barroso”. André foi azulino no ano passado e agora presta seus serviços ao time bicolor. Rony havia trabalhado com Mazola na Curuzu em 2014.

André Ferreira e Rony Silva, como todos os preparadores físicos do futebol mundial, usam o Whatsapp para ministrar os treinamentos dos atletas nesse período de pandemia. O Paysandu começa esta semana a retomada gradativa dos trabalhos presenciais. O Leão ainda faz avaliações para chamar os atletas de volta, mas não deve demorar.

Lateral-direito

Dois novos candidatos à lateral-direita do Remo. Além de Everton Silva, do Sampaio Corrêa (MA), outro jogador da posição, cujo nome ainda é mantido em sigilo, está negociando com o Leão. Nessa posição, o último a dar certo no Remo foi Marquinhos Belém, há 15 anos.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 16/06/2020