Mangueirão
Mangueirão

Em resposta ao protocolo médico nacional da CBF, o Ministério da Saúde se disse favorável à retomada do futebol. No documento, uma minuta de parecer, que já chegou à CBF e a diversos clubes, o órgão do Governo Federal faz diversas ressalvas sobre o “Guia para Retomada Progressiva” do futebol, elaborado por médicos de clubes e da entidade nacional do futebol, mas conclui que “o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio”.

A principal questão apontada pelo Ministério diz respeito à falta de testes rápidos frente à necessidade de atender à população. No documento, o Ministério da Saúde sugere que a CBF “garanta a realização dos testes e avaliações constantes não apenas nos atletas, mas também que seja ofertado aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como respectivos familiares e contactantes próximos”.

“Cabe ressaltar que, no momento, a disponibilização de testes rápidos no sistema de saúde encontra-se saturada diante das necessidades da população brasileira. (…) Diante da afirmação acima, na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de re-testagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo”, disse o Ministério.

Ainda assim, o Ministério da Saúde se disse favorável, pois “reconhece que o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social”.

Em outro trecho, o Ministério da Saúde ressalta “a importância de apresentação de um plano estratégico detalhado, pactuado entre os diversos setores. (…) Para o retorno das atividades futebolísticas sem a presença de público externo e planos de ação locais contendo a descrição das medidas de saúde, segurança e higiene, periodicidade de execução e responsáveis, que devem ser apresentados e validades pela autoridade de saúde local”.

Isto é, a autorização sobre o início das atividades de treinamento nas localidades deve ser do Secretário Municipal, “pois o Ministério da Saúde não irá contrapor uma decisão de gestor local, que é quem está vivenciando o problema”.

Em outra parte do documento, novas ressalvas do Ministério da Saúde. Há referência ao momento mais crítico e com necessidade de medidas específicas, do treino coletivo, por isso “sugere discussão mais aprofundada sobre as ações previstas nestas fases, para que haja consenso em relação aos procedimentos de saúde e segurança essenciais em cada uma delas”.

Por fim, entre as recomendações, o Governo Federal pede ajustes para a retomada segura e adequada “considerando as diferenças epidemiológicas loco-regionais”.

Globo Esporte.com, 30/04/2020

1 COMENTÁRIO

  1. A volta do futebol no Brasil é fundamental para que as pessoas fiquem em casa porque com o distanciamento de 1m de torcedor para torcedor dentro do Baenão haverá uma lotação para 3.000 pessoas já no Mangueirão teremos uma lotação para 8.000 torcedores, haverá uma baixa de renda porem suficiente para que o nosso Leão mantenha um plantel de R$250.000,00, até que a vacina contra o coronavírus comece a ser usada. Quem não conseguir comprar o seu bilhete obrigatoriamente terá que saber do duelo em tempo real pelo rádio ou TV. É lógico que dentro e fora do Estadio todos deverão usar a máscara, e só poderão entrar os torcedores que Já tiveram coronavírus e comprovadamente já foram curados com remédio ou foram teste positivo e não precisaram de remédio com 14 a 20 dias de quarentena. Acredito que daqui a 10 ou 20 dias recomeçarão os duelos dentro de campo.

Comments are closed.