Fifa autoriza 5 substituições por equipe até o final do ano
Fifa autoriza 5 substituições por equipe até o final do ano

A Fifa oficializou nesta sexta-feira (08/05) a permissão para que campeonatos iniciados ou que ainda vão começar implementem uma regra de 5 substituições por equipe a cada partida. A International Board (IFAB) deu seu aval para a mudança temporária, que será válida para competições que cheguem ao fim até dezembro deste ano. Cabe aos organizadores adotá-la ou não.

A alteração será uma emenda às Regras do Jogo e tem como objetivo, segundo a Fifa, “proteger o bem-estar dos jogadores”. A entidade máxima do futebol mundial propôs a mudança preocupada com o impacto que a paralisação do futebol mundo afora possa ter na preparação física dos atletas. Mais substituições permitiriam uma melhor gestão do desgaste dos elencos.

Para evitar que as substituições extras tenham um impacto no tempo de bola rolando ou sejam usadas por treinadores em uma forma de “cera”, as trocas precisam ser feitas em, no máximo, 3 “janelas” por equipe. Ou seja, serão necessárias ao menos 2 substituições duplas por time para o uso total das 5 trocas.

As competições que preveem em seus regulamentos uma substituição extra em caso de prorrogação, devem manter sua regra. Desta forma, neste caso, o número de trocas poderia chegar a 6 por equipe. As substituições não usadas no tempo regulamentar poderiam ser adotadas no tempo extra.

O comunicado da Fifa ainda aponta que os torneios que se encerram neste ano, tenham eles já iniciado ou não, podem interromper o uso do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR), caso julguem necessário. Se o VAR for mantido, entretanto, será necessário seguir os protocolos adotados pela entidade.

Globo Esporte.com, 08/05/2020

1 COMENTÁRIO

  1. Essa regra já deveria existir há muito tempo, pois sempre achei as três substituições insuficientes quando ocorre contusões que alteram o plano de jogo inicial. Ainda acho que deveria haver uma substituição exclusiva para o goleiro, principalmente em jogos eliminatórios em que há disputa de penalidades.

Comments are closed.