Quarentena Coronavírus
Quarentena Coronavírus

A cúpula da CBF teve uma reunião por videoconferência com as Federações estaduais para tratar os rumos do calendário brasileiro. A sugestão da entidade é que, se possível, suas filiadas tentem viabilizar o retorno dos campeonatos locais no fim de semana do dia 17/05.

Ainda nesta terça-feira (28/04), em uma reunião subsequente, os dirigentes decidiram não estender mais o período de férias dos jogadores, que termina no final de abril.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, admitiu que o cenário pode não ser o mesmo em todos os Estados, já que há diferenças na disseminação do coronavírus e também no posicionamento das autoridades.

Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, têm governadores com postura mais rígida em relação às atividades esportivas. O Governo de Santa Catarina já negou o pedido da Federação Catarinense para retomar os jogos do Estadual com portões fechados a partir de 16/05.

Caboclo fez questão de pontuar que a data é uma sugestão e não uma determinação, sublinhando a falta de poder da CBF para ordenar algo do gênero.

A volta do futebol nos Estaduais, com portões fechados, seria consequência do retorno aos treinos já no começo de maio. Assim, os clubes teriam condições de fazer uma inter-temporada. O fim das férias, ao mesmo tempo, não significa que todos os times conseguirão voltar de imediato às suas atividades regulares.

Para a CBF, é importante o desenrolar dos Estaduais para que se abra espaço no calendário para o Brasileirão e a Copa do Brasil. A volta dos torneios nacionais traz um quadro mais complexo, já que demandaria uma diminuição mais ampla do coronavirus no país, com liberação de voos e trânsito entre Estados.

Ninguém se arrisca a cravar uma data para isso. Ao mesmo tempo, as Federações têm autonomia para colocar à mesa, com governadores e prefeitos, protocolos médicos que se adequem às realidades.

Diário do Pará, 29/04/2020

5 COMENTÁRIOS

  1. Na realidade a volta seria em junho pois os atletas têm que ter pelo menos um mês pra voltar a forma. Eu sou a favor do retorno.

  2. Para nós, este campeonato paraense deveria ser disputado no mês de dezembro…Férias só em janeiro.

    Agora , seria um temeridade jogos… portões fechados não vai ser legal pra ninguém.

Comments are closed.