Durante a reunião que estabeleceu a criação de um protocolo para o retorno do Campeonato Pernambucano, ocorrida nesta segunda-feira (20/04), na sede da Federação, o presidente da entidade, Evandro de Carvalho, afirmou que a Confederação Brasileira de Futebol descartou o retorno das competições nacionais em maio.
No encontro, que contou com a participação de Jorge Pagura, presidente da Comissão de Médicos da CBF, além dos representantes dos clubes pernambucanos, o mandatário detalhou as ações pensadas para o futebol nacional.
“A CBF entende que em maio não vai haver futebol, mas o retorno não pode passar de junho, sob pena de comprometer todo o calendário nacional”, disse.
Ainda de acordo com Evandro de Carvalho, a ideia é iniciar as competições nacionais após a conclusão dos Estaduais. O que, na avaliação do presidente da Federação Pernambucana, pode acarretar na conclusão do Brasileirão apenas em 2021.
“O objetivo da CBF é acabar os Estaduais para começar o Campeonato Brasileiro. Há uma grande chance de o Brasileirão adentrar o próximo ano”, revelou Evandro.
A ideia inicial é que os clubes sejam liberados para iniciar os treinamentos ainda no mês de maio para, com isso, prepararem os atletas fisicamente. No entanto, tanto o representante da CBF, quanto Evandro de Carvalho, ressaltaram que a medida só será adotada com a liberação do Ministério da Saúde e dos Governos Estaduais.
Vale ressaltar que, por determinação do Superior Tribunal de Justiça, cabe aos governadores e prefeitos a definição sobre amenizar ou não o isolamento social, determinado por conta da pandemia causada pela Covid-19. Atualmente, o Brasil tem mais de 2,5 mil mortes e ultrapassou a marca de 40 mil infectados pelo novo coronavírus.
Através do diretor de comunicação, Douglas Lunardi, a CBF informou que não se posicionará sobre datas para um possível retorno das competições.
Globo Esporte.com, 20/04/2020