Carlos Alberto
Carlos Alberto

“O combate ao racismo precisa acontecer todos os dias”, afirmou o meia-atacante Carlos Alberto. Natural de Santa Catarina, o jogador falou sobre o Dia da Consciência Negra, que ocorre neste dia 20/11.

“Não é um dia para se comemorar, a conscientização precisa ser todos os dias. Hoje estamos vivendo uma era em que a galera prefere lacrar do que realmente levantar uma bandeira e defender aquilo em que acredita”, iniciou o meia.

Carlos Alberto defendeu que o racismo precisa ser debatido constantemente. Ele enfatizou também que os atletas negros têm que ter mais espaço para tratar do assunto.

“Para combater o racismo, é preciso falar do racismo. Precisa-se ouvir gente preta não só no Dia da Consciência Negra. O jogador preto tem pouca voz ativa dentro das entidades, não porque não quer, mas porque não há muita oportunidade, só em ‘dias importantes’ como estes”, apontou.

“A luta do jogador negro tem crescido aos poucos, com protestos. Quando o racismo acontece explicitamente, e é divulgado, ganhamos um pouco mais de voz, mas os resultados não são significativos. Ainda tem muito o que melhorar”, disse Carlos Alberto.

O azulino afirmou que ainda não se sentiu diretamente vítima de preconceito racial, mas que sente a dor de seus colegas.

“Até hoje não sofri racismo dentro do futebol, graças a Deus. Porém, me mobilizo e sinto a dor do próximo e, como atleta preto, luto para que isso melhore dentro e fora do campo”, afirmou.

O meia ainda deixa uma mensagem para os jovens atletas negros que sonham em ser jogadores de futebol, encorajando eles na luta contra o racismo.

“Usem todas as ferramentas que vocês possuem hoje (mídias sociais) para se posicionarem como pretos e quais são os seus lugares. Sejam atletas que busquem a igualdade dentro e fora do futebol. Não se calem, mesmo que doa”, concluiu.

O Leão volta a campo nesta segunda-feira (23/11), às 20h, para enfrentar o Botafogo (PB), no estádio Almeidão, em João Pessoa (PB). O jogo é válido pela 16ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo e exclusiva pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora e ganhe 30 dias grátis.

Globo Esporte.com, 20/11/2020

4 COMENTÁRIOS

  1. Remo 100% quem irá transmitir a copa verde 2020 porque a cbf não oferece ao dazn para adquirirem os direitos de transmição dela ou o fox esport ou até mesmo o sport tv já que os clubes não eståo recebendo cota de tv,antigamente o esport interativo transmitia ai quando ele acabou ninguem quiz mas transmitir só porque a cbf tirou o direito do campeão participar da sul americanas.

    • Primeiro tem que definir quais serão os clubes que vão aceitar disputar essa competição. Isso vai definir o nível de interesse que a Copa Verde vai despertar nas TVs. Na pior das hipóteses, pode ser que as transmissões sejam via MyCujoo. Só vamos saber alguma coisa sobre isso no meio de janeiro.

Comentários