Remo 0x3 PSC (João Nasser Neto, Netão)
Remo 0x3 PSC (João Nasser Neto, Netão)

Com promessas de mudanças imediatas na condução do futebol e adoção de medidas mais rigorosas, o presidente Fábio Bentes confirmou a permanência do técnico João Neto no comando do time azulino, sem esconder que os dois últimos resultados colocaram em risco a continuidade do trabalho da atual comissão técnica.

A decisão foi tomada em reunião, na manhã desta segunda-feira (18/02), mas foi amadurecida ainda na noite de domingo (17/02), depois da contundente derrota no primeiro Re-Pa do ano. Prevaleceu a avaliação de que Neto tem crédito, depois de ter impedido a queda do Remo à Série D no ano passado.

Portanto, Netão continua técnico do Remo muito mais pelo que fez em 2018 do que pelo curto período de trabalho em 2019.

A atuação caótica diante do rival bicolor escancarou pecados que já se revelam desde a estreia no campeonato, contra o São Raimundo, em Santarém. As vitórias obtidas na sequência, contra Tapajós e Independente, ajudaram a obscurecer a ausência de articulação e criação de jogadas.

Contra Serra (ES) e Paysandu, as deficiências se manifestaram por inteiro, agravados por surpreendente instabilidade emocional, refletida em 3 expulsões em de 2 jogos – Robson, contra o Serra (ES); David Batista e Vacaria, no clássico.

Mais do que o destempero dos jogadores, as apresentações pífias revelaram falta de entrosamento e ausência de jogo mais organizado, indicando que os 3 meses de preparação foram mal utilizados pelo técnico.

De time que havia saído na frente dos concorrentes quanto a treinos e testes, o Remo mostrou na prática que ainda carece de ajustes importantes. A situação piora pela má escolha do time titular. Jogadores que mostraram baixo rendimento (Mário Sérgio, Ronaell e Diogo Sodré) são prestigiados, em detrimento de peças que poderiam ser testadas nesse período, casos de Alex Sandro, Echeverría e Emerson Carioca.

O grau de confusão chegou ao ápice no Re-Pa. Mal escalado, o Remo sofreu com acidentes de percurso – contusão de Mimica e expulsão de David Batista – e sucumbiu às falhas de posicionamento em campo. O meio não funcionou, o ataque não agrediu e a defesa ficou exposta o tempo inteiro, apesar da boa participação de Vinícius e Kevem.

No intervalo, quando mudanças já eram necessárias, o técnico preferiu manter a mesma configuração, abrindo caminho para uma surra histórica, que só não se concretizou porque o adversário visivelmente pisou no freio e Vinícius ainda impediu que duas chances agudas acabassem em gol.

Um conselheiro azulino admitiu que nunca se sentiu tão aflito com a perspectiva de uma goleada acachapante quanto no segundo tempo do clássico, tamanho era o desnível técnico entre as equipes, aguçado pelas substituições erradas, com destaque para a desastrada improvisação do meia-atacante Echeverría como lateral-esquerdo.

Pelo que a diretoria deu a entender, Neto ganhou um voto de confiança, mas sua permanência está condicionada a uma recuperação a curtíssimo prazo. Por esse ponto de vista, o jogo de quinta-feira (21/02), em Paragominas, adquire contornos decisivos para o atual projeto. A conferir.

Blog do Gerson Nogueira, 19/02/2019

13 COMENTÁRIOS

  1. Sou muito agradecido ao trabalho desenvolvido pelo Netão no ano passado que levou a salvação do Remo na série C, fico feliz por saber que ele foi mantido e torço para que ele consiga engrenar o time. Mas não entendo pq deixar de fora jogadores como Echeverría e Emerson Carioca. E manter no time Diogo Sodré e Ronaell.

  2. temos que contratar um volante moderno um meia de ligação é um zagueiro que jogue para lado direito amém betão escale cada um na sua ok mande o time se preparar melhor fisicamente ok Ronael tá mal fisicamente mas é um excelente jogador ok

  3. o Welton é fraco, não sei pq ainda continua titular, muito me preoculpa a zaga pra depender do Kelvin que é outro fraco, tá complicado meu Leão.

    • kelven não é fraco. jogou bem, não comprometeu. é titular com a lesão do mimica. agora, barrar geovanne, etcheverria, emerson carioca? para com esse papo de experiência… essa fase acabou. tem que colocar o time pra entrosar

  4. Verdade
    Futebol é resultado… se nao esta aparecendo resultado em campo , e muito menos jogando um futebol organizado… tem que mudar o comando !!! Se o resultado nao vier no proximo jogo… fora netao !! Vamos buscar um treinador melhor.

  5. acho que o Eduardo ramos se encaixa nesse meio campo não compriendo como não trazer o melhor meia que o remo teve nesses ultimos anos e colocar essas bombas que ai estão tragam o R10 se não vamos chora muito

  6. De Filipe Vilhena Senior para Filipe. Meu Xará eu fiz um comentário onde disse para o Netão ver os últimos Jogos do Pelé pelos Santos, ele era o piano em campo porém visava o conjunto quase todos participavam das Jogadas ele gostava de finalizar ele também gostava de recuar quando necessário, como no futebol moderno. O Leão tem muitos craques o Netão tem que escolher aquele que vai fazer a função do Pelé no Santos, a diferença é que este jogador não pode ter a ganância de finalizar, como o Pelé, o gol tem que acontecer conforme a trama ou o contra-ataque que possa resultar em gol. O Leão tem vários jogadores que podem ser piano, no esquema de jogo do leão o escolhido séria um médio volante, quem seria o melhor médio volante do leão para exercer a função de piano, somente o Netão pode escolher.

Comments are closed.