Remo 0x1 PSC (Ramires)
Remo 0x1 PSC (Ramires)

Um estudo provocado por um grupo de torcedores acabou recebendo o apoio de matemáticos e conseguiu reunir, em apenas um documento, todas as 27 combinações possíveis de resultados para a última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Dentre tais combinações, 25 dão a classificação ao Paysandu e 17 ao Remo, sendo que, se o Re-Pa de domingo terminar empatado, 7 combinações de placares favorecerão aos bicolores e somente 2 dariam a vaga ao Leão.

O estudo também abordou as consequências de derrotas para Remo e Paysandu da seguinte maneira: se os azulinos perderem o clássico, só terão 3 combinações de placares que garantirão a vaga na segunda fase. Se o revés for bicolor, essa margem aumenta para 7.

“Entretanto, é importante destacar que calcular meramente essa porcentagem significa considerar que as probabilidades dos resultados são as mesmas”, explicou o professor de matemática Felipe Silva.

A lógica é a seguinte: o Ypiranga (RS) não sairia do lugar e a dupla Re-Pa só poderia ser ultrapassada por um dos dois: São José (RS) ou Volta Redonda (RJ).

Felipe Silva argumenta que considerou o duelo entre Juventude (RS) e Ypiranga (RS), com chances iguais (33,3%) para cada resultado: vitória do Juventude (RS), do Ypiranga (RS) e empate.

Esse jogo impacta diretamente a dupla Re-Pa. Se o Juventude (RS) vencer, os 2 se classificam independente do resultado do clássico no Mangueirão.

“Se considerarmos que o Juventude (RS) não perdeu em casa e o Ypiranga (RS) só ganhou um fora, essa chance de vitória do Ypiranga (RS) cairia, afinal, as porcentagens relativas a possibilidades se baseiam no que já aconteceu”, comentou Felipe.

Veja abaixo a tabela completa com todas as combinações de resultado e suas respectivas consequências na tabela de classificação:

27 combinações no Re-Pa
27 combinações no Re-Pa

O Liberal.com, 20/08/2019

8 COMENTÁRIOS

  1. O meu cálculo é o seguinte: o Remo vence o mucura e está classificado em primeiro ou em segundo… Pronto!!!

  2. Eu, considerando os desfalques do time, acho que o Remo vencerá se o técnico arrumar um meia mais defensivo para compor o meio campo com o Eduardo Ramos. Se insistir com três atacantes e mais o Eduardo Ramos, provavelmente, perderá o meio campo e, consequentemente, poderá também perder a partida porque clássico é 80% de transpiração e só 20% de inspiração. A receita para chegar ao gol adversário é chutar da entrada da área, pois o Neto Baiano é especialista nesse quesito.

  3. Gente todo muito sabe que em rexpa a mucura tem medo. O leão ganha fácil esse REIxpa
    O primeiro rexpa do ano no parazao jogamos com um a menos o jogo todo, e o segundo rexpa no primeiro turno o Remo dominou a partida (gaysancu não deu um chute a gol o jogo todo), a mucura achou um gol na sobra do escanteio.
    Bora leão
    Vamos arrebentar os bananas de pijama (4 força do Pará )
    Kkkkkkk

    Leao Bi campeão da série C e campeao da copa verde

  4. Eu fiz um comentário onde falei sobre a importância da experiência de Fred de 36 anos centroavante do Cruzeiro pois o Cruzeiro venceu o Santos e saiu da Zona de rebaixamento. O Leão tem a experiência de Neto Baiano que também tem 36 anos pois o Leão venceu o São Jose e entrou no G4. Falei que são dois atacantes de peso neste Brasileirão 2019, sendo Fred terceiro maior artilheiro da história do Fluminense e Neto Baiano o maior Artilheiro da História do Vitória da Bahia. Hoje no duelo contra o Sobradinho espero que o Leão desenvolva seu Futebol em conjunto pois sei que Neto Baiano não vai querer fazer firula ele vai colocar a redonda pra dentro do gol, e sei também que ele vai passar a bola se tiver alguém melhor posicionado para fazer o gol. Eu digo mais que Neto Baiano e Fred estão no Top10 dos centroavantes mais experientes do Brasil e que ainda estão em plena forma. Não resta dúvida que o Leão tem todas as condições de virar o Jogo e continuar na Copa Verde. O Leão será campeão desta Copa Verde, se o Time continuar Jogando em conjunto.

Comments are closed.