Márcio Fernandes
Márcio Fernandes

O Remo, do técnico Márcio Fernandes, vive uma crise de identidade. Começou envolvente com a sua troca de passes, mas se descaracterizou com Zotti nos passes longos, com Eduardo Ramos na condução de bola e com Neto Baiano projetado na área.

O time azulino vive uma transição no perfil tático e nesse Re-Pa vai depender muito das individualidades. Como as chances de classificação se confundem com os riscos de eliminação e o perigo é maior para o Leão, o Re-Pa tende a ser dramático para as duas torcidas, até por dividir atenções e emoções com os jogos simultâneos de Caxias do Sul (RS) – Juventude (RS) contra Ypiranga (RS) – e Porto Alegre (RS) – São José (RS) contra Volta Redonda (RJ).

Um olho no jogo, outro no celular

Até o final do século passado, torcedores se completavam nos estádios com um radinho de pilha. Nestas duas primeiras décadas do século 21, o aparelho indispensável passou a ser o celular, ou melhor, o smartphone.

Neste domingo (25/08), o interesse nos resultados de Juventude (RS) contra Ypiranga (RS) e São José (RS) contra Volta Redonda (RS), torna ainda mais importante o smartphone. O dia é para um olho no Re-Pa e outro na telinha, com emoções em dobro.

Em casa ou fora?

A classificação é o objetivo fundamental pelo qual todos estão mobilizados, de ambos os lados. Quanto a ficar entre os dois primeiros para decidir o “mata-mata” em casa, essa já é uma meta discutível. Muitos preferem ficar na 3ª ou 4ª posição para fechar a próxima fase na casa do adversário.

Para times de massa, como Remo e Paysandu, de tão grande carga emocional, talvez seja mais apropriado decidir o acesso como visitante, principalmente se o adversário também for de massa e tradição. O jogo em casa não sendo definitivo, impacta menos na serenidade e no desempenho.

À medida que o futebol foi ganhando intensidade e perdendo talento, quem faz boa marcação leva vantagem psicológica nos jogos mais tensos, mais decisivos. O nervosismo é muito maior para o time que não pode frustrar o público, geralmente com estádio lotado.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 25/08/2019

9 COMENTÁRIOS

    • Bando de babacas o jogo só termina qdo o árbitro dá o apito final, ou seja é concentração e raça até o fim, mas não acharam que estava tudo sobre controle taí tomaram no “símbolo do cobre”, o torcedor remista que lota o estádio não merece um troço desse

  1. A decisão da Copa Verde também será do tipo mata-mata. Realmente o Leão iria terminar na Liderança do Grupo B, pois o Ypiranga ganhou do Juventude. Assim como o Ypiranga ganhou por 1X0 o Leão também poderia ter vencido por 1X0. O Leão não poderá abrir brecha na Copa Verde. Como o Leão é o maior do Norte então os nossos adversários sempre vão querer se aproveitar de uma brecha ou vacilo do Leão.

  2. Remo mais uma vez, ganhando o jogo desdo início, podendo pressionar pra fazer o segundo, resolveu recuar todo o time, e deu no que deu.

  3. A estratégia do Remo na série C foi sair na frente e depois só se defender pra atrair pressão adversária. Porém quase sempre levou o gol de empate.
    Devido a tantos empates, hoje o Remo foi eliminado da série C!
    O Remo começou tão bem e iludiu sua torcida. Porém iniciou uma decadência no campeonato que foi assistida pela diretoria e técnico e ambos, de braços cruzados, deixaram o barco afundar mais uma vez.
    Nem tudo foi espinho. A diretoria principalmente teve vários acertos. Entretanto poderiam ter contratado reforços de qualidade pro 2° turno. Demoraram muito pra se decidir e não estavam atentos ao mercado, principalmente à série D.
    A mucura tava muito mal e seus responsáveis trataram de arriscar. Jogaram hoje com um time que não estava no primeiro RexPa. Tinha peças novas e de mior qualidade do que os que ja estavam no time deles.
    Já o Remo trouxe um monte de jogador que acrescentaram apenas despesas na folha salarial. Aquele Marcão foi a pior de todas as apostas.
    Só resta juntar os cacos e manter a base desse time para o ano que vem. Não adianta achar que tudo pode começar do zero. Se faltou coragem ou competência em algum quesito, diretoria, essa é a hora de recomeçar e corrigir os erros.
    Tem aí a copa Verde. Se fizer uma campanha pior do que a série C lá aí tem que radicalizar.

    Verifiquem os jogadores que vocês acertaram e mantenham-os no Remo em 2020.

    Vinicius
    Thiago
    Vançan
    Ronael
    Jansem
    Marcão
    Yuri
    Zotti
    Garré
    Carlos Alberto
    Wesley
    Gustavo Ramos
    Neto Baiano
    ER
    Esses jogadores podem ser a base em 2020. Com reforços pontuais, acho que daria pra fazer bem melhor.

    • Com esse treinador não tinha como se classificar. Já falei isso aqui antes, O Paysandu viu que o barco ai afundar teve atitude pra mandar o tecnico embora. O Remo não ganhava de ninguém no segundo turno e ficava na mesmice de prestigiar esse treinador. Ele não sabe escalar o time e pior ainda quando faz mexida durante o jogo. Era pra ter indo embora após o empate com luverdense. Agora Nesse time tem bons jogadores, só falta técnico e contratações pontuais.

  4. Nossa torcida tem que Se impor nessa situação. O time tem que respeitar nosso amor ao clube, nosso dinheiro, nossa paciência e tudo mais que poderia escrever aqui. Nossa torcida é diferenciada. Quanto ao restante da temporada, foda_se, copa verde não tem prestígio, e nossa torcida deveria tomar atitude #PÚBLICO ZERO, RESPEITE O FENOMENO!!

  5. Junior Magalhães O único Time do Norte que chegou a semi-final da Copa do Brasil foi o Leão quando eliminou o Vasco nas oitavas de Final e depois eliminou o Vitória nas quartas e na semi-final perdeu para o Criciúma isto foi em 1991, o Criciúma comandado por Felipão derrotou o Grêmio e foi campeão da Copa do Brasil em 1991. A melhor colocação do Paysandú foi até as quartas de final em 2015 quando foi eliminado pelo Fluminense. O Filho da Glória e do Triunfo está no Hall da Fama como o único Time do Norte que chegou a disputar uma semi-final da Copa do Brasil. A Copa Verde é de grande importância porque o Campeão Já entra nas oitava de Final da Copa do Brasil, Caso o Leão seja campeão da Copa Verde ele terá condições de Preparar um Time mais competitivo e poderá chegar a disputar a Final da Copa do Brasil em 2020, como falei acima o Leão é realmente o Maior do Norte no quesito Copa do Brasil, porém ele precisa disputar uma Final para suplantar o maior feito de um Clube do Norte nesta competição que é do Próprio Filho da Glória e do Triunfo alcançado em 1991.

Comments are closed.