Dewson Freitas (Fifa-PA)
Dewson Freitas (Fifa-PA)

Os presidentes de Remo e Paysandu solicitaram à Federação Paraense de Futebol (FPF) que a arbitragem do primeiro clássico Re-Pa da temporada, marcado para o dia 17/02, seja local. O pedido inclui tanto o árbitro como os dois assistentes.

Fábio Bentes e Ricardo Gluck Paul entraram em consenso sobre o assunto, de acordo com o vice-presidente da FPF e presidente da Comissão de Arbitragem do órgão, Maurício Bororó.

“Os presidentes de Clube do Remo e Paysandu me confirmaram pessoalmente que gostariam de ter arbitragem toda paraense para o Re-Pa. Ficamos felizes com essa atitude madura dos dirigentes, que reconhecem o trabalho sério que a FPF está fazendo, capacitando a nossa arbitragem”, falou Bororó.

A última vez que um árbitro paraense comandou uma disputa entre Remo e Paysandu no Parazão aconteceu em março de 2017, mas o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva, que já tinha o escudo Fifa, foi bastante criticado pelos dois times.

Os remistas reclamaram em razão da não marcação de dois pênaltis que teriam acontecido no confronto, além dos 3 minutos de acréscimo no segundo tempo, pois queriam mais tempo. Pelo lado bicolor, a insatisfação foi pela expulsão do volante Ricardo Capanema, que teria sido injusta, e pelo fato de que o apitador não teria usado o mesmo critério com o volante Tsunami.

Na edição 2018, a arbitragem foi “importada” em todos os 4 clássicos: Marcelo de Lima Henrique (RJ), Rodolpho Tosky Marques (PR), Raphael Claus (SP) e Anderson Daronco (RS) estiveram no comando das partidas. No início daquela temporada, o Sindicato de Árbitros do Pará (Sindarp) ameaçou não apitar os embates envolvendo Remo e Paysandu em razão da preferência das equipes pelos profissionais de fora.

No sorteio de definição para o árbitro do primeiro Re-Pa de 2019, o escolhido deverá sair de 3 nomes: Dewson Freitas, Gustavo Ramos Melo e Joelson Nazareno Cardoso. Todos já apitaram pelo menos um clássico entre azulinos e bicolores.

Globo Esporte.com, 29/01/2019