Luciano Silva
Luciano Silva

O técnico azulino Rafael Jaques passou os últimos 7 dias no Rio de Janeiro, aprimorando seus conhecimentos em um curso para treinadores da CBF, na Granja Comary. Durante esse período, a preparação do time esteve sob o comando do auxiliar Luciano Silva, respaldado pelas orientações do treinador do Leão, que reassume o time nesta sexta-feira (20/12).

Luciano Silva afirmou que passará notícias positivas ao seu superior. O auxiliar contou que o aproveitamento dos jogadores nos treinos está dentro das expectativas.

“Foi extremamente proveitoso o trabalho, principalmente pelo envolvimento dos atletas, que estão totalmente imbuídos do que a gente quer. Trabalhamos várias valências, muitos trabalhos físicos e técnicos sob o comando de toda comissão, não só eu, mas como o Martinho (Inácio, preparador físico), o (coordenador técnico João Nasser) Neto, o Juninho (Macaé, preparador de goleiros) e com o Caíque (Silva, analista de desempenho) dando suporte também”, disse.

“É uma comissão integrada e é importante que seja assim, para que o trabalho seja desenvolvido”, ressaltou.

“Ao Jaques, vamos passar esse envolvimento, que é a parte principal. O crescimento físico, principalmente, que já está tendo uma resposta satisfatória e o saldo está sendo extremamente positivo”, completou.

A abordagem de trabalho da atual comissão técnica é de implementar uma cultura de futebol de alta intensidade e marcação forte já no campo de defesa do adversário. Isso tem sido bastante trabalhado ao longo das últimas semanas, mesmo na ausência do técnico.

“Essa é uma ideia principalmente do Jaques e a gente compra, porque pensamos da mesma forma com relação a intensidade, pressão alta. Assim ele introduziu o trabalho no São José (RS) e inicialmente vai se trabalhar assim no Remo”, explicou.

À respeito de formação tática e esquema de jogo, Luciano Silva adiantou que isso dependerá dos jogadores à disposição, mas sempre haverá intensidade como meta.

“A gente busca sempre as características e os perfis dos jogadores para se fazer essa adequação e também não se fica em um processo engessado. Depende das possibilidades, mas a gente busca isso nos treinamentos, para já estar condicionado na hora do jogo, para ‘jogar’ no treino”, complementou.

Por fim, o auxiliar-técnico do Leão falou sobre como funcionará o trabalho da comissão junto à base e aos jovens recentemente integrados ao time profissional.

“Sem dúvida, temos jogadores com bons valores, ótimas referências. Nos treinamentos estão dando uma boa impressão. Em qualquer situação, a palavra equilíbrio é muito importante e essa mescla de jogadores mais jovens, com vitalidade, que já conhecem o processo e até mesmo as particularidades da região, do campo, das chuvas. Em todo esse processo é importante essa mescla e vamos ficar de olho em relação a isso”, detalhou.

Luciano Silva tem 42 anos e nasceu em Porto Alegre (RS), mas há 8 anos fixou residência em Campina Grande (PB). Como jogador, começou no Grêmio (RS), rodou pelo interior do Rio Grande do Sul e depois foi ao Nordeste, onde encerrou a carreira em 2009, no CRB (AL).

Desde então, se dedicou à carreira de técnico e auxiliar, com trabalhos na mesma região dos futuros adversários do Remo no Grupo A da Série C, um conhecimento que pode ser importante ao Leão na temporada.

“De forma resumida, conheço o Jaques há mais de 30 anos. Trabalhamos na base do Grêmio (RS) juntos e desde este momento a gente sempre manteve contato. Como atleta, tive passagens por clubes do Sul, alguns do interior, como Glória de Vacaria (RS) e o 15 de Campo Bom (RS). Minha segunda metade da carreira foi nos clubes do Nordeste, onde trabalhei em 7 equipes, os últimos foram CSA (AL) e CRB (AL), onde parei em 2009”, lembrou.

“Como treinador, iniciei auxiliando o Argel Fucks, no próprio São José (RS). Fui auxiliar no Treze (PB), com o Marcelo Villar, auxiliar do Vica, depois Lourival Santos, Sérgio Cosme. Cheguei a assumir como técnico do Treze (PB), tive passagens por Galícia (BA), Corinthians (AL), Desportiva Guarabira (PB), Serrano (PE) e clubes da região. Como já tenho bastante contato com o Jaques há algum tempo, surgiu essa oportunidade de unirmos as nossas ideias na prática dentro do Remo”, finalizou.

Globo Esporte.com, 19/12/2019

2 COMENTÁRIOS

  1. to acreditando na subida esse ano tudo vai da certo é só ter pensanento positivo e ajudar o clube nas financas ok

Comments are closed.