Remo 3x0 Juazeirense-BA (Rodriguinho e Fernandes)
Remo 3x0 Juazeirense-BA (Rodriguinho e Fernandes)

O atual formato da Série C, com 2 grupos regionalizados com 10 clubes cada, que se enfrentam em turno e returno para que os 4 melhores seguirem às fases eliminatórias, está ativo desde 2012 e tem o Remo como participante desde 2016.

Diante do atual momento azulino, que vive a “lanterna” da competição após 12 rodadas, foi feita uma comparação com outras campanhas do clube nesta mesma quantidade de jogos realizados e a conclusão foi óbvia: o Remo vive sua pior fase na Série C.

Em 2016, o time vinha cheio de esperanças por ter acabado de sair do martírio da Série D e chegou à 12ª rodada da Série C na parte de cima da tabela de classificação. Aliás, bem lá em cima! O Leão era o vice-líder, com 5 vitórias, 5 empates e somente 2 derrotas. O Fortaleza (CE), atualmente na Série B, era o líder naquela oportunidade, com apenas 2 pontos a mais. Ao final da fase classificatória, porém, o time ficou fora do G4 na última rodada e não chegou ao mata-mata do acesso.

Em 2017, o Remo encontrou mais dificuldades, mas até a 12ª rodada, sustentou-se dentro do G4. A campanha foi de 4 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, na 4ª colocação. O desfecho também foi pior que o ano anterior, haja vista que o clube amargou a 7ª posição, a 3 pontos do G4 e a somente 2 da zona de rebaixamento.

Na atual temporada, a realidade é ainda mais amarga, com a “lanterna” do grupo A e uma campanha digna desta colocação. Foram 3 vitórias, 2 empates e 7 derrotas.

Para mudar o panorama e voltar a lutar pelo acesso, o Remo aposta na liderança “suave” do técnico interino, João Neto, o Netão, que assumiu a equipe após a demissão de Artur Oliveira e foi exaltado pela vitória por 3 a 0 sobre a Juazeirense (BA), na última rodada, no Mangueirão, em Belém.

“Acredito que a liderança não é através do grito. Consigo conquistar pelo conhecimento. Os jogadores ouvem o que peço e sabem que faz sentido. Eles sabem que não estou pedindo nada além da lógica. Um líder não precisa gritar, mas mostrar conhecimento. Estamos no processo de envolvimento de todos para que tenhamos a ajuda mútua. Só assim que conseguiremos tirar o Remo dessa situação”, receitou Netão, em entrevista coletiva logo após o triunfo sobre o time baiano.

Portal ORM, 02/07/2018