Muita gente acredita – incluindo um ex-treinador do Flamengo (RJ) – que sistemas 4-4-2, 3-5-2, 4-2-3-1, 4-1-4-1, são grandes bobagens, porque quando a bola rola os jogadores se misturam e a estrutura do sistema desaparece. É uma ignorância!
Os sistemas definem para que posição cada jogador deve voltar quando a bola está com o adversário. É o que chamamos de recomposição. O plano tático indica como deve ser a movimentação com a bola, para furar o sistema do adversário.
No Remo, João Neto elevou a competitividade organizando as funções nas linhas de marcação e na tática ofensiva, também com grande comprometimento dos atletas.
Não há sistema bom sem atletas engajados e não há engajamento sem liderança e qualidade de treinamentos, no que o comandante é avaliado diariamente pelos comandados. É assim em qualquer clube, em qualquer lugar.
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 05/08/2018
o melhor sistema ate hoje foi o carrosel holandes , que foi derrotado pela alemanha porque menosprezou o adversario e quase perde para o Brasil na semi final pois se jairzinho faz o gol no primeiro tempo mu
daria a hisotoria do jogo
Comments are closed.