Remo 2x1 Botafogo-PB (Eduardo Ramos e Jaquinha)
Remo 2x1 Botafogo-PB (Eduardo Ramos e Jaquinha)

No final de julho, o fisiologista Erick Cavalcante disse que o trabalho de intensidade nos treinos do Remo, implementados por Léo Goiano, fariam o time ser plenamente competitivo nas últimas 5 rodadas desta fase da Série C. Portanto, a partir do jogo contra o CSA (AL), mas o Leão foi pálido em Maceió (AL), negando a projeção da comissão técnica.

Contra o Botafogo (PB), porém, o Leão Azul mostrou avanços em todos os aspectos. Foi intenso do início ao fim do jogo, sem decair no rendimento físico e com alguma organização tática, de tal forma que a única chance real do time paraibano foi a do gol, por uma desatenção dos azulinos.

Livre da hipótese de rebaixamento, o Remo está em disputa com Fortaleza (CE) e Salgueiro (PE) por 2 vagas nas 3 últimas rodadas da fase. O Leão Azul está movido pelo bolso dos atletas, que resolveram se superar em esforço para ter o suporte financeiro da torcida, como única forma de receber salários.

Pelos bons sinais de ajuste tático mostrados diante do Botafogo (PB), o time remista seguirá crescendo no campeonato se mantiver esse espírito de superação e aprimoramento. Sábado, diante do Moto Club (MA), em São Luís (MA), o Leão vai dizer até que ponto essa evolução é para valer.

[one_half last=”no”][colored_box color=”yellow”]Foram dramáticos 17 dos 20 jogos que o Remo disputou em Belém este ano. As exceções foram as goleadas sobre Cametá e Atlético (AC), além da vitória sem sustos sobre o Pinheirense. Contra o Botafogo (PB) teve sofrimento, mas nada comparável a dramas como as viradas sobre Paragominas, Independente e Moto Club (MA).

Nos 20 jogos oficiais da temporada no Mangueirão, o Leão teve 12 vitórias, 6 empates, 2 derrotas. um aproveitamento de 70%, mas fazendo a torcida sofrer não só pelo sufoco de cada jogo, mas também pelas eliminações. Agora o time azulino tem a perspectiva da disputa do acesso à Série B, que arrumaria as finanças e o moral do clube.[/colored_box]

Da renda de R$ 344.700,00 no domingo (20/08), o Remo lucrou R$ 223.500,00. O Leão lidera o ranking de público da Série C, com 9.773 pagantes por jogo. No ranking geral, das 4 Séries, o Remo é 18º entre 128 clubes.[/one_half][one_half last=”yes”][colored_box color=”yellow”]Jaquinha, Ilaílson e João Paulo, suspensos, estão fora do jogo contra o Moto Club (MA), sábado (26/08), em São Luís (MA). França deve entrar como volante. Gerson e Tsunami são opções para a lateral-esquerda, com Jayme e Léo Rosa para a direita. No meio da zaga, Martony se credenciou para virar titular, na concorrência com Bruno Costa, que volta de suspensão.[/colored_box]

Contra o Botafogo (PB), Eduardo Ramos teve presença de área. Finalizou 6 vezes de dentro da área e fez 2 gols, explorando espaços deixados por Luiz Eduardo, que recuou frequentemente na marcação. O próprio Eduardo Ramos disse que “aquilo não foi treinado, foi do jogo”. Portanto, algo espontâneo que deu certo.

[colored_box color=”yellow”]Artilharia do Remo na Série C é bem distribuída. Eduardo Ramos, Flamel, Edgar, Gabriel Lima, Luiz Eduardo e Nino Guerreiro têm 2 gols, cada. Os outros 4 gols azulinos foram de Pimentinha, Jayme, Mikael e Igor João.[/colored_box][/one_half]

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 22/08/2017