Alex Moraes
Alex Moraes

Há 14 dias, o plantel do Clube do Remo vem treinando ininterruptamente, revezando atividades em academia e dentro de campo. O cronograma da equipe busca, através dos exercícios, maximizar o entrosamento e a coletividade dos atletas, bem como o condicionamento fisiológico. De acordo com o preparador físico da equipe, Altamir Júnior, a programação que foi montada, principalmente para esse curto período de tempo, é para buscar atender as necessidades fisiológicas dos jogadores, principalmente nas condições variáveis do Estado, como o clima e campo.

“A gente monta a periodização dos treinamentos não só para a estreia do time, mas para todo o primeiro semestre. É preciso ter base bem estruturada para que eles possam suportar carga de jogo e de treinamento, ainda mais com campos pesados”, explicou.

Ainda de acordo com Altamir, a metodologia ajudará os profissionais a evitar lesões e desgastes desnecessários.

“Com a aplicabilidade dos treinamentos, você blinda a musculatura e articulações e se organiza de forma geral, preparando os jogadores para qualquer tipo de atividade. Evidentemente, ocorrem contratempos, mas dessa forma o percentual diminui bastante. Esse grupo, que foi escolhido a dedo, nos ajuda ainda mais”, completou o preparador físico.

A partir desta quinta-feira (21/12), o plantel e comissão técnica do Clube do Remo serão liberados para aproveitarem as festividades de Natal ao lado de seus familiares. A reapresentação do grupo está programada para a próxima quarta-feira (27/12), em Belém.

Antes da folga, o cronograma azulino segue recheado de atividades. Nesta quarta-feira (19/12), a equipe realizou treinos em dois períodos no Centro Esportivo da Juventude (Ceju). O primeiro foi de explosão física, o segundo mais técnico. No penúltimo dia de treinamentos, as atividades com bola acontecem apenas pelo período da tarde. Na quinta-feira (21/12), o time realizará o seu segundo jogo-treino antes de partir para os amistosos. O adversário deverá ser a Desportiva, no Centro de Treinamento do clube, em Marituba. Depois, sim, a folga.

De acordo com o treinador Ney da Matta, esses preparativos são muito importantes para observação geral dos seus atletas.

“Já temos um esboço de time, mas ainda precisamos de mais volume. Nossa preparação está sendo montada em cima disso. Esses testes são as nossas avaliações de grupo, que irão nos ajudar”, explicou o comandante.

Diário do Pará, 20/12/2017