Aproveitamento dos clubes da Série C no 1º turno da competição
Aproveitamento dos clubes da Série C no 1º turno da competição

O primeiro turno da Série C do Campeonato Brasileiro terminou no último final de semana e a primeira metade da fase de grupos mostrou qual tem sido sua característica mais marcante: o equilíbrio. Tanto na chave A quanto na B, apenas 5 pontos separam o líder do 7º colocado.

No grupo A, o Fortaleza (CE) lidera com 17 pontos, seguido por Botafogo (PB) e ASA (AL), ambos com 15, ABC (RN) com 14, Remo e Salgueiro (PE) com 13, enquanto o América (RN) fecha o grupo dos aspirantes à classificação, com 12 pontos. River (PI), Confiança (SE) e Cuiabá (MT), com 8, 7 e 6 pontos, respectivamente, lutam para se salvar da zona da degola. Na chave B, o Guarani (SP) conta com 18 pontos, seguido pelo surpreendente Tombense (MG) com 16, Botafogo (SP) e Mogi Mirim (SP), ambos com 15.

As marcas alcançadas por algumas equipes explicam os rumos que esses times vêm tomando na competição. O líder do grupo B, Guarani (SP), mostrou sua força em casa, vencendo todas as 4 partidas que disputou em seus domínios. Além disso, também conta com a melhor defesa do campeonato, com apenas 4 gols sofridos. Já o Botafogo (SP), 3º colocado na chave, tem o melhor ataque do torneio, com 18 gols em 9 jogos.

No entanto, os números negativos também refletem na tabela. O Guaratinguetá (SP), pior campanha do torneio, com apenas 14,8% de aproveitamento, tem a pior defesa, com impressionantes 29 tentos sofridos em 9 partidas – foi a equipe que mais sofreu goleadas nesta edição da Série C. Os recordistas de cartões vermelhos, com 3 expulsões, são River (PI), 8º colocado, a apenas 1 ponto da zona de rebaixamento do grupo A, e Macaé (RJ), 9º no B.

Após esta primeira metade da fase de grupos, o campeonato começa a tomar forma e as equipes se moldam em 2 grupos: as que lutam pela vaga na próxima fase e as que brigam para não cair. No pelotão de baixo dos grupos A e B, River (PI), Confiança (SE) e Cuiabá (MT), além de Portuguesa (SP), Macaé (RJ) e Guaratinguetá (SP), respectivamente, disputam a última vaga da permanência na Série C de cada grupo. Na parte de cima da tabela, os 7 primeiros colocados de cada chave sonham com as quartas-de-final, o mata-mata do acesso.

[colored_box color=”yellow”]Clara Albuquerque

O Fortaleza (CE), que já está acostumado a ser favorito na Série C, é o grande candidato à classificação do grupo A. O Leão cearense tem uma estabilidade maior na fase de grupos e está à frente dos outros na chave. O Botafogo (PB) também vem forte, inclusive brigando pela liderança do grupo. Pela presença da torcida, pela força que tem, o Remo também figura entre os favoritos, mesmo não tendo começado tão bem, mas deve se classificar. Por fim, o ABC (RN), que também teve uma fase de instabilidade, mas se recuperou.

O Guarani (SP) conta com a melhor defesa da competição e é o maior favorito do grupo B, com o Botafogo (SP) bem perto. O Juventude (RS), apesar de ter decepcionado neste início de Série C, mostrou que tem capacidade de reação, que é muito importante nesta fase de muitos jogos. Para finalizar, o Tombense (MG), que no início do campeonato era candidato para não cair, mostrou que tem condições de brigar lá em cima.[/colored_box]

Fernando Campos

No grupo A, os favoritos são, principalmente, Fortaleza (CE) e ABC (RN). No time cearense, o técnico Marquinhos Santos tem um estilo dinâmico e nomes interessantes, como Pio, Daniel Sobralense, Anselmo e, principalmente, Everton. O ABC (RN) oscila um pouco mais, mas vem passando por um trabalho de reconstrução dentro da realidade financeira. O Remo vem bastante irregular no campeonato, mas deve avançar. A atmosfera e força da torcida podem ajudar na reta final. Com uma equipe muito equilibrada taticamente e que joga bem dentro de casa, coloco também o Salgueiro (PE) como favorito pelo trabalho que vem fazendo nas competições que disputou neste ano.

No grupo B, o Guarani (SP) tem o melhor aproveitamento da competição, mostrando que Marcelo Chamusca é um bom treinador. A equipe tem um bom coletivo e vem se mostrando muito forte em casa, provando que é favorita até mesmo na disputa do título. O trabalho do Tombense (MG) deve ser destacado, pois conta com a 3ª melhor campanha da competição e também deve avançar. O tradicional Juventude (RS) e o Botafogo (SP), que tem o melhor ataque da competição, devem fechar as vagas para a próxima fase.

Esporte Interativo, 21/07/2016