Fenômeno Azul
Fenômeno Azul

Pelo novo calendário da CBF, a Série C vai terminar no dia 22/10. Para os 12 clubes eliminados na primeira fase, já terminará em setembro. Isso significa 4 meses sem jogos oficiais e uma tragédia financeira para quem não chegar à decisão do acesso, além da desvantagem ao competir no mercado por contratações com contratos mais curtos, enquanto os clubes das Séries A e B, com temporada cheia, podem oferecer contratos mais duradouros.

Essa conjuntura torna ainda mais recomendável ao Leão Azul apostar em uma base regional para o começo de temporada, para ter um time dentro da capacidade financeira e fôlego para contratações pontuais na disputa do acesso à Série B. Só assim o clube poderá elevar o orçamento, com os R$ 5 milhões de cotas de TV que não existem na Série C.

O Remo precisa ter a leitura correta da atual conjuntura e cumprir um plano estratégico focado no acesso à Série B. Isso começa, necessariamente, por um choque de realidade neste fim de ano, sem delírios, com absoluta responsabilidade, seja quem for o novo presidente.

[colored_box color=”yellow”]Remo, Paysandu e Águia na Copa Verde

Além do Paysandu, como campeão estadual, o Remo e o Águia entram pelo ranking da CBF na Copa Verde, sendo que o time marabaense deve disputar a fase preliminar.

Com início previsto para 29/01, a Copa Verde terá tabela divulgada até o final de dezembro. Afinal, o Estatuto do Torcedor impõe essa divulgação em um prazo mínimo de 60 dias de antecedência.

Eis os 18 times que vão representar 11 Estados e o Distrito Federal na 4ª Copa Verde: Atlético (AC), Santos (AP), Fast (AM), Nacional (AM), Luziânia (DF), Ceilândia (DF), Rio Branco (ES), Anápolis (GO) ou Crac (GO), Vila Nova (GO), Luverdense (MT), Cuiabá (MT), Sete de Dourados (MS), 1 representante de Rondônia, São Raimundo (RR), Tocantins de Miracema (TO) e os 3 representantes do Pará.

Uma alteração muito significativa está no intervalo de 3 semanas entre as datas da decisão: 26/04 e 17/05. É que antes do final da Copa Verde vão começar as Séries B e C e o finalista que seja de uma dessas Séries do Campeonato Brasileiro vai ter embaraços nas contratações e dispensas, se quiser fazer um “upgrade” no time.

Pelo calendário da CBF, somente no curto período de 12 a 30/04, serão simultâneos o Parazão, a Copa Verde e a Copa do Brasil, esta com maior flexibilidade na tabela. Isso deve aliviar os times regionais da sobrecarga de jogos, tão comum e incômoda no primeiro trimestre.[/colored_box]

Atacante Gabriel Lima – artilheiro com 13 gols – e o volante Alan Marley são os atletas mais elogiados no time do Remo que foi campeão paraense Sub-20. Bem credenciado também está o lateral-esquerdo David, fruto do Sport (PE), que o Leão Azul ganhou de presente. Nesta quarta-feira (23/11), na vitória sobre a Tuna, também foi destaque o zagueiro Luiz Cláudio, ex-Paysandu.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 24/11/2016