Remo 2x0 Fortaleza-CE
Remo 2x0 Fortaleza-CE

Equilíbrio. Nada define melhor o Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C. Faltam apenas 2 rodadas para o fim da 1ª fase da competição e não tem nada definido, já que nenhum time está garantido ainda no mata-mata – ao contrário dos 2 anos anteriores, por exemplo, quando o Fortaleza (CE) se classificou com 2 rodadas de antecedência.

Para se ter uma ideia, dos 10 times que formam o grupo, 8 ainda têm chances matemáticas de conquistar a vaga para o mata-mata do acesso. A diferença entre o Remo, último do G4, e o Salgueiro (PE), o 8º colocado, é de apenas 6 pontos, justamente o que ainda falta ser disputado nesta fase da Série C. O time pernambucano precisa vencer suas 2 partidas e torcer por uma série de outros resultados. É difícil, mas ainda é possível.

Os únicos que não têm mais chances de classificação são os que estão atualmente na zona de rebaixamento. O Confiança (SE), que ainda está na briga para se salvar da degola; e o River (PI), único que já tem o seu futuro decretado – os piauienses vão voltar para a Série D em 2017, após apenas 1 ano na Série C.

No topo da tabela, a situação mais favorável é a do ABC (RN). Líder do grupo com 28 pontos, o time só precisa de uma vitória simples para conquistar a vaga. Se chegar aos 31 pontos, o time potiguar se garante no mata-mata. Até com 2 empates também podem se classificar, já que um dos adversários que vai enfrentar é o ASA (AL), que está em 5º e é o único que poderia ainda alcançá-lo na disputa pela vaga no G4, mas teria que vencê-lo no confronto direto, na última rodada, em Natal (RN).

Acostumado a se classificar com 2 rodadas de antecedência nas 2 edições anteriores, o Fortaleza (CE) está na vice-liderança, com 26 pontos, e tem pontuação e situação igual a do Botafogo (PB). Ambos enfrentam adversários diretos pela vaga no G4 nesta penúltima rodada. No caso, Remo e ASA (AL), respectivamente.

Se vencerem, já se classificam nesta rodada, e se enfrentam no último jogo da fase para definir apenas suas posições, incluindo, por exemplo, quem vai decidir o segundo jogo do acesso para a Série B em casa, já que apenas os 2 primeiros colocados do grupo terão esta vantagem no mata-mata. Se empatarem ou perderem, o confronto direto na rodada final pode valer a classificação (ou eliminação) de um ou outro.

Remo e ASA (AL) também estão empatados. Os times têm 24 pontos, mas os paraenses levam vantagem por causa de um melhor saldo de gols e, por isso, estão no G4. Mesmo fora da zona de classificação, os alagoanos, assim como o Leão Azul, dependem apenas de si. Os clubes enfrentam concorrentes diretos pela vaga e podem trocar de lugar com eles nesta rodada.

Curiosamente, o Remo, mesmo no limite no G4, precisa vencer ao menos um jogo e torcer por Botafogo (RN) e ABC (RN), que estão a frente dele. Isto acontece porque paraibanos e potiguares jogam contra o ASA (AL), principal ameaça dos paraenses na briga pelo mata-mata.

Em 6º lugar na tabela está vem o embalado Cuiabá (MT), que não perde há 6 jogos. O time do Mato Grosso está a 4 pontos da zona de classificação e precisa vencer os seus 2 jogos para sonhar com a vaga. Além de vencer, tem que torcer contra Remo e ASA (AL). Uma vitória e um empate também classificam os cuiabanos, desde que seus concorrentes percam as duas partidas que faltam.

Ainda com chances, mas numa situação mais complicada, estão América (RN) e Salgueiro (PE). Os dois precisam de um verdadeiro milagre do futebol. Ambos têm que vencer os confrontos que faltam e torcer para que todos os times que têm até 24 pontos percam. Para completar, ainda precisam fazer contas para superar o saldo de gols de Remo e ASA (AL). Os dois clubes ainda lutam contra o rebaixamento.

O River (PI) já não tem mais chances de escapar, mas o Confiança (SE) sim, principalmente porque a tabela reservou muita emoção para o final. O time sergipano enfrenta exatamente América (RN) e Salgueiro (PE). Ou seja, o que falta de definição na parte de cima e de baixo da tabela, sobra em emoção nesta reta final da primeira fase da Série C do Brasileirão.

Globo Esporte.com, 10/09/2016