Marcelo Veiga
Marcelo Veiga

O Remo tem uma missão especial na Copa do Brasil de 2016, enfrentando de cara um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, o Vasco (RJ). O jogo, no Mangueirão, começa às 21h45. Nos últimos anos, o Remo vem estreando na Copa do Brasil, segundo maior competição regida pela CBF, contra times do primeiro escalão do ranking nacional. Em 2015, diante do Atlético (PR), depois de dois empates por 1 a 1, em Belém e Curitiba (PR), o Leão foi eliminado nas penalidades.

O jogo contra o Vasco (RJ) pode ser um divisor de águas para acalmar os ímpetos dos torcedores azulinos, após a eliminação do Campeonato Paraense. Uma boa vitória sobre o adversário carioca renova as energias azulinas, que vão à campo com sua equipe principal. O técnico Marcelo Veiga poupou todos os titulares na partida com o São Raimundo, pela última rodada do Parazão, para ter os titulares em boas condições técnicas e, sobretudo, no aspecto físico, pois está comprovado que o time azulino não tem fôlego para 2 jogos seguidos.

Enquanto o Remo vive momentos tensos, os cariocas vêm tranquilos, com uma série invicta no Cariocão sob a tutela do técnico Jorginho. São 14 jogos sem derrota, além da classificação para a semifinal da Taça Guanabara, contra o Fluminense (RJ), jogo marcado para Manaus (AM), na Arena da Amazônia. É sabido que o time cruzmaltino foi vaiado na magra vitória de 1 a 0 sobre o Madureira (RJ), mas cada jogo tem uma história diferente e os vascaínos querem garantir a classificação antecipada, vencendo o Remo por 2 gols de diferença, o que eliminaria o jogo de volta.

A “orquestra” vascaína tem como “maestro” o meia Nenê, de toque de bola refinado e gols marcantes. Ainda se destacam o goleiro uruguaio Martín Silva e o atacante peruano Riascos. O paraense Yago Pikachu, ex-Paysandu, é reserva de Madson, na lateral-direita, mas tem entrado sempre como opção no meio-campo.

O Remo tem 25 participações na Copa do Brasil. As estatísticas da participação azulina na competição apontam 88 jogos, com 33 vitórias, 26 empates e 29 derrotas. O Leão marcou 122 gols e sofreu 126, tendo um saldo negativo de 4 gols.

Amazônia, 13/04/2016