Remo 2x0 Confiança-SE (Edno e Levy)
Remo 2x0 Confiança-SE (Edno e Levy)

O Pará fez o artilheiro do Campeonato Brasileiro em 6 edições: Rubilota (Remo) com 4 gols na Série B de 1971; Dadinho (Remo) com 6 gols na Série B de 1984; Paulo César (Tuna) com 6 gols na Série B de 1985; Cacaio (Paysandu) com 14 gols na Série B de 1991; Michel (São Raimundo) com 10 gols na Série D de 2009; Bruno Rangel (Paysandu) com 8 gols na Série C de 2010.

Edno está se candidatando a mais uma artilharia, na Série C, com 6 gols, apenas 2 a menos que Daniel (Tombense-MG) e Jones Carioca (ABC-RN). Se Edno avançar e conseguir a artilharia, o fará 32 anos depois da conquista de Dadinho para o Leão Azul.

Edno teria 7 gols neste campeonato, não fosse um erro de arbitragem no jogo Remo 1×1 ABC (RN), quando o gol marcado por ele foi registrado em súmula para Eduardo Ramos. Além de goleador, Edno tem sido garçom no ataque azulino, com assistências decisivas.

O Remo já teve um vice-artilheiro nacional: Valdomiro, na Série B de 2003, com 18 gols, 1 a menos que Wagner Love do Palmeiras (SP). O Paysandu fez dois vice-artilheiros: Vandick, na Série B de 2001, com 14 gols, 7 a menos que Sérgio Alves do Ceará (CE); e Robson, na Série A de 2005, com 21 gols, 1 a menos que Romário do Vasco (RJ).

Na Série B de 2007, o remista Fábio Oliveira produziu a maior artilharia do Pará em Campeonatos Brasileiros. Fez 22 gols, mas ficou na 3ª posição do campeonato, superado em 1 gol por Val Baiano, do Gama (DF), e em 3 por Alessandro, do Ipatinga (MG).

[one_half last=”no”]Douglas Borges subiu de patamar no Remo. A segurança que mostrou diante do Confiança (SE) nas poucas vezes em que foi exigido valeu um crédito importante para o goleiro paulista, de 26 anos, que saiu em débito dos 2 únicos jogos feitos pelo time remista, no Parazão, contra Paragominas e São Raimundo. Douglas Borges foi formado na base do Cruzeiro (MG), jogou em times do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.[/one_half][one_half last=”yes”][colored_box color=”yellow”]Eduardo Ramos e Fernandinho juntam-se a Max, Levy, Michel Schmöller, Ciro e Allan Dias no bloco dos pendurados com 2 cartões amarelos no Remo. Fernando Henrique e Hériclis cumpriram suspensão e estão zerados.[/colored_box][/one_half]

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 25/08/2016