Copa Verde
Copa Verde

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou, na manhã desta sexta-feira (14/10), os critérios de classificação para a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana de 2017. O Brasil será o país com mais vagas na principal competição (7), seguido pela Argentina (6). Quanto à Sul-Americana, a novidade é a retirada das vagas dadas aos campeões da Copa Verde (Paysandu) e Copa do Nordeste (Santa Cruz-PE).

Para a Sul-Americana, segundo o anúncio oficial da Conmebol, estão classificados somente os 6 melhores colocados na Série A do ano anterior que não participem da Taça Libertadores. Segundo a entidade, os critérios foram adotados como transição para 2017 e para ajuste dos novos formatos dos torneios continentais.

A grande mudança na Libertadores com o aumento do número de clubes (de 38 para 44) é que apenas 4 brasileiros estarão garantidos na fase de grupos: o ganhador, o vice e o 3º colocado do Brasileirão, além do campeão da Copa do Brasil.

Do 4º ao 6º colocados da Série A vão para a fase prévia. Além disso, os 6 clubes seguintes na classificação final do Brasileirão (7º ao 12º) vão disputar a Sul-Americana de 2017.

Caso um clube se classifique por 2 critérios, o primeiro deles será o válido. Exemplo: se um time for campeão da Copa do Brasil ou da Sul-Americana e também um dos classificados via Brasileirão, vale a vaga pelo torneio continental, e uma outra se abre no campeonato nacional.

“Dentro do plano de implementação, 2017 será um ano de ajuste no qual se aplicarão os seguintes critérios de classificação transitório que equilibram a necessidade de migrar para o novo formato a partir de 2017 e os calendários e formatos de competição que atualmente estão em curso de cada país”, explicou a Conmebol.

A exclusão dos campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste da Sul-Americana 2017 praticamente representa o fim das competições regionais, cujo maior atrativo era classificar para o torneio continental. A CBF, até o momento, não se pronunciou sobre a decisão da entidade.

Blog do Gerson Nogueira, 14/10/2016