PSC 1x1 Remo (Ciro e Henrique)
PSC 1x1 Remo (Ciro e Henrique)

O Pará pode ter novamente 3 clubes na Copa Verde, em 2017. Como campeões estaduais, Paysandu e Luverdense (MT) saíram da fila dos clubes participantes pelo ranking da CBF. Seria o caso também do Goiás (GO), que rejeita a competição desde 2014, assim como o Atlético (GO).

Se o Atlético (GO) mantiver a rejeição em 2017, o Águia de Marabá estará garantido, junto com Vila Nova (GO) e Cuiabá (MT), restando uma última vaga.

O Remo deverá superar no ranking os 4 clubes que estão atualmente à sua frente (CRAC-GO, Nacional-AM, Rio Branco-AC e Brasiliense-DF), já que a diferença de pontos é pequena e esses clubes estão na Série D ou sem calendário, como é o caso do CRAC (GO). Além disso, Rio Branco (AC) e Nacional (AM) ainda podem também sair da fila, se forem campeões estaduais.

Caso o Atlético (GO) resolva entrar pelo ranking, a tendência é que a 4ª vaga pelo ranking se decida entre Águia (1.901 pontos) e Remo (1.247). Esta diferença de 654 pontos ainda vai mudar com a atualização aplicada ao final da temporada. Seriam descartados pontos do Águia na Série C de 2011 e multiplicados por 5 os pontos feitos pelo Remo na Série C de 2016.

Além disso, os pesos das duas competições são díspares. O “lanterna” da Série C faz mais pontos que o campeão da Série D. O Leão, que tem pontuação a somar pela participação na Copa do Brasil deste ano, superaria o Águia indo às finais da Série C e o clube marabaense parando na 2ª fase da Série D.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 10/05/2016