Remo 0x0 América-RN (Eduardo Ramos)
Remo 0x0 América-RN (Eduardo Ramos)

O calendário 2017 da CBF prevê a Série C no período de 07/05 a 15/10. A Série D foi mais encurtada ainda. Será disputada de 04/06 a 17/09. A medida foi tomada para que algumas Federações possam realizar torneios seletivos ou iniciar, ainda em 2017, os estaduais de 2018. Não é o caso do Pará.

O encurtamento da Série C tem vantagens e desvantagens. É vantajoso porque encurta contratos e diminui custos, mas desfavorece como vitrine. A competição fica menos atrativa aos atletas e os clubes terão mais dificuldade nas contratações. Para jogadores, significa desemprego mais cedo ou sub-emprego em times da 2ª divisão nos Estaduais. O Remo, por exemplo, se fizer contratações para toda a temporada, já sabe que deve víncular só até metade de outubro.

[one_third last=”no”]CBF prometeu incluir no calendário 2017 do futebol brasileiro a primeira Copa Verde Sub-20. O calendário saiu e a nova competição não consta. Nem clubes, nem Federações se manifestaram. A região Nordeste já foi contemplada com sua Copa do Nordeste Sub-20, da qual o Vitória (BA) é o atual campeão. Vale observar que ainda não tivemos, este ano, a Copa Norte Sub-20, disputada no mês de agosto em 2013, 2014 e 2015, conquistada 2 vezes pelo Remo e a última pelo Fast (AM). Nas 3 edições, a competição classificou o campeão para a Copa do Brasil Sub-20.[/one_third][one_third last=”no”]A Copa Verde, com as participações de Remo e Paysandu, irá de 15/02 a 19/04. Portanto, terminando 2 semanas antes das Séries C e B, evitando atropelos como o time bicolor teve este ano, com apenas 4 dias de intervalo entre a decisão da Copa Verde e a estreia no Brasileirão.[/one_third][one_third last=”yes”]Em geral, um período eleitoral transmite a ideia de renovação de nomes ou de ideias. Isso, porém, não se aplica ao Remo. Desde a fase de articulação de candidaturas, os fatos e as notícias são deprimentes, sempre com pessoas se sobrepondo ao clube. Desta vez, o que há de alento é a formação de um grupo de jovens empresários e profissionais liberais, prometendo projeto e candidatura em alto nível. Vejamos!

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 12/10/2016