Remo 4x0 Seleção de Bragança (Marcelo Veiga)
Remo 4x0 Seleção de Bragança (Marcelo Veiga)

É quase consensual a avaliação de que o Remo padeceu muito neste primeiro semestre em função da equivocada escolha do técnico para o Campeonato Paraense. Iniciante, com apenas uma experiência em time profissional no currículo (bem-sucedida, por sinal), Leston Júnior representou um atraso monumental no Remo. Não teve todos os reforços que solicitou e, dos jogadores que indicou, poucos vingaram.

Como era previsível, o time não deu liga e acabou ficando pelo caminho no Parazão, em uma de suas piores campanhas no futebol regional. A contratação de Marcelo Veiga na reta final do certame estadual não conseguiu estancar a sangria. O Remo perdeu a chance do tricampeonato e, de quebra, foi eliminado da Copa Verde pelo maior rival.

Veiga, porém, saiu incólume. Não sofreu desgaste. O torcedor assimilou as perdas, entendendo que o novo técnico não tinha responsabilidade pelos resultados finais das duas competições. O rendimento da equipe, bem superior sob seu comando, garantiu sua aprovação perante a torcida.

É nessa condição que agora prepara o Remo para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. Trata-se da última competição da temporada para os azulinos e a única chance de se redimir dos insucessos nos torneios disputados.

Experiente, Veiga tem consciência dessa responsabilidade. Dentro das possibilidades do clube, conseguiu reunir jogadores de bom nível para posições carentes no elenco. O jogo-treino de domingo deixou claro que é possível emergir um novo Remo do grupo de atletas formado pelo treinador.

No Botafogo (SP), seu último clube, Veiga montou um time operário, tecnicamente modesto e taticamente disciplinado. Mais transpiração do que inspiração. Sinaliza para a construção de uma equipe nesses moldes para a Série C. Caso consiga arrumar a linha de zaga e as laterais, terá meio caminho andado para uma campanha exitosa.

Blog do Gerson Nogueira, 18/05/2016